Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Exposição ‘A Rádio que Paulo Freire sonhou’ está em cartaz até 31/10 na UFPE

[AGENDA PE] Exposição ‘A Rádio que Paulo Freire sonhou’ está em cartaz até 31/10 na UFPE

Está em cartaz, até o dia 31/10, no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, a exposição ‘A Rádio que Paulo Freire sonhou’.

A mostra faz parte das comemorações dos 60 anos da Rádio Universitária Paulo Freire, apresentando momentos marcantes da emissora, desde a sua fundação, passando pelo Golpe de 1964 até o ano de 2018, quando foi transformada em rádio-escola com o nome do seu fundador.

Em 16 painéis, o visitante terá a oportunidade de conhecer o contexto histórico e acadêmico da inauguração, o embate nos jornais da época em torno do projeto paulofreireano de comunicação, a grade de programação, bem como a modificação por força do Golpe de 64 e a refundação como rádio-escola, em cogestão do Departamento de Comunicação (DCOM) com o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da Universidade.

A mostra é resultado de uma extensa pesquisa documental em arquivos públicos e digitais nos quais foram localizados fotos, documentos e mais de 300 notícias de jornais, entre 1958 e 1965.

A rádio foi fundada em 29 de setembro de 1963, como Rádio Universidade, criada pelo pedagogo Paulo Freire, como parte do Serviço de Extensão Cultural (SEC) da Universidade do Recife, atual UFPE. Foi no SEC que Paulo Freire consolidou o que ficaria depois internacionalmente conhecido como o seu “método” de alfabetização de adultos. Em sintonia com a proposta educacional de Paulo Freire, a antiga Rádio Universidade era um importante braço da promoção da cultura, dos saberes populares e da campanha de alfabetização de adultos pautada pela leitura crítica da realidade.

Leave a comment