Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • Bebê precisa de doação de leite materno no Recife

Bebê precisa de doação de leite materno no Recife

| Por Diana Pessoa |
dianamfp@gmail.com

Estou com um sobrinho na UTI, precisando muito de leite materno. A produção de minha irmã (Flávia Pessoa) não está dando conta, foi um parto difícil, ela está sofrendo de estresse pós parto traumático e não há leite suficiente no banco de leite, para alimentar os nenéns que estão na UTI da maternidade do hospital Português, com apenas leite humano.

Liguei para os principais bancos de leite da cidade, não há leite para doar, eles apenas estão recebendo, pois as UTIs estão cheias e não há leite para todos. Como não há leite suficiente, a alimentação desses bebês que estão precisando MUITO de leite materno é complementada com leite artificial ou seja, uma fórmula química. E basta um pouquinho de instrução para saber que não há comparação, não é mesmo?

Há também uma grande necessidade de potes de vidro com tampas rosqueadas de plástico para colocar o leite e pasteurizar, pois eles só vão para os nenéns depois de pasteurizados. O que ocorre também é que quando se fala em leite do peito, muitos pensam automaticamente no IMIP, mas, a coisa não é bem como se pensa. As UTIs das maternidades estão cheias, quando liguei pro banco de leite do IMIP me informaram que havia 60 nenéns na UTI e que não estavam doando, apenas recebendo.

Os nenéns da UTI são pessoinhas pequeninas, umas com 1 kg e 200g, outras com um pouquinho mais, sendo assim, leite materno pra eles é tratamento de ponta. MAS não há leite suficiente para todos! A alimentação deles está sendo complementada com leite artificial, quando o que eles mais precisam é de leite materno mas, por hora, não há como ser diferente. Além de tudo, o banco de leite do Português não recebe leite de outros bancos.

Comecei essa campanha em busca de leite há alguns dias e comecei a entender um cenário que não fazia parte de meu mundo. Percebi que, infelizmente tem mamães que jogam fora o seu leite por não ter a menor ideia de como fazer, ideia da necessidade, enfim, estou pedindo AJUDA! A necessidade é grande! Cada 24 horas vividas tem sido vitórias alcançadas. Sei que tem muito leite em muito peito por aí. Eu to em busca de uma luz que me leve até eles.

É importante ainda dizer que de todo leite que for para o RN de minha irmã, Flávia Pessoa, 10% irá para os outros nenens que estão na UTI.

Para o bebê de minha irmã, restam então duas opções:

COMO DOAR O LEITE?

São 2 formas de doar:

1 – Ir tirar o leite (ordenhar) no banco de leite da maternidade do Hospital Português;

ou

2 – Tirar o leite em casa; colocar num pote de vidro, com tampa de plástico, tipo aqueles de café solúvel, esterilizado* e tampado. A mamãe doadora tem que ter alguns cuidados para que não caia nenhum tipo de pelo nem qualquer resquício de sujeira no leite, pois se quando eles forem pasteurizar, encontrarem qualquer coisa, eles descartam. O ideal seria que a mamãe usasse máscara e touca, mas se não tiver pode colocar um paninho sobre o nariz e a boca, prender o cabelo ou usar um lenço. A mamãe deve ainda lavar as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão, lavar as mamas apenas com água e secar as mãos numa toalhinha limpa.

* Preparo do frasco para guardar o leite:

  • Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
  • Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.
  • Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
  • Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar.
  • Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
  • O ideal é deixar vários frascos preparados.

Importante: o leite deve ir direto para o congelador, com data e hora da coleta.

As mamães que optarem por tirar o leite em casa, podem levar (congelado) ao Hospital Português, num cooler com baterias de gelo (baterias de gelo são aqueles recipientes de plástico rígido, tipo tupperware com gel dentro. Infelizmente eles só aceitam assim) ou disponibilizar o endereço para que nós (a família) possamos ir buscar.

*Caso seja necessário, podemos levar os potes
*Tem que ser pote de vidro com a tampa de plástico rosqueada

Para qualquer uma das formas de doar é OBRIGATÓRIO:

Cópias dos exames: VDRL = Sífilis. AIDS. Hepatite. Hemograma completo

Obs1. Podem ser os exames feitos no pré natal, desde que estejam no período de, no máximo, 1 ano, além do preenchimento da fichinha de cadastramento de doadoras, que posso enviar por e-mail às interessadas. É só enviar uma mensagem para: dianamfp@gmail.com

Obs.2 Existe também um manual para doação de leite materno. É só me solicitar por pelo e-mail: dianamfp@gmail.com

Importante:
– as doações no banco de leite do Português começam às 07h30;
– das 11h30 às 12h30 não recebem leite, pois é horário de almoço;
– das 18h30 às 19h20 é troca de plantão, sendo assim, não recebem leite nesse horário.

Qualquer dúvida, estou disponível através do telefone: (81) 99954.3220

Muita gratidão de toda nossa família!

Diana

Related Articles

Leave a comment