Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • I Festival Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura, de 6 a 9 de setembro, no Recife

I Festival Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura, de 6 a 9 de setembro, no Recife

Quando: 06, 07, 08 e 09 de setembro de 2012, das 9h às 22h.
LOCAL: PARQUE 13 DE MAIO/RECIFE-PE

Fala-se em alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo. Segundo a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase sobre sua vida. No entanto, aos números mencionados acima, podemos adicionar as centenas de milhões de “analfabetos funcionais”, pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não vão muito além disso. Por exemplo, não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar os números no dia-a-dia.

Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.

A CEL EDITORA sob a luz do grande Mestre Paulo Freire, compartilha da afirmativa de que a “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele  (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele).  (…) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo”.

 Diante do exposto, realizará o FESTIVAL NACIONAL DO LIVRO, DA LITERATURA E DA LEITURA,levando para as ruas, praças, paradas de ônibus, estações de trem, bibliotecas municipais e Pontos de Cultura.

ESCRITOR HOMENAGEADO

O Festival vai homenagear o escritor pernambucano Raimundo Carrero, nosso “semeador de palavras”. Jornalista e escritor, Carrero nasceu em Salgueiro, no dia 20 de dezembro de 1947. Como jornalista, trabalhou no rádio, televisão e no jornal Diário de Pernambuco durante 25 anos, onde exerceu vários cargos entre eles os de crítico literário e editor nacional. Foi um participante ativo, como cronista e contista, do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, que visava à exaltação e propagação da cultura nordestina. Exerceu o cargo de assessor de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal de Pernambuco, sem falar na presidência da Fundação de Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco. Em 2004, foi eleito para a cadeira 3 da Academia Pernambucana de Letras. Tem uma obra vasta; seu livro Somos pedras que se consomem foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo (RJ), e entre as dez melhores obras de ficção de 1995, selecionadas pelo Jornal do Brasil (RJ).

 

PROGRAMAÇÃO

 PRIMEIRO DIA – 6.09 – TENDA PARQUE 13 DE MAIO

16h às 17h30 – Credenciamento dos participantes;

17h30 às 19h – Abertura – Presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal – Deputado Federal Francisco Everardo de Oliveira (Tiririca); Governador de Pernambuco Eduardo Campos, Senador Armando Monteiro Filho; Presidente da FIEPE Dr. Jorge Côrte Real; Roberto Azoubel – Assessor I Ministério da Cultura – Regional Nordeste I – Livro, Leitura e Literatura/Economia Criativa; Prefeito do Recife João da Costa; Prefeito de Olinda Renildo Calheiros.

– Momento musical de Choro e Samba (Jorge Simas – http://www.youtube.com/watch?v=MfvDW4xKzVY – e convidados)

19h – Trajeto literário (poetas, artistas, músicos e contadores de histórias com tochas para iluminar o caminho; declamação de poemas; cantos) sob a coordenação da poeta Cida Pedrosa.

 

SEGUNDO DIA – 7.09 – EVENTOS ACADÊMICOS –  LOCAL A CONFIRMAR

8h30 às 12h – mesa-redonda

Mesa-redonda: “OS LIMITES DA MINHA LINGUAGEM SÃO OS LIMITES DO MEU MUNDO”(multiletramentos)

Roxane Rojo – Unicamp – Tema: Percurso teórico da leitura/letramento (confirmada)

Roseane Murray (escritora) – Tema: Formação de leitores em poesia (confirmada)

Moderador: Representante da Cátedra da Leitura da Unesco. (nome a confirmar)

Almoço – 12h às 13h

13h às 14h30 – Bate-papo por dentro da obra – (alguns) autores da CEL ; sessão de autógrafos

Oficinas – 14h30 às 16h30

Ação cultural – 16h30 às 18h – Jessier Quirino (a confirmar)

 

TERCEIRO DIA – 8.09

8h30 às 12h

Mesa-redonda: O Leitor Diante das Novas Demandas de Leitura

Clécio Bunzen – Professor da UNIFESI (Universidade Federal de São Paulo)

Tema: Os Desafios da Formação de Leitores Diante das Novas Demandas de Leitura em Suporte Digital.

Prof. Dra Silene Kuin – Palestra: Leitura e Escrita em Contexto Digital.

Moderadora: Ilmª. Sra. Mileide Flôres Coordenadora do FLLLEC – Fórum de Leitura, Livro e Literatura do Estado do Ceará e RNELLL – Rede Nordeste de Livro, Leitura e Literatura. (a confirmar)

Almoço – 12h às 13h

13h às 14h30 – Bate-Papo Por Dentro da Obra – (alguns) Autores da CEL; Sessão de Autógrafos.

Oficinas – 14h30 às 16h30

Ação Cultural – 16h30 às 18h30 -(Fechamento das Oficinas de Teatro e Contação de História)

 

QUARTO DIA – 9.09 – TENDA NO PARQUE TREZE DE MAIO

Tarde – 14h às 16h – Mesa-redonda: Literatura Brasileira Contemporânea e seu Diálogo com os Leitores. (convites a cargo de Cida Pedrosa).

16h às 17h – Lançamento de Livros

17h às 18h – “Senhor das Palavras” – Homenagem do festival ao Escritor Pernambucano Raimundo Carrero, nosso “Semeador de Palavras”.  Exibição do curta-metragem “O caçador de assombrações”, produzido em 2005 por Clara Angelica.

