Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Workshop ‘Introdução ao Hatha-Yoga Tântrico’ dia 20/8 no Lapis Lazuli

[AGENDA PE] Workshop ‘Introdução ao Hatha-Yoga Tântrico’ dia 20/8 no Lapis Lazuli

workshop hatha yoga tantrico

Neste sábado, das 8h às 18h, acontece o Workshop ‘Introdução ao Hatha-Yoga Tântrico’ com as instrutoras de Yoga Mirian Aguiar e Vanessa Pinheiro. O encontro será no Espaço Terapêutico Lapis Lazuli, no bairro da Encruzilhada, no Recife.

“Segundo o professor Cláudio Fernandez, um dos poucos praticantes deste sãdhana no Brasil e nosso orientador deste 2007, o Sadhana do Hatha Yoga Tântrico tem como objetivo a construção e a conscientização de um corpo energético que possa manter a circulação de energia necessária à manutenção de um corpo físico saudável e que permita levar ao corpo mental o fluxo e o volume necessários de energia para se alcançar estados expandidos de consciência. Esta prática considera que tanto o homem como a mulher precisam entender seus circuitos energéticos e que eles ocorrem diferentemente em cada um por diversos fatores, entre eles, a fisiologia que é específica para cada gênero”, explicam as facilitadoras.

“Neste encontro queremos dar uma visão geral do sãdhana tântrico. Faremos algumas vivências para compreender a prática, introduzindo alguns conceitos que são a base deste estudo. Após o encontro os participantes poderão optar pela continuidade do estudo e prática e então ofereceremos um programa de formação conforme o modelo que já desenvolvemos em Natal e que neste ano se encontra na oitava versão, que é o Curso de Vivências em Hatha-Yoga Tântrico”.

Workshop ‘Introdução ao Hatha-Yoga Tântrico’
Data: 20.8.2016
Hora: 8h às 18h
Local: Espaço Terapêutico Lapis Lazuli – Rua da Coragem,130a Encruzilhada /Recife-PE (Mapa:http://goo.gl/forms/o8JKQAeLcf)

Mais informações: (81) 9 8589.7268

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1120025298043629/

Saiba mais no texto abaixo, de autoria do professor Cláudio Fernandez!

As Ferramentas do Hatha Yoga Tântrico

Para atingir seus objetivos, o Hatha Yoga Tântrico desenvolveu uma série de técnicas denominadas Asanas, Pranayamas, Mudras e Dharana.

O primeiro a se compreender sobre essas técnicas é que, mesmo que por motivos pedagógicos sejam ensinadas separadamente, só quando são colocadas a trabalhar juntas, em um conjunto energético, é que cumprem seus papéis: o de unir o corpo físico e o mental através do corpo energético e tornar conscientes os fluxos de energia que sustentam tanto os processos físicos como os mentais.

O principal mal entendido a se desfazer é entender que os Asanas não são um sistema de condicionamento físico ou de ginástica, embora eles tenham um profundo efeito sobre as capacidades físicas de quem os pratica. Esse efeito é consequência de um processo maior e não a finalidade em si. Ou seja, a verdadeira resposta do corpo físico acontece apenas quando o asana é trabalhado em sinergia com os Pranayamas, Bandhas e Mudras adequados.

O mais importante a saber sobre a prática antiga do Hatha Yoga é que o centro dela e sua principal ferramenta era o Pranayama. Pranayama significa utilizar a respiração para controlar, concentrar ou expandir a energia (Prana) que circula por nosso corpo e que é parte de uma circulação maior que abrange e se conecta com todo o universo.

Pranayamas não são técnicas respiratórias em um sentido fisiológico apenas. Eles fazem uma ligação entre o processo fisiológico, o energético e os processos mentais, cujo principal objetivo é colocar a energia aonde se precisa dela.

A parte mais esquecida nas descrições do Hatha Yoga, em geral, é o uso dos Bandhas e dos Mudras, que utilizam os esfíncteres, a língua e a musculatura ocular. Esses não são “travas”, como muitas vezes são descritos, mas sim técnicas sutis de controle entre os sistemas de diafragmas do corpo (diafragma pélvico, torácico, laríngeo e craniano). Através desse controle, é possível se criar estabilidade nos Asanas pela conexão de musculaturas profundas e ao mesmo tempo fornecer um sistema de válvulas que permite regular a direção e a passagem da energia bombeada pelas técnicas de Pranayama.

Os Mudras manuais são gestos reflexológicos que ligam o corpo energético e o corpo mental. Cada um deles é capaz de estabelecer um fluxo específico de energia que pode ser percebido e controlado pela mente consciente.

Colocar as técnicas de Asanas, Pranayamas, Bandhas e Mudras em sinergia através de uma execução simultânea que mantenha a estrutura do corpo e o fluxo da energia, requer um profundo esforço de atenção e concentração da mente. Dessa maneira, a sinergia entre tais técnicas ensina Dharana. O foco desse Dharana é nossa própria estrutura “ecofisicoenergética”.

Finalmente, cumpre-se a primeira parte do processo: o ser que antes era fragmentado em corpo e mente e sem a percepção do fluxo de energia que o liga com o mundo, torna-se, então, uma unidade com mente forte e focada, que pode olhar para o universo dentro e fora de si mesmo.

Leave a comment