Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Feira Vuco-Vuco acontece neste sábado no Recife

[AGENDA PE] Feira Vuco-Vuco acontece neste sábado no Recife

A Galeria Maumau, no Recife, sedia no dia 7 de maio de 2022 (sábado), das 11h às 17h, a sexta edição da Feira Vuco-Vuco, uma feira colaborativa que busca fortalecer a produção artesanal e os artistas independentes, apoiando e movimentando o cenário cultural local. Uma ótima oportunidade pra comprar o presente de Dia das Mães! A entrada é gratuita.

Na Vuco-Vuco se encontra comidas artesanais, bebidas, plantas, livros, cosméticos naturais, vinis, roupas, acessórios, itens de decoração e música. Segundo os produtores, a Vuco-Vuco não é uma feira que se vai apenas para fazer compras e ir embora. “O nome Vuco-Vuco faz referência ao ato de ir no centro da cidade, bater perna, comprar coisas… É esse clima que queremos trazer: não só de compras, mas também um dia para se encontrar amigos, bater um papo, fazer contatos, tomar uma bebida, comer e ouvir música boa”, explica Ícaro Galvão, que divide a produção da feira com Lucas Santana.

“A ideia da feira surgiu pelo potencial dessas marcas, artistas e produtoras que o Recife tem. A pandemia prejudicou muito essas pessoas, que agora estão necessitando de eventos assim para voltar a vender. Na Vuco-Vuco temos trocas de experiências e um contato próximo entre quem produz e o público”, conta Lucas Santana.

Com edições mensais, tendo reunido em média 16 expositores em cada uma de suas edições, a Vuco-Vuco traz novidades nesta próxima edição: além de ter mais expositores, a feira contará com a exibição do documentário ‘Negras Porções’, idealizado pela Dhuzati, que tem como objetivo compartilhar conhecimentos acerca da produção de massas alimentícias a partir do feijão macassar hidratado e celebrá-lo como um conhecimento alimentar datado do Kemet, abordando a migração desta forma de comer leguminosas e resgatando fazeres culinários que sofreram com os processos de apagamento colonial para que reconheçam sua origem africana.

Os expositores e artistas são selecionados pela produção da feira, que, após uma curadoria, convida aqueles empreendimentos que combinam com a proposta do evento. “Buscamos artistas independentes, pequenas marcas, iniciativas locais com produção artesanal, ética e sustentável. Queremos incentivar o consumo consciente para que as pessoas comprem diretamente de quem faz”, dizem os produtores, que buscam fazer uma produção variada a cada edição, trazendo sempre novos nomes, dando oportunidades a mais empreendimentos e levando novidades ao público.

Entre os nomes participantes da sexta edição estão a loja Think, marca de roupas sustentáveis, atemporais, autorais e artesanais de Pernambuco; a Selva Ervanária e Cosmética, projeto que circulou pela América do Sul criando e fomentando o uso de cosméticos naturais e veganos; o Ateliê Carolina Queiroz, brechó especializado em roupas vintages e alfaiatarias, que também produz peças autorais e upcycling; a TAP! Mercearia, mercearia itinerante idealizada e realizada por Alana e Priscila, focada em alimentos orgânicos, agroecológicos, fermentados de produção própria, que busca estimular a parceria entre fornecedores da região e fortalecer projetos de mulheres; Canivete Recifense, estúdio experimental da designer Gabriela Carvalho, que relaciona linogravura, encadernação artesanal e o imaginário popular pernambucano; e o artista Ronaldo Fonseca, que explora a arte têxtil com a mistura de técnicas de aquarela, carimbos gravados e bordado, criando estampas para roupas, echarpes, capas de almofada, bolsas e quadros.

O evento ainda conta com o Acervo Pessoal, brechó com curadoria e garimpo do artista Tchayarles Oliveira; Mondrongo Estúdio, loja de colares e artigos de decoração feitos de cerâmica; o Selo Além-Mar, coletivo formado por Ana Gabriella Aires, Sumaya Nascimento e Kaísa, com criações, produções e reproduções artísticas e críticas; Ponciá, marca de criação livre e diaspórica de bolsas, mochilas e acessórios; o artista visual e tatuador Leandro Roberto; Ícaro galvão, artista visual e cuidador de plantas, que, além de produzir a feira, também estará expondo suas artes e plantas; e muitos outros nomes, divulgados na página do Instagram do evento (@feiravucovuco). A cozinha da feira vai ser por conta de Dhuzati, projeto de culinária que resgata fazeres ancestrais através da culinária vegetal, cheia de sabor, saber, afeto .

A Galeria Maumau, local onde será realizado o evento, é um espaço icônico de convergência e experimentação artística, que neste ano de 2022 completa 13 anos de resistência no Recife, com um quintal espaçoso, arborizado e ventilado.

SERVIÇO
Feira Vuco-Vuco (6ª edição)
Data: 07 de Maio de 2022 (Sábado)
Horário: das 11h às 17h
Local: Galeria Maumau, localizada na Rua Nicarágua, 173, no bairro do Espinheiro, Recife (PE)
Entrada gratuita!

MAIS INFORMAÇÕES
Instagram: @feiravucovuco
E-mail: vucovucofeira@gmail.com

Leave a comment