18h às 19h – Coquetel (momento musical) – Rui Ribeiro e Kelly Rosa

 

OUTROS LOCAIS – Eventos Paralelos ao Encontro

Dia 8.09 – Dia Mundial da Alfabetização – Locais

15h – Roda de Conversa com o Grupo Zambaue (Carol e Antônio Almeida) sobre “A Arte de Contar Histórias”.

17h30 – Grande Sarau, com Recital de Poesias, Contos e Show de Samba e Chorinho com Jorge Simas e Convidados.

Obs: Contação de Histórias na manhã do dia 8 na TENDA do Parque Treze de Maio.

Durante os três dias: Troca de livros em praças do bairro.

Para incentivar o contato com os livros, proporemos as Secretaria de Cultura do Recife, Região Metropolitana e algumas cidades do interior de Pernambuco a realização de troca de livros em praças do bairro. Bibliotecas circulantes, ônibus bibliotecas da Secretaria de Educação do estado e o caminhão do BiblioSesc poderão colaborar nesse evento, transitando por pontos do interior de Pernambuco.

Ao longo de três dias de muita MISTURA, grupos artísticos também vão motivar transeuntes nas ruas a se integrar à programação, por meio de recitais de poemas, dança e música. Nesse mesmo contexto, entre as estações de trem: Central, Rodoviária, Cabo, Joana Bezerra e Camaragibe, atingindo os principais pontos do Recife e Região Metropolitana, haverá um “TRECHO LITERÁRIO”, no qual passageiros poderão ver apresentações artísticas e ouvir contos e poemas nas plataformas e nos vagões.

 

OFICINAS

 1.      TÍTULO: Oficina: Multiletramentos na Contemporaneidade (confirmada)

PROF.: Profª Drª Roxane Rojo (IEL/UNICAMP) (rrojo@mac.com)

DURAÇÃO: 08h

A Oficina, com duração de 8h pretende: a) construir o conceito de multiletramentos, historiando o percurso do conceito de letramento (s) na área; b) refletir sobre as exigências de multiletramentos (múltiplos, multissemióticos e críticos) na contemporaneidade.

 2.      Oficina: O Problema Deixa de ser Problema (como elaborar corretamente enunciados de problemas) 

Professora: Teresa Emilia Aquino (UFPE)

Duração: 08h

3.      Oficina: O Jovem Leitor de Textos de Divulgação Científica: Hipermídia e Múltiplas Linguagens. 

Levar os professores a elaborar atividades de leitura de textos impressos (revistas, suplementos) e também os textos hipermidiáticos com o foco nas séries iniciais.

Professor: Professor Dr. Clécio Bunzen (UNIFESP)

4.      Oficina: Literatura de Cordel – o que é e como se faz? 

Davi Teixeira e Meca Moreno 

 5.      Oficina: Lua Cheia Amarela – leitura, vida e poesia.  

Roseana Murray (4 horas; apenas no dia 7.07)

6.      Oficina de Contação de Histórias

Renata Holanda (Tecer Girassois)

7.      Oficina com o representante Senai/Sesc

 

 CONVIDADOS

Roxane, possui graduação em Letras Neolatinas Português-Francês/Língua e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Fez estágio de Pós-Doutorado em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart. Atualmente, é professora e chefe do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: (multi)letramentos, gêneros do discurso, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e avaliação e elaboração de livros didáticos.

Roseana Murray: nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa). Publicou vários livros, começando com seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Em 2011 tem mais de 60 livros publicados, no Brasil e no exterior. – Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD) e 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD). – Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios, ed. FTD, S.P. Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha.

Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins ed. Manati, R.J como o melhor livro infantil do ano. Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura. Implantou em Saquarema, em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura. http://www.roseanamurray.com/biografia.asp

 

Clecio Bunzen – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCAR, na linha de pesquisa, ensino e aprendizagem de língua materna. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, letramento escolar, ensino da leitura e da escritura, conhecimentos linguísticos e gêneros do discurso. Tem experiências com formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II e Médio. Seu projeto atual de pesquisa é sobre produção, perfil e usos dos livros didáticos de alfabetização, aprovados no PNLD-2010.

Silene Kuin : Doutorado e mestrado em Educação-Currículo,Linha Novas Tecnologias em Educação, PUC/SP.  Especialização em desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com as TIC, PUC/SP. Graduação em Letras – Língua e Literaturas brasileira e portuguesa. Atua como técnica na Fundação para o Desenvolvimento da Educação e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Desenvolve atividades como professora online e presencial pela PUC/SP, Fundação Padre Anchieta, FUNDAP e SENAC. Atualmente atua como gestora de projetos na Escola de Formação dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”.

 

FESTIVAL NACIONAL DO LIVRO, DA LITERATURA E DA LEITURA

Quando: 06, 07, 08 e 09 de setembro de 2012, das 9h às 21h.

LOCAL: ESCOLA ESTADUAL UÍS DELAGADO E PARQUE 13 DE MAIO/PE

 

REALIZAÇÃO: Cel Editora – Casa dos Escritores e Livros, Rua Engenheiro Álvaro

Celso, 200, Imbiribeira, Recife/PE. EMAIL: celeditora@hotmail.com

http://cel-editora.webnode.com/

APOIO CULTURAL: CONSÓRCIO GRANDE RECIFE

 COMISSÃO DE PLANEJAMENTO:

Professora Ynah de Souza (UFPE e CEL Editora) – ynah@terra.com.br

Professora Teresa Emilia de Aquino (UFPE)

IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL DO FESTIVAL NACIONAL DO LIVRO DA LITERATURA E DA LEITURA – Luciana Araújo – CEL Editora

2 Comments

Leave a comment