Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CAMINHO SIMPLES] Sentimento de harmonia

 

Por Caminho Simples |

Mais um benefício do caminho do autoconhecimento é o sentimento de harmonia.

Esse é um fator muito importante porque ele influencia diretamente o mundo prático.

Vamos dar um exemplo: imagine que você tem um guarda-roupa completamente desorganizado, completamente bagunçado e num belo dia você decide arrumar. Depois de organizar as gavetas, organizar todas as roupas, quando você olha para o quarto é como se o quarto inteiro tivesse sido iluminado. Você sente uma espécie de leveza, uma espécie de frescor, uma vez que você colocou o quarto em ordem. Existe um cuidado, uma beleza, uma estética.

Um outro exemplo, muito comum, é maneira como a gente fala. Qual é o ritmo que você usa? Qual é o tom que você usa? Quais são os termos, as palavras, a vibração de cada palavra que você usa?

Você pode escolher um ritmo mais rápido, ansioso, urgente, como se você tivesse que falar tudo de uma vez. E de modo geral, é como se isso atropelasse as pessoas ao seu redor, não gerasse um campo favorável para um diálogo verdadeiro.

Por outro lado, você pode falar num ritmo mais pausado, com um respeito maior ao silêncio, às brechas, um respeito maior ao ritmo, ao seu ritmo e o ritmo do seu interlocutor. Isso promove um campo mais aberto ao diálogo, a uma troca.

Bem, o campo da harmonia, esse benefício da harmonia permite também que a gente tenha disponibilidade de realizar alguns rituais. Estar prestando atenção a alguns cumprimentos do dia-a dia, como por exemplo, dar bom dia ou pedir por favor, agradecer.

Esses pequenos gestos interferem significativamente nas respostas que você recebe e interferem inclusive na sua própria energia, quando você entra em um determinado espaço.

Então com o tempo, com a experiência, à medida que a gente sente cada vez mais harmonia, a gente também é capaz de distinguir os gestos que causam campos diferentes, que criam realidades diferentes. Gestos harmônicos, que geram leveza, carinho, bem-estar, troca verdadeira. E gestos desarmônicos que promovem exatamente o oposto.

Leave a comment