Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • As mil propriedades do extrato de folhas de azeitona: benefícios e preparação

As mil propriedades do extrato de folhas de azeitona: benefícios e preparação

Traduzido por Massimo Montenero
(FONTE: http://ambientebio.it/estratto-di-foglie-di-olivo-benefici-e-preparazione/)

Todo mundo já conhece as maravilhosas propriedades do azeite, obviamente do bom azeite, não aquilo falsificado ou diluído em outros óleos e substâncias para cobrir odor e sabor ruins.

Mas talvez poucas pessoas conhecem um outro componente desta árvore magnífica que pode ser usado em nosso benefício: suas folhas.

Certos números de estudos revelaram, o que de fato já era evidente nas culturas antigas do Egito e da Grécia que chá das folhas de azeitona podem ter propriedades curativas extraordinárias, ajudando a resolver uma ampla gama de problemas. O poder das folhas vem das propriedades pertencentes aos fito químicos da planta, que são úteis para protegê-la de doenças e pragas. Um desses fito químicos importantes presentes na folha de oliveira chamada oleuropeína é o ingrediente ativo mais responsável pelos efeitos benéficos na saúde humana.

Alguns estudos realizados entre 2010 e 2011, mostraram que os ingredientes ativos em folhas de oliveira podem inibir a proliferação de células cancerosas, em casos de câncer de mama em pacientes do sexo feminino, e células de melanoma em experimentos realizados em ratinhos. Em ambas as situações, o fito químico inibiu o desenvolvimento de células cancerosas e, em alguns casos, até mesmo conseguiu destruí-las.

Durante um estudo realizado na Espanha em 2011, descobriu-se que a oleuropeína tem a capacidade de estimular a produção de células de osso (osteoblastos), evitando assim a perda de densidade óssea e a ajudar a combater a osteoporose.

Também a oleuropeína e outros compostos encontrados em folhas de oliveira tem uma característica única que faz com que essas partes da planta sejam particularmente eficazes na luta contra vários micro-organismos, tais como bactérias e vírus. Estas substâncias alteram a capacidade do vírus para criar aminoácidos, impedindo-o assim de se reproduzir e multiplicar. Além disso, atuam apenas contra micro-organismos, o que sugere uma solução orientada para o problema especifico sem ter efeitos colaterais ou atacar outras partes do corpo.

As folhas de oliveira também contêm muitos fenóis, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, substâncias ativas que levam nossas células a envelhecer mais rapidamente.

Uma das utilizações mais comuns do extrato de folha de oliveira é o tratamento de várias infecções no corpo. A atividade antimicrobiana de oleuropeína, de fato, reduz e melhora a inflamação.

Alguns investigadores verificaram que a oleuropeína é capaz de relaxar os vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a pressão sanguínea e prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, o extraco de folha de oliveira ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e controlar os níveis de açúcar no sangue útil para tratar diabete e colesterol daninho.

Fortalece o sistema imunológico acelerando a atividade da vitamina C  e parece também que o extrato de folhas de oliveira é útil na prevenção e combate de várias doenças, como resfriados, gripes e até mesmo herpes.

 

Depois de conhecer alguns dos benefícios do extrato de folha de oliveira, vamos ver agora como prepará-lo em casa.

Você pode usar as folhas frescas ou secas, utilizando uma grande quantidade de folhas de oliveira (100-150 folhas frescas) por litro de água. Se você estiver usando folhas secas, reduzir a quantidade de um terceiro. Limpe cuidadosamente as folhas, deixando-as em água e bicarbonato de sódio por alguns minutos. Em seguida, lave-as bem com abundante água.

Coloque as folhas em água e deixe ferver. Depois de ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Após o cozimento, transferir o extrato (apenas água, sem folhas) em garrafas de vidro e coloque-as em uma geladeira.

Como usar: a maioria das pessoas toma uma colher de chá três vezes ao dia, com as refeições. Se você achar que o sabor do extrato é muito forte pode diluir com um pouco de água.

Em geral, o uso deste recurso não envolve grandes inconvenientes. Pode, no entanto, interferir com alguns medicamentos. Tome cuidado se você sofre de pressão arterial baixa. Como regra geral, nestes casos, é sempre melhor consultar o seu médico antes de usá-los.

 

Leave a comment