Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Crianças indígenas e quilombolas realizam experimentos de videoarte

[AGENDA PE] Crianças indígenas e quilombolas realizam experimentos de videoarte

Crianças indígenas, do Território Indígena Fulni-ô, em Águas Belas/PE, e crianças quilombolas, da comunidade Quilombo Jardim, em Mirandiba/PE, participam de 06 a 14 de junho do ‘Curso Videoarte para Crianças’. Nas aulas, as novas tecnologias são ferramentas e também brinquedos, usadas a partir de um viés artístico, com base nos saberes tradicionais, através da história oral.

O curso propõe um espaço de experimentação audiovisual, considerando o fazer artístico como prática educacional, no qual o aprender se dá através da brincadeira e na busca das histórias de cada comunidade visitada.

Uma das características principais do projeto é a equipe principal ser formada por educadores quilombolas e indígenas, que se unem à artista visual, educadora e cineasta, criadora do projeto, Lia Letícia, para ministrar as oficinas.

Segundo Lia, a presença de mediadores e profissionais de cada comunidade garante que “efetivem na pratica da sala de aula das escolas de suas respectivas comunidades o direito de suas crianças e jovens a uma educação escolar especifica e diferenciada, assegurado por lei.”

Angela Sheep, produtora local do projeto no Quilombo Jardim, ressalta: “Nossas comunidades estão sendo afetadas cada dia na educação. Desde 2017 vêm sendo fechadas as escolas nas comunidades quilombolas. O nosso maior desafio está sendo manter os educadores quilombolas na luta pela ‘educquilombo’, ou seja, uma educação quilombola.”

Hugo Fulni-ô, fundador do Coletivo Fulni-ô de Cinema, afirma que “é relevante trazer e dialogar com a cultura local, inserindo desta forma os indígenas no processo de execução do projeto. Nós estamos à frente de várias inciativas culturais dentro da aldeia e, só assim, fazendo parte ativamente do projeto, podemos garantir a melhor estratégia a ser posta com as crianças da educação escolar indígena Fulni-ô.”

Completam a equipe, Rose Lima (Experimento Produções), produtora executiva e diretora de produção; Expedito Nodjaja Fulni-ô, produtor em Águas Belas; Marcyana Souza Fulni-ô, educadora em Águas Belas; Graça da Silva, educadora de Mirandiba; Hugo Fulni-ô, fotografia e edição; e Adalberto Oliveira, apoio de imagens em Quilombo Jardim. A arte gráfica é de Zzui Ferreira.

Ao final do curso, em cada localidade, haverá uma celebração com a exibição das produções realizadas pelas crianças, fortalecendo os laços com a comunidade e partilhando os processos como forma de aprendizado. Os trabalhos finalizados poderão ser acessados gratuitamente no perfil do Instagram do projeto @videoarteparacriancas.

O projeto foi incentivado pelo edital Funcultura Geral 2019/20, do Governo do Estado de Pernambuco.

 

Leave a comment