Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • GALERIA   /
  • [GALERIA] Exposição virtual ‘Cachoeira de Dados’, de Denise Agassi

[GALERIA] Exposição virtual ‘Cachoeira de Dados’, de Denise Agassi

A artista paulista Denise Agassi apresenta sua mais recente net arte: ‘Cachoeira de Dados’, uma exposição virtual formada por diferentes recortes horizontais de fotografias coloridas da foz do rio Iguaçu. Contemplada pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, a obra on-line pode ser acessada neste link: https://deniseagassi.net/

As imagens de ‘Cachoeira de Dados’ foram localizadas na internet a partir das tags “Cataratas do Iguaçu”, traduzidas em diversos idiomas. As palavras se transformaram em imagens de uma longa queda d’água que pode ser percorrida continuamente através da tecla de rolagem do mouse.

Em alguns momentos, essa água é mais caudalosa e preenche toda tela, e em outros, o fluxo de dados é mais intenso que a água, o que gera, em alguns trechos, acúmulos e sobreposições de informações. Alguns recortes são tão finos que se transformam em linhas coloridas. Um tanto de imagens têm boa qualidade, enquanto em outras a resolução é baixa e o pixel se torna uma textura que se mistura com a espuma de água.

No centro de cada página existe um sutil link-portal que dá acesso a outras páginas da internet. Essas conexões são como afluentes de rios que se desdobram em as camadas visíveis e invisíveis do corpo humano, recordando que somos água e estamos conectados em rede.

A obra ‘Cachoeira de Dados’ também possibilitou o encontro das redes digitais e da net arte, pesquisa que a artista desenvolve desde 2007, com as redes energéticas, no que diz respeito aos trabalhos de cura que ela vem realizando desde 2017, a partir da sua formação em medicina oriental.

SOBRE A ARTISTA
Artista-curandeira, através de sessões de respiração, acupuntura e net arte, Denise Agassi conduz viagens pelas redes físicas, energéticas e digitais.

Em um primeiro momento, Denise Agassi trabalhou com a net arte, através da articulação de sistemas de busca e das subjetividades das redes digitais. A partir da formação em Medicina Tradicional Oriental, a investigação de dados e memórias passou a ser nas redes físicas e energéticas do corpo. Criou o ateliê.consulta para práticas artísticas que possibilitam a ativação e a manutenção das tecnologias próprias do corpo e realização de dinâmicas de produção de self.

Mestre pela FASM/SP (2007-2009). Bacharel pela FAAP/SP (1997-2002), em Artes Visuais. Formada em Medicina Chinesa pela Escola Neijing, São Paulo/Espanha (2016-2019). Professora convidada para o curso de pós-graduação em Audiovisual Expandido, na FAAP (2022). Docente na Faculdade UniSantanna (2017-2018), na FMU (2012-1016) e Senac (2011).

Realiza oficinas e workshops em instituições e centros culturais, desde 2004, integrando arte, mídias e processos de expansão da consciência. No contexto das redes digitais, as práticas artísticas pedagógicas foram: Lanterna Mágica Celular, Mídia Magia Pré-cinemas, Arte em Rede, Cauda de Cometa Light Painting. Escrita-desenho, Boneca Estelar, Respiração-antena e Respiração Consciente tem o intuito de atuar nas redes físicas e energéticas do corpo.

Foi contemplada pelas premiações: XVI Funarte Marc Ferrez de Fotografia, Produção Cultural Aldir Blanc, Proac Artes Visuais; Mídias Locativas no Festival Vivo Arte.mov.

Participou das exposições: Campos de Invisibilidade, no Sesc Belenzinho; Es no es un Museo, no CCSP; Performatividade e Memória, no Paço das Artes; Exposição Multitude, no Sesc Pompeia; Viagem-arquivo (individual), na Oficina Cultural Oswald de Andrade; Tekhné, no MAB; Galeria Expandida, na Luciana Brito Galeria; Olhares Ampliados, no Sesc Vila Mariana (individual), Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, entre outras.

Realizou as residências artísticas: Pivô Pesquisa; ALTav-Rede do Audiovisual Expandido; Residência Can Xalant, na Espanha; Programa de Residência Artística LabMIS, do MIS-SP; Residência Artística Brande, na Dinamarca.

Cachoeira de Dados, 2022. Net Arte
Criação e pesquisa: Denise Agassi
Orientação crítica: Christine Mello
Diagramação web: Julieta Tarraubella
Assessoria de imprensa: Carola Gonzalez
Audiodecrição: Denise Agassi (port), Lecio Rabello (eng), Daniel Gavilan (esp) Este projeto foi contemplado pelo XVI Premio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

https://deniseagassi.net/

Leave a comment