Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • ‘Cinefoot’ concilia futebol e cinema de 17 a 20 de junho no Cinema São Luiz

‘Cinefoot’ concilia futebol e cinema de 17 a 20 de junho no Cinema São Luiz

O primeiro João
Imagem do filme ‘O Primeiro João’, de André Castelão (RJ, 2012)

Vai começar o CINEfoot Tour 2013 – Recife, evento ímpar no calendário de festivais do país por conciliar duas paixões mundiais: cinema e futebol. A programação começa na próxima segunda-feira (17), tendo como destaque o longa “Rebeldes do Futebol”, documentário francês de Gilles Rof e Gilles Perez em que o craque Eric Cantona apresenta cinco craques que usaram seu talento para melhorar a realidade de seus países. São eles: Mekloufi (Argélia), Sócrates (Brasil), Pasic (Bósnia), Caszely (Chile) e Didier Drogba (Costa do Marfim).

Na mesma noite haverá homenagem a Almir Pernambuqinho, rebelde pernambucano assassinado a tiros há 40 anos, ao defender integrantes do grupo Dzi Croquetes do preconceito de um grupo de portugueses. Também serão apresentados os curtas Um time, 11 judeus e Gaúchos Canarinhos.

O festival termina na quinta-feira (20), com o longa Memórias do Chumbo – o futebol nos tempos do Condor, que investiga o suposto uso pelas ditaduras sul-americanas do futebol como instrumento de manipulação e propaganda vencedor do CINEfoot 2013 no Rio de Janeiro. Como diz Antonio Leal, diretor e idealizador do festival, futebol é muito mais do que um jogo.

A cada dia o CINEfoot prestará homenagem a pernambucanos diferentes que contribuíram com a cultura futebolística do estado. Além de Almir Pernambuquinho serão prestigiados Jota Soares, Mauro Shampoo e Luís Cavalcante. A programação apresentará um total de 17 filmes, sendo treze curtas e quatro longas, dentre eles três produções estrangeiras (uma da França, uma do Uruguai e uma da Espanha).

Na noite de terça-feira (18), o cineasta Fernando Spencer receberá a homenagem em nome de Jota Soares, pioneiro do Ciclo do Recife, que também trabalhou como comentarista esportivo (perfil dos homenageados no Anexo I). No mesmo dia, serão exibidos o curta pernambucano Um artilheiro no meu coração e o uruguaio Para exportação. Encerra a noite o longa documentário 1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil, sobre a conquista da primeira Copa do Mundo pelo país.
Na quarta-feira (19), dia de jogo na Arena Pernambuco (Itália x Japão), o CINEfoot homenageia o radialista Luís Cavalcante, que há mais de 40 anos trabalha como comentarista esportivo. Na mesma noite serão exibidos os curtas Fome de Bola e Canal 100: Santos Bicampeão Mundial e o longa João, sobre João Saldanha, que durante a vida exerceu as funções de jogador, técnico e jornalista, sempre causando polêmica. Também na quarta, às 10h, o público infantil terá seu programa exclusivo, a Mostra Dente de Leite, com cinco curtas-metragens.

Na quinta-feira (19), o CINEfoot presta homenagem a Mauro Shampoo, autor de apenas um gol pelo Íbis Sport Club, conhecido como o pior time do mundo, será o homenageado na terceira noite do CINEfoot. O jogador será lembrado também durante a mostra de filmes, com a exibição de Mauro Shampoo – Jogador, Cabelereiro e Homem, que integra a programação de curtas ao lado do espanhol Porque há coisas que nunca são esquecidas, que figura no Guiness Book como o curta-metragem mais premiado do mundo. Encerra o festival o longa-metragem da noite será Memórias do Chumbo – O futebol nos tempos do Condor, que mostra as relações entre o esporte e as ditaduras militares da América do Sul, entre os anos de 1960 e 1980.

O CINEfoot Tour 2013 é realizado com o apoio da Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco – Secopa PE e da Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. Serão quatro dias de programação gratuita, composta por quatro longas e oito curtas-metragens nacionais e estrangeiros, além da mostra Dente de Leite, para o público infantil. Também haverá homenagens a pernambucanos que contribuíram para a cultura futebolística.

Itinerância – Após quatro anos sendo realizado no Rio e São Paulo, o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol viaja pelo país exibindo filmes de futebol durante a Copa das Confederações. Além do Recife, o CINEfoot Tour 2013 será realizado em Brasília, será de 11 a 13 de junho, no Museu Nacional; em Fortaleza, nos dias 17, 18, 24 e 25 de junho no espaço Caixa Cultural; em Belo Horizonte, de 21 a 25, no Oi Futuro; em Salvador, de 26 a 29, no Cine Glauber Rocha; e no Rio de Janeiro, entre 24 e 29 de junho, no Maison de France e Centro Cultural da Justiça Federal.
O CINEfoot é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol. Com esta iniciativa inovadora, ocupa uma lacuna no circuito brasileiro de festivais, que não possuía um evento com o tema.

O CINEfoot foi também selecionado no Edital do Plano de Promoção para a Copa do Mundo recebendo a Chancela do Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A Chancela do Ministério do Esporte confere um “selo de qualidade” ao CINEFOOT destacando-o como projeto prioritário no conjunto de ações culturais previstas para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. É um aval qualitativo ao único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. A chancela é um apoio institucional do governo, sem destinação de recursos.

PROGRAMAÇÃO
Segunda 17/6
19h30 – Homenagem a Almir Pernambuquinho

Sessão de Curtas:
UM TIME, 11 JUDEUS, de Brenno Costa, Lucas Fitipaldi (PE, 2012)
GAÚCHOS CANARINHOS, de Rene Goya Filho (RS, 2007)

Longa-metragem:
OS REBELDES DO FUTEBOL, de Gilles Perez e Gilles Rof (França, 2012)

Terça 18/6
19h30 – Homenagem a Jota Soares

Sessão de Curtas:
UM ARTILHEIRO NO MEU CORAÇÃO, de Diego Trajano, Lucas Fitipaldi, Mellyna Reis (PE, 2008) FOME DE BOLA, de Isaac Chueke (RJ, 2009)

Longa-metragem:
1958 – O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL, de José Carlos Asbeg (RJ, 2008)

Quarta 19/6
10h – Sessão Dente de Leite
GAÚCHOS CANARINHOS, de Rene Goya Filho (RS, 2007)
ZIMBÚ, de Marcos Strassburger Souza (SP, 2012)
ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL, de André Queiroz, Thaís Bologna (SP, 2008)
O PRIMEIRO JOÃO, de André Castelão (RJ, 2012)
VAI PRO GOL, de Felipe D’Andrea (SP, 2012)

19h30 – Homenagem a Luís Cavalcante

Sessão de Curtas:
PARA EXPORTAÇÃO, de Alberto Moratório (URUGUAI, 2010)
SANTOS F.C. BICAMPEÃO MUNDIAL (Canal 100), de Carlos Niemeyer (RJ, 1963)

Longa-metragem:
JOÃO, de André Iki Siqueira, Beto Macedo (RJ, 2009)

Quinta 20/6

19h30 – Homenagem a Mauro Shampoo
Sessão de Curtas:
MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM, de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)
PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS, de Lucas Figueroa (ESPANHA, 2008)

Longa-metragem:
MEMÓRIAS DO CHUMBO – O FUTEBOL NOS TEMPOS DO CONDOR, de Lúcio de Castro (RJ, 2012)

CINEfoot: PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE!!

Serviço:
CINEfoot TOUR 2013 – Recife
Quando: De 17 a 20 de junho
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início de cada sessão)
Classificação: Livre




Leave a comment