Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] ‘Programa 8 semanas Mindfulness’ a partir de 12/9, com Felipe Lapa, no Recife

[AGENDA PE] ‘Programa 8 semanas Mindfulness’ a partir de 12/9, com Felipe Lapa, no Recife

 

O terapeuta Felipe Lapa inicia no dia 12 de setembro de 2017 o ‘Programa 8 semanas Mindfulness’. Os encontros serão realizados nas terças-feiras, das 19h às 21h, no Espaço Gerar, localizado no bairro de Casa Forte, no Recife.

O que é?
É um programa que proporciona aos participantes o desenvolvimento de habilidades e recursos de Mindfulness [link para site – o que é mindfulness] para responder de forma mais saudável às situações estressantes, além de oferecer ferramentas para uma maior qualidade de vida e bem-estar.

Como acontece?
O programa é composto por oito encontros, realizados uma vez por semana, com duração de 2h cada, onde os participantes entrarão em contato com vários exercícios que envolvem práticas meditativas, corporais e de concentração que vão evoluindo no decorrer das semanas.

Para quem?
Qualquer pessoa pode participar do programa, mesmo que nunca tenha meditado. Para praticantes, os encontros permitem o aprofundamento nas técnicas de Mindfulness ou meditação.

Qual o conteúdo do programa?

Semana 1: Além do piloto automático
Assim como frequentemente “dirigimos no piloto automático” uma reflexão cuidadosa revela que nós também “vivemos no piloto automático” grande parte do tempo. Viver no modo automático traz o risco de ficarmos estagnados ruminando problemas do passado ou ansiosos por incertezas do futuro, constantemente presos nestes estados mentais negativos. Na primeira semana, utilizaremos as técnicas de Mindfulness para identificar e começar a alterar os padrões de automatização dos nossos pensamentos e ações.

Semana 2: Outra maneira de conhecimento
Quando não estamos apenas pensando, e sim perdidos no pensamento, nós ultrapassamos o ponto de virada: não estamos mais vivendo no mundo, estamos vivendo em nossa cabeça. A mente quer entender, quer uma resposta racional para tudo, porém algumas respostas não podem ser obtidas pela mente. Podemos estudar as teorias do amor, mas só sabemos o que é o amor quando sentimos o amor. O conhecimento é o mapa. A experiência é o território real.

Semana 3: Voltando para o presente
Tente ficar em silêncio por apenas um minuto sem fazer nada e você poderá verificar que sua mente provavelmente o levou para bem longe deste tempo e deste lugar, involuntariamente. Nós podemos, de maneira consciente e intencional, lembrar do passado e aprender com ele, assim como também podemos fazer planos para o futuro. Mas, quando o pensamento compulsivo da mente nos leva para longe do aqui e agora sem o nosso conhecimento ou consentimento, nós certamente podemos ter problemas como ansiedade, estresse outros sintomas emocionais.

Semana 4: Simplesmente ser
Ainda que estejamos quietos externamente, na maior parte do tempo o ruído continua em nossa mente, porque ela se encontra ocupada com pensamentos compulsivos, dos quais não temos consciência. É o poder existente por trás do pensar e fazer compulsivo que nos mantém emaranhados em emoções negativas como a depressão, a ansiedade, a raiva e o estresse.

Semana 5: As coisas como elas são
Os sentimentos desagradáveis são uma parte integrante da vida. Por si mesmos, eles podem ser bastante desafiadores. O fato destes sentimentos nos causarem ou não problemas adicionais depende muito da forma como reagimos a eles. Existe uma maneira diferente, mais habilidosa, de reagir ao que é difícil e desagradável na vida, uma maneira que efetivamente oferece um caminho para uma liberdade maior.

Semana 6: Momento a momento
Tudo é impermanente. O que não está aqui e agora não existe. O real simplesmente existe a cada momento no reino do aqui e agora. Os pensamentos podem ser muito convincentes e difíceis de serem encarados apenas como o que são, meros pensamentos. Eles não são os fatos, mesmo aqueles que dizem que são.

Semana 7: Ação correta
Ao agir com discernimento e bom senso, permitindo-se ser você mesmo, de forma autêntica, espontânea, seguindo a voz de seu coração, você percebe que não é o comportamento externo ou algo que tenha acontecido que define a ação correta.

Semana 8: Vivendo Mindfulness
Não é o fim do programa, e sim o início de uma jornada progressiva de descoberta consciente muito mais ampla. Os benefícios colhidos até o presente momento são as sementes plantadas com boa intenção que vão respaldar a sua prática no futuro. A intenção clara é que nos leva a persistir, fazendo com que pratiquemos quer estejamos a fim ou não – sem forçar a nós mesmos, apenas nos lembrando do que verdadeiramente valorizamos.

Por que funciona?
Inúmeras pesquisas desenvolvidas por neurocientistas e pesquisadores de universidades renomadas como Harvard e Massachusetts já comprovaram a relação da prática da meditação com melhorias e mudanças significativas em nosso cérebro. No vídeo abaixo, a neurocientista de Harvard, Sara Lazar, fala de alguns benefícios da prática de meditação.

https://www.youtube.com/watch?v=m8rRzTtP7Tc

Dentre os diversos benefícios comprovados em estudos e pesquisas, podemos citar que a prática de Mindfulness:
> Reduz a insônia
> Reduz o estresse
> Reduz a ansiedade
> Aumenta a criatividade
> Aumenta a concentração
> Melhora a saúde e o bem-estar
> Melhora a inteligência emocional

Data dos encontros: 12, 19 e 26 de setembro; 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro.

Local: Espaço GERAR Arteterapia e Bem-Estar – Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife/PE

Valores (Economia Consciente):
Você é livre para propor, de forma CONSClENTE, a opção que melhor atende à sua realidade atual.

– Bolsista ou troca voluntária:
Para quem, neste momento, deseja participar e não pode arcar com os custos.

– Contribuição: R$ 440,00
Para aqueles que precisam de um apoio para participar.

– Ideal: RS 620,00
Para mantermos um ponto de equilíbrio entre as partes.

– Colaborativa: R$ 800,00
Para os que podem e desejam apoiar o projeto.

Obs.: Os pagamentos podem ser parcelados em cheque ou cartão de crédito.

Leave a comment