Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Lina Della Rocca realiza apresentações gratuitas no Recife dias 5 e 16 de outubro

Lina Della Rocca realiza apresentações gratuitas no Recife dias 5 e 16 de outubro

lina 3

A atriz italiana Lina Della Rocca realiza uma demonstração técnica no dia 05 de outubro com entrada gratuita e o espetáculo solo “L’ultima notte”, também com entrada gratuita, dia 16 de outubro, às 20h, no Teatro Marco Camarotti.

Em “L´ultima notte” uma mulher sozinha dança com seus fantasmas em uma noite de inverno. Escritora, mãe, esposa, filha, mulher inquieta, poeta, frágil e resolvida. É inspirado na vida e obra de Sylvia Plath, que em 1963, com 31 anos, se suicida, deixando no mundo a marca da sua história, o amor atormentado pelo poeta Ted Hughes e uma obra vasta e cheia de sofrimento, beleza e redenção. O espetáculo tem textos de: la Bibbia, Tagore, poemas y Plath; é encenado por Lina Della Rocca, com texto e direção de Renzo Filippetti.

A atriz ministra, ainda, de 06 a 12 de outubro no Espaço Vila, no bairro de Santo Amaro, no Recife, a oficina “Usando Tintas e Cores do Imaginário: O Mundo Pegando Fogo – Uma Experiência do Fio dos Ventos”, com carga horária de 60 horas e que será destinada a 20 artistas, sejam eles atores, bailarinos, cantores, diretores ou estudantes das artes cênicas.

Através das técnicas de treinamento físico- vocal desenvolvidas por Lina Della Rocca e seus companheiros do Ponte dos Ventos (Dinamarca), a oficina iniciará os atores/bailarinos num trabalho de autoconhecimento do seu corpo, fazendo-os reconhecer princípios básicos que guiam a busca por um fluxo físico e bioenergético de ações e discurso. Esse seminário tem como conclusão a montagem de um cortejo de rua usando como inspiração os quadros de Bajado e as canções de Capiba, por isso o título da oficina!

A base do trabalho da oficina será focada no campo da pré-expressividade do ator/bailarino, o qual vem à tona através do treinamento. Mediante contato com exercícios como a “Dança dos Ventos”, o “Samurai”, a “Gueixa”, o “Verde”, “lançamentos e paradas”, “fora do equilíbrio”, entre outros, os artistas despertarão no corpo diferentes qualidades orgânicas de energia e aprenderão a manipulá-las de diferentes formas e intensidades pelo corpo e pelo espaço. Junto a isso, será desenvolvido também um trabalho vocal voltado para o mapeamento dos ressonadores básicos do corpo e para as variadas formas de se empregar a voz.

Lina Della Rocca iniciou seus caminhos artísticos a partir de um seminário conduzido por Ryszard Cieslak, ator principal do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Fundadora do Ridotto Theatre, que tem 31 anos de trabalho pedagógico no teatro, desde então, Lina participa como atriz e professora de todas as obras e projetos e do mesmo.

Com a mestra Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret), participa do grupo internacional “Ponte dos Ventos”, com encontros anuais em Holstebro (Dinamarca), desde 1989. Além de dois outros encontros latino-americanos do Ponte dos Ventos, na Bahia, e duas edições italianas, na Sicilia, em 1996, e em Bolonha, em 1997.
Como educadora Lina tem trabalhado em festivais internacionais e em projetos no Brasil, Cuba, Argentina, Venezuela, EUA, Equador, Colômbia, Polônia e Itália.

Em 2002, fundou, no Teatro Ridotto, o projeto Il Filo Dei Venti, do qual é a responsável pedagógica. Este último projeto é filho do grupo Ponte dos Ventos, através do qual a atriz transmite suas experiências teatrais de mais de 30 anos de trabalho, realizando treinos regulares e experimentações artísticas. Em 2012, no Brasil, Lina inicia um novo grupo de pesquisa da arte de ator, chamado “Fio dos Ventos” do qual se propõe a ser mestra e realizar atividades anuais de formação e criação.

O Teatro Ridotto se constituiu em 1983, como laboratório permanente de pesquisa da arte do ator. Seus componentes são autodidatas, nenhum frequentou escolas de teatro anteriormente. Desde o princípio, o trabalho de investigação, concentra-se nas possibilidades físicas e vocais do ator, e nas leis que regem a “bios” do seu comportamento no palco.

Foi decisivo para a sua formação teatral o encontro com Eugenio Barba e Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret. De diversas formas e em diversos períodos, os componentes do Ridotto trabalharam com estes mestres. Desde 1989, a atriz do Teatro Ridotto, Lina Della Rocca, é parte do projeto internacional “Ponte dos Ventos”, dirigido por Iben Nagel Rasmussen. As reuniões do grupo se dão anualmente e já foram realizadas na Dinamarca, Itália, Brasil e Colômbia.

Mais informações sobre os eventos:
E-mail: fiodosventos@gmail.com
Fone: 81 9699.2731
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/321363154708931/?fref=ts

Leave a comment