Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[ALEXANDRA DE SOUSA] Ayurveda: um caminho de harmonização e consciência

| Por Alexandra de Sousa* |

Nós, ocidentais, optamos ou fomos ‘adotados’ por um estilo de vida bastante dinâmico, intenso e com disposição para o novo, porém, este modo de viver tem nos cobrado algumas ‘taxas extras’. Muitos de nós se sente, apesar de tanto movimento e de todas as facilidades tecnológicas, desvinculados, carentes de encontrar um sentido em nossa vida.

Podemos nos considerar experientes em nosso modo racional, científico e pragmático de relacionamento com o mundo exterior; mundo este que, por sinal, é tratado com especialidade pela maior parte dos nossos caminhos e métodos de buscas por prosperidade e plenitude, bem como por um referencial de autodesenvolvimento e autossatisfação. No entanto, falta-nos mestria quanto às forças sutis do mundo que nos cerca e se desejamos uma cura real da mente é necessário começarmos a entender essas forças e aprender uma maneira construtiva de coexistência.

O Ayurveda não enxerga o ser humano apenas como um grupo específico de processos bioquímicos nem o vê como um produto das circunstâncias sociais. Embora, claro, todos esses fatores sejam relevantes, para esse sistema milenar de cura, a alma do homem está ligada à mente e ao corpo, mas sem se limitar a eles, uma vez que formam, em conjunto, um instrumento pelo qual a alma se manifesta. Para o Ayurveda, a mente é o reflexo do corpo e o repositório das impressões a que temos acesso por meio dos sentidos, bem como a principal ferramenta para tudo o que fazemos, mas poucos de nós sabe realmente como usufruir dela. Em última análise, os problemas da nossa vida se baseiam no fato de desconhecermos esta ferramenta e suas funções. Para tudo na vida, temos de principiar com a compreensão da mente, portanto, aprender a usar de modo correto o recurso da mente, entendendo-a e a harmonizando, não apenas resolve nossos problemas psicológicos, mas também nos leva à compreensão superior de nós mesmos.

Com base nisso, a ciência ayurvédica tem métodos específicos para trabalhar com cada um desses aspectos, melhorar o desenvolvimento espiritual e promover o bem-estar da mente. As nossas impressões diante do mundo e o modo como as digerimos, a nossa alimentação, o uso que podemos fazer de ervas, cores, aromas e mantras, por exemplo, são importantes instrumentos para mudar a nossa consciência e nos levar a um estado de mais harmonia conosco e com o mundo.

* Alexandra de Sousa é terapeuta Ayurvédica, com atuação clínica na cidade do Recife, formada pela Associação Brasileira de Ayurveda – ABRA e com formação internacional pelo Arya Vaidya Pharmacy Training Academy – AVP, em sistema de imersão em Coimbatore, sul da Índia, em janeiro de 2018.

CONTATOS
WhatsApp: (81) 99998.2933
Instagram: @xsramos
Site: www.asousa.com.br

Leave a comment