Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

Lu Rabelo lança o EP ‘Ebulição’

Está no ar ‘Ebulição’, o primeiro EP da cantadeira Lu Rabelo. Nele estão três canções que Lu gravou há 7 anos, junto com os músicos Antônio de Hollanda (cordas), Cleto Campos (percussão) e Rogê Victor (cordas).

“O EP é uma pequena mostra da ‘Ebulição’ que me moveu entre os anos de 2014 e 2016. As gravações inicialmente tinham sido feitas para que eu tivesse algum material para enviar a editais e tals. A ideia de lançar o EP veio de uma conversa recente com minha amiga Kélita Myra, do Fogo no Paiol , selo responsável pelo lançamento, com distribuição da Nikita Music Digital”, conta a cantadeira.

Lu conta sobre as três canções:

A primeira faixa – ‘Tubaleão’ – é inspirada em dois sonhos (um com um leão, e outro com um tubarão) que tive na semana em que estava lendo o conto La Loba. Escrevi o poema e senti que era também uma canção. Quando tava pegando no sono, ouvi uma voz dizendo: “É um reggae!”. E aí chegou a parte da melodia que toco no kazoo.

‘Congo’, também vem da dimensão onírica. No sonho, eu tava pras bandas orientais do planeta. Tempos de luta. Após morrer asfixiada, me vejo dançando, mascando algo, que alguém chega e me diz que vem do Congo. Danço. Pego meu filho, me viro, mato alguém. Ao chegar em casa, escuto um som de viola.

‘Frutos’ veio como resposta a uma pergunta que meu filho Ravi, ainda criança, me fez: “Mãe, como nasceu o primeiro pé de bananeira?”.

A ilustração do ‘EP Ebulição’ é da artista Lua, filha de Lu, que se inspirou nas ebulições da vida e numa fotografia de Lu Ourique.

“Agradeço a Rogê Victor, que foi quem primeiro me instigou e arranjou toda a primeira leva de canções que compus. Agradeço a meu cumpadi Cleto Campos , que sempre está comigo. E agradeço a minha parêia Antônio de Hollanda pela ciganagem e companheirismo. Feliz, de, após um período de ‘decantação’, lançar este EP neste janeiro de 2023, já com Lula na Presidência do Brasil. Tempo de retomada!”

O EP poder ser ouvido em diversas plataformas, através deste link: https://found.ee/Ebulicao__Lu_Rabelo

SOBRE A ARTISTA
A cantadeira Lu Rabelo é poeta, cordelista, cantora, compositora, arteterapeuta e jornalista. Nascida em Brasília, em 1973, é radicada há muitos anos no Recife, sendo filha de pais sertanejos do Pajeú pernambucano.

Já conhecida como poeta cordelista, desde o início dos anos 2000, Lu, a partir de 2014, iniciou sua carreira como cantora e compositora, apresentando o show autoral ‘Ebulição’ em diversos espaços culturais de Pernambuco, e também em Salvador/BA. Seu repertório é composto de ritmos variados, incluindo blues, reggaes, xotes, sambas, baladas, ciranda, coco, maracatu e ijexá.

Guiadas pela intuição, emoção, espontaneidade e experimentalismo, suas poesias e canções têm como motes a Natureza, as Paixões, a Poesia, o Tempo, o Ser… “Escrever, compor, declamar, cantar me tornam inteira e nua. Acesso minha alma e expresso minha essência”, declara a cantadeira.

Desde 2000 a poesia é uma das principais formas de expressão de Lu, que tem vários cordéis lançados. Seu primeiro cordel, escrito em 2006 e intitulado ‘O Cordel da TV Digital’, tornou-se nacionalmente conhecido por ter sido lido publicamente pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil.

“A rima e a métrica me surpreendem com as possibilidades de dizer o que sinto de um jeito diferente do que diria sem ‘a forma’. E a poesia livre me faz expressar sentimentos e pensamentos num outro ritmo, de mesma intensidade”. Lu integra, junto à artista Anaíra Mahin, a premiada dupla poética ‘As Cumade’.

Neste Janeiro de 2023, Lu Rabelo lançou o seu primeiro EP – ‘Ebulição’ – composto por três canções autorais. O EP encontra-se disponível neste link: https://found.ee/Ebulicao__Lu_Rabelo

Leave a comment