Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA] Roda de Mulheres on-line ‘Soltando a voz’, com Mayra Waquim, tem início no dia 17/8

[AGENDA] Roda de Mulheres on-line ‘Soltando a voz’, com Mayra Waquim, tem início no dia 17/8

A cantadeira Mayra Waquim inicia no dia 17 de agosto de 2021 mais uma roda de mulheres on-line ‘Soltando a voz – uma experiência sonoro-afetiva’. A roda é composta por quatro encontros, realizados semanalmente, nas terças-feiras, das 19h às 20h30.

‘Soltando a Voz’ é uma vivência para mulheres que têm o desejo de conhecer com mais profundidade a sua voz, de estar em contato com suas sonoridades, de cantar sem censuras, sem amarras, com liberdade, exercitando a auto aceitação. Não importa quantas vezes você tenha ouvido que sua voz é desafinada, ou fraca para cantar. Nesta roda vamos reconhecer nossas vozes, aprender a cuidar delas, entender suas nuances como um caminho mágico de transformação de medos, inseguranças, conceitos e preconceitos que, muitas vezes, nos são transmitidos desde a infância. Quantas de nossas ancestrais foram silenciadas, interrompidas, impedidas de falar e de cantar suas alegrias e dores, vitórias e fracassos, amores e desamores. Por isso, soltar a voz é um ato revolucionário num mundo que ainda resiste às diferenças, que ainda nos oprime e nos exige obediência”, explica Mayra.

Ela conta que “a vivência surgiu a partir de minha necessidade de expressão através do canto, da vocalização das palavras, do reconhecimento do potencial dos sons que saem de mim, que são minha produção íntima, genuína e intransferível. O reconhecimento da potência vocal, dos timbres, a aceitação da voz como um instrumento de mudança interior e exterior faz com que nós mulheres nos reconheçamos em nosso poder e sutileza, força e delicadeza e nos apropriemos de nossos lugares de fala, lugares de canto, individualmente e, sobretudo, coletivamente.”

Em depoimento, após participar de uma das rodas, Rayra Martins relata: “Todas estávamos enfrentando muitas coisas e, fomos acolhidas umas pelas outras. Dava pra ver a alegria no rosto de cada uma. Todas nos entregamos a essa pulsão que vem de dentro de nós, ainda que virtualmente. Que a gente siga cada vez mais íntimas de nossas vozes, de nossas vidas, e, com isso, mais afastadas dos julgamentos alheios que nos calaram por tanto tempo”.

SOBRE A FACILITADORA
Mayra Waquim é atriz, palhaça, cantadeira, professora, mãe. Sempre percorreu caminhos que a levaram a estar cara-a-cara a voz. O cantar, desde muito cedo, é presença marcante em sua vida tendo na família iniciado as primeiras experiências. O encontro com o teatro fez com que o aprendizado dos cuidados com a voz e técnica vocal para a fala e o canto fosse desenvolvido e esta porta a levou a cantar com Renata Rosa e Maciel Salu, artistas que possibilitaram sua descoberta como cantadeira. E, assim, está sempre se renovando nesses mais de 20 anos de jornada artística, tendo a voz como marca forte de seus trabalhos no teatro e na palhaçaria.

OBJETIVOS DA RODA DE MULHERES ‘SOLTANDO A VOZ’
– Conduzir a reconexão das mulheres com seus corpos e suas vozes faladas e cantadas;
– Promover o empoderamento feminino através da descoberta das potências da voz falada e cantada;
– Proporcionar uma ampliação da percepção relacionada à respiração, consciência física e postural corporal;
– Desenvolver o conhecimento da relação corpo/ voz;
– Estimular o reconhecimento da voz de cada mulher e a aceitação das mesmas;
– Transmitir noções de fisiologia do aparelho fonador para a maior conscientização dos mecanismos vocais;
– Potencializar noções de timbre, volume, intensidade e tempo;
– Transmitir noções acerca dos ressonadores do corpo que potencializam a emissão da voz.

BENEFÍCIOS DA RODA DE MULHERES ‘SOLTANDO A VOZ’
– Desatar nós relacionados a traumas ou a qualquer experiência negativa que lançou a mulher num lugar de timidez, vergonha, não aceitação de sua voz;
– Trazer consciência sobre o funcionamento da voz cantada e sua relação com a respiração;
– Empoderar as mulheres abrindo um espaço seguro e acolhedor para que soltem suas vozes e cantem em alto e bom tom.

PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS
Aula 1: Sensibilização da voz com partilha de histórias relacionadas à vivência com nossas vozes, consciência da respiração através de exercícios, primeiros contatos com a voz cantada e prática de canto.
Aula 2: Explorando os caminhos da voz cantada a partir de conhecimentos relacionados à fisiologia da voz, de exercícios de aquecimento e conscientização vocal e da prática de canto.
Aula 3: Compartilhamento de técnicas vocais e prática de canto.
Aula 4: Compartilhamento de técnicas vocais e prática de canto.

SERVIÇO
Roda de Mulheres on-line ‘Soltando a voz – uma experiência sonoro-afetiva’
Data:  17, 24 e 31 de agosto e 7 de setembro de 2021 (quatro terças-feiras)
Hora: 19h às 20h30
Local: Zoom

Valor
Como energia de troca são propostas três opções a seguir. Escolha a mais adequada e justa para você neste momento.
🌙Lua – 90,00
Estrelas – 108,00
Céu Estrelado – 135,00

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
Whatsapp: (81) 99975.0154 Mayra Waquim
E-mail: mwaquim@gmail.com
Instagram: @mayra.waquim

Leave a comment