Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • EXPERIMENTAÇÕES E DESDOBRAMENTOS EM ARTE > TROCAS E PRODUÇÕES CRIATIVAS, COM LIA LETÍCIA, DIA 14/5

EXPERIMENTAÇÕES E DESDOBRAMENTOS EM ARTE > TROCAS E PRODUÇÕES CRIATIVAS, COM LIA LETÍCIA, DIA 14/5

experimentações

O coletivo Caém – formado pela arteterapeuta e arte-educadora Leta Vasconcelos, e pela arteterapeuta e psicóloga Paula Franssinette – inicia neste mês de maio o programa ‘Experimentações e Desdobramentos em Arte > Trocas e Produções Criativas’.

O objetivo do programa, que prevê vivências com diversos artistas, é ultrapassar o encontro formal entre o público e a arte. Para isso, se organiza em seis encontros mensais independentes com a duração de 3 horas e meia, onde a cada mês um artista será apresentado. As vivências irão propor aos participantes uma produção criativa, em diversas linguagens artísticas, como desdobramento do encontro a partir da experimentação com a obra. Todo o material a ser utilizado está incluso na inscrição.

A cada encontro, será vivenciado de maneira experiencial o recorte do acervo de um artista, através de exibição de vídeos, ação pública, instalação, exposição ou performance. ” Buscaremos estabelecer uma modalidade de relacionamento com o trabalho de arte, com um sentido de ampliação de conhecimento formativo e expansão sensorial, crítica e subjetiva a partir de cada artista”, explicam as organizadoras.

A artista gaúcha Lia Letícia será a primeira a participar do Experimentações e Desdobramentos em Arte > Trocas e Produções Criativas. O encontro acontece no dia 14 de maio (sábado), das 9h30 às 12h30, no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM). Lia escreve e dirige seus filmes, atua em performances, é diretora de arte e arte-educadora.

Entre as obras de Lia, a ação pública “Vendo meu voto: tratar aqui” será exibida no dia do evento. Realizada nas cidades de Recife, Olinda e Porto Alegre foi inspirada na situação de uma moradora de favela cujo voto era disputado por dois candidatos em troca da quitação de contas atrasadas. Lia desenvolve essa ação distribuindo 100 camisas com o chavão impresso no dia da eleição para prefeito e governador.

Ao vestir a camisa com a frase cada participante da ação publica parece romper com o lugar de sujeito passivo diante da maquina eleitoreira, a ironia, a crítica e a provocação são elementos presentes na obra de Lia Letícia Lia participou da elaboração da metodologia e produção desse módulo e estará presente no dia do evento.

caem logo c textoO Caém surge da iniciativa de duas arteterapeutas, uma com formação em Artes Visuais, e outra em Psicologia com a intenção de realizar ações, experimentações, vivências e workshop nas áreas da arte educação, saúde, cultura. Atua de forma independente. Dialoga com a arte, arteterapia e yogaterapia. A palavra ‘caém’ vem do tupi guarani e significa sarado, cicatrizado.

 

Confira abaixo as datas de todos os encontros e os artistas participantes do programa:
14 de maio – Lia Leticia
16 de Junho – Mateus Sá
9 de Julho – Juliana Notari
13 de Agosto – Marcelo Silveira
10 de Setembro – Renato Valle
8 de Outubro – Lu Rabelo

SERVIÇO
Experimentações e Desdobramentos em Arte > Trocas e Produções Criativas
ONDE: MAMAM – Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães – Rua da Aurora, 265 – Recife PE
PÚBLICO: Interessados. Maior de 18 anos
HORÁRIO: 9h30h às 12h30
QUANTO: Cada encontro por R$ 120,00 (em até 2 vezes) e os seis encontros por R$ 600,00 (em até 4 vezes)

Leave a comment