Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Espetáculo ‘Estou Farto de Semideuses’ entra em cartaz no Edifício Texas

Espetáculo ‘Estou Farto de Semideuses’ entra em cartaz no Edifício Texas

estou farto de semideuses
Foto: Divulgação/ Um Coletivo

Nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro, sempre às 20h, o UM Coletivo apresenta o espetáculo ‘Estou Farto de Semideuses’ no Edifício Texas, em temporada viabilizada pelo apoio do Grupo Magiluth. Protagonizado por seis intérpretes-criadores, o trabalho é o primeiro do grupo desenvolvido para uma casa de espetáculo. Com uma proposta que transita entre a dança, o teatro e a performance, o grupo explora as nuances e particularidades da forma de expressão de cada um dos integrantes.

Estou Farto de Semideuses aborda, de forma ácida mas ainda assim otimista, a infantilidade das emoções adultas, as repetições da vida, e os sofrimentos e prazeres cotidianos. Por meio de oito cenas, cada um dos integrantes constrói suas narrativas e questões individuais que são colocadas em xeque em um lugar sem identidade, que é bar, praia, quarto e palco ao mesmo tempo.

Apesar de o espetáculo ser influenciado por um modo de fazer que é tradicionalmente associado à dança, dada a afinidade que todos os integrantes do coletivo têm com a linguagem, Estou Farto de Semideuses não pretende seguir pelo virtuosismo ou impressionismo, mas explorar as potências e possibilidades dos corpos comuns como corpos que se movem. “Enquanto em muitos espetáculos de dança se parte da técnica clássica e de corpos atléticos para daí encontrar uma linguagem de criação artística, encontrando o humano a partir do bailarino; nós partimos do humano para criar e, assim, encontrar um corpo que dance”, ressalta Daniel de Andrade Lima, integrante do grupo e diretor do espetáculo.

Estou Farto de Semideuses faz referências a estéticas do imaginário clássico e moderno a partir de uma perspectiva contemporânea, o que fica evidente nas referências à pintura, na movimentação – que transita entre o expressionismo e o minimalismo gestual – e na trilha sonora original, assinada por Iuri Brainer.

UM COLETIVO
No início de 2014, o UM Coletivo iniciou suas atividades com a pesquisa Diálogos entre Música e Dança, reunindo oito performers e dois músicos. Em novembro do mesmo ano, lançou Concerto para Corpos Variáveis, produto interventivo criado a partir da pesquisa, que foi apresentado na Semana de Música da UFPE e no Ateliê Arte da Terra. Em 2015, o grupo aprovou no edital Funcultura Independente 2014/2015 o projeto de pesquisa UM Coletivo: Pesquisas sobre corpo, som e notações, que prevê a expansão da sua pesquisa inicial, além de um espetáculo, oficinas e uma instalação. Em fevereiro de 2015 o grupo começou a desenvolver Estou Farto de Semideuses.

Fazem parte do grupo Aline Mariz, Daniel de Andrade Lima, Heitor Dutra, Isabella Puente, Iuri Brainer, Kassio Almeida, Letícia Barbosa, Luiza Lira, Márcia Mirela Lucena, Marina de Andrade Lima, Rhayan Gomes e Sofia Galvão.

SERVIÇO
Estou Farto de Semideuses
Quando: Dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro
Onde: Edifício Texas
Horário: 20h
Entrada: Pague quanto puder

FICHA TÉCNICA
Intérprete-criadores: Daniel de Andrade Lima, Heitor Dutra, Isabella Puente, Iuri Brainer, Luiza Lira e Sofia Galvão.
Direção: Daniel de Andrade Lima
Produção: Sofia Galvão
Trilha sonora original: Iuri Brainer
Desenho de figurino: Marina de Andrade Lima
Costureira: Itla Confecções
Iluminação: Natalie Revorêdo
Cenografia: André Moraes
Marceneiro: Gilmar Almeida
Apoio: Edifício Texas e Grupo Magiluth
Fotos de divulgação: Humberto Reis
Design gráfico: Gabriela L’Amour

Leave a comment