Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • Cresce no Brasil a adesão às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Cresce no Brasil a adesão às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Photo by Jared Rice on Unsplash

Em pesquisa realizada em 2021, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que mais da metade da população brasileira (61,7%) recorreu às Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19.

A conclusão é da pesquisa ‘PICCovid – Uso de Práticas Integrativas e Complementares no Contexto da Covid-19’, desenvolvida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), em parceria com o ObservaPICS, também da Fundação, e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Unifase).

Os primeiros achados da pesquisa foram publicados no boletim Evidências nº 7, do ObservaPICS. O boletim  traz análises dos achados e narrativas de praticantes que durante o isolamento social investiram no autocuidado, através de práticas como Meditação, Fitoterapia, Reiki, Aromaterapia e Homeopatia, entre outras.

Na publicação, os pesquisadores Cristiano e Patrícia Boccolini explicam a metodologia e os objetivos da pesquisa. “Devemos avançar e ampliar os estudos avaliativos, precisamos entender como as práticas funcionam no cotidiano das pessoas e produzir informações que contribuam na tomada de decisão para políticas públicas”, observa a pesquisadora Islândia Carvalho, coordenadora do ObservaPICS.

O estudo também foi apresentado no webinar ‘Práticas integrativas em saúde na pandemia de Covid-19: resultados e reflexões da pesquisa PICCovid’, em julho de 2021. O webinar pode ser assistido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=4QmptZ1fPXI

“Os dados mostram as estratégias adotadas para promover o autocuidado no primeiro ano da pandemia, um contexto de muitas incertezas, inseguranças e estresse, marcado pelo isolamento social e o luto”, adianta o coordenador da PICCovid, Cristiano Boccolini, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz.

De acordo com a pesquisa, as práticas integrativas e complementares em saúde mais utilizadas em 2020 foram Plantas Medicinais e Fitoterapia (28%), Meditação (28%), Reiki (21,6%); Aromaterapia (16,4%); Homeopatia (14,5%); Terapia Floral (14%); Yoga (13%), Apiterapia (11%), Imposição de Mãos (10%) e Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura (7,8%). Foi registrada maior adesão da população a essas terapias nas regiões Centro-Oeste (71%) e Sul (70,8%), seguidas de Sudeste (63,4%), Norte (52,3%) e Nordeste (45,6%).

“A investigação foi conduzida a partir de um questionário on-line, respondido no ano passado por 12.136 brasileiros com mais de 18 anos. Podemos dizer que é o estudo mais abrangente sobre o tema já realizado no país. Um diferencial metodológico importante é que listamos as 29 PICS presentes no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a facilitar o seu reconhecimento pelos participantes”, informa Boccolini.

Sobre o aumento da procura pelas PICS, o professor e pesquisador da Fiocruz Augusto César Rosito, lembra que as PICS não vêm para substituir a medicina convencional, mas sim para somar. As PICS proporcionam autonomia, ao mesmo tempo que ajudam a trazer de volta a interdependência entre humanos e a natureza. A variedade de práticas integrativas oferecidas hoje abre caminhos de cuidado diferentes para as pessoas que demandam tratamento e traz novas visões de saúde para os profissionais que buscam se formar e desenvolvê-las. Confira vídeo em que o professor fala mais sobre o assunto, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=phXXh_Bfz9o

No Brasil, até 2022, 29 PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

São elas:
Apiterapia
Aromaterapia
Arteterapia
Ayurveda
Biodança
Bioenergética
Constelação Familiar
Cromoterapia
Dança Circular
Geoterapia
Hipnoterapia
Homeopatia
Imposição de mãos
Medicina Antroposófica
Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
Meditação
Musicoterapia
Naturopatia
Osteopatia
Ozonioterapia
Plantas Medicinais e Fitoterapia
Quiropraxia
Reflexoterapia
Reiki
Shantala
Terapia Comunitária Integrativa
Terapia Floral
Termalismo Social/Crenoterapia
Yoga

Mais informações sobre a PNPIC podem ser conferidas na matéria abaixo:

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS contempla 29 práticas

Leave a comment