Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • História dos ‘Irmãos Evento’ será contada em filme!

História dos ‘Irmãos Evento’ será contada em filme!

No Recife dos anos oitenta, dois irmãos, judeus não-ortodoxos, Abrahão e Joel Datz, circulavam pelo Recife cumprindo uma agitada agenda cultural. De penetras ou não, com roupas iguais ou pelo avesso – quase onipresente na vida noturna da cidade – eles seguiam. A bela história dos Irmãos Evento está para virar filme! Para angariar recursos financeiros para produção, uma equipe de profissionais do audiovisual está realizando um financiamento coletivo on-line, disponível neste link: https://bit.ly/3OTYpcT

“Já temos algumas cenas rodadas, muita pesquisa envolvida, a catalogação do acervo sendo realizada e novas filmagens pela frente, além da edição, finalização e lançamento da obra, que já tem nome: ‘A Vida Evento’. Estamos contando com esta ‘vaquinha on-line’, acreditando na potência desta ferramenta que é baseada na economia colaborativa e solidária. As doações podem ser feitas a partir de R$ 20,00, oferecendo recompensas aos financiadores/parceiros. A plataforma é simples, segura e oferece várias formas de pagamento (PIX, cartão, boleto)”, informam os produtores do filme.

SOBRE OS IRMÃOS EVENTO

Lá nos idos dos anos 80, a peregrinação de  Abrahão e Joel Datz começava cedo procurando eventos nos cadernos de cultura. Valia um show, uma exposição, um lançamento de livro, a inauguração de um espaço público e, claro, as famigeradas festas privadas, da agitada hi-society recifense.

Dificilmente bastidores de estreias nacionais ou casamentos luxuosos da sociedade pernambucana passavam despercebidos por eles. A fama dos barbudos cresceu tanto que se tornaram uma “chancela física”, uma espécie de carimbo de “eventos bem sucedidos”. Diziam que se a dupla não tivesse comparecido, o evento não teria sido lá essas coisas.

De figurantes na cena cultural à citados em colunas sociais foram batizados “Irmãos Evento”, fazendo jus ao título de “eventólogos”. E para provar que o assunto era sério, eles tinham até um charmoso cartão de visitas.

A história dos Irmãos Evento está intimamente ligada a uma época áurea do Recife, terra do frevo, do maracatu e das tantas cenas artísticas que se encontravam nas livrarias, teatros, cinemas e, claro, nas badaladas casas noturnas da capital pernambucana. Até Capiba fez música para os mestres da eventologia!

Sem celular, televisão ou internet, Joel e Abrahão contabilizaram a matemática dos 60 mil eventos, em 40 anos de andanças e boas farras. Uma média de 4 eventos por dia. Um feito digno do Guinness Book.

Em 1995, uma fatalidade encerra a aventura dos inseparáveis irmãos. Abrahão sentiu-se mal na saída de um dos eventos e caiu no chão. Foi o coração. Tinha 52 anos. Naturalmente, a empolgação de quem sempre teve um parceiro na missão foi diminuindo e a sua presença nos eventos também. Joel perdeu sua metade, a parte que lhe completava.

De lá pra cá acompanhamos a falta de sentido que essa súbita partida causou na vida do Irmão Evento mais novo. Muitos achavam que eram gêmeos, mas tinham doze anos de diferença e uma conexão insubstituível. Num ritmo mais lento, Joel seguiu sozinho. Em 2019, artistas se reuniram e deram início a campanha #ficajoel para sensibilizar o próprio a não deixar a cidade. Ele reclamava do tratamento que lhe era dado nos eventos atuais.

A idade avançou, a Covid chegou e o silêncio da falta de eventos deixou Joel, ainda mais, recluso em seu apartamento lotado de lembranças.

Em 16 de julho de 2021, aos 76 anos, Joel partiu. Assim como o irmão, foi o coração. Num enterro discreto, se despediu da cidade em dia de festa. Dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife.

O polêmico casarão na praça Chora Menino continua em ruínas. Pretende se tornar o Museu Evento. O acervo da dupla está sendo catalogado por Guilherme Zaicaner, que além de amigo e fã, conduz uma pesquisa inédita sobre a Eventologia protagonizada pelos Irmãos Evento.

Fonte das informações: Página do financiamento coletivo sobre o filme ‘A Vida Evento’

PARA COLABORAR COM O FILME ‘A VIDA EVENTO’, ACESSE: https://bit.ly/3OTYpcT

Mais informações: avidaevento@gmail.com
Instagram: @irmaosevento

EQUIPE DO PROJETO
Guilherme Zaicaner (argumento, roteiro e produção geral)
Amanda Nascimento (argumento, pesquisa, roteiro e direção)
Max Levay (direção, fotografia, edição)
Bianca Pimentel (produção, crowdfunding e conteúdo)
Gaúcho AeroRec (drone)
Nina Luna (assistente de fotografia)
Ravi Moreno e Carlos Aquino (som direto)

 

Leave a comment