Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA GO] I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros, de 20 a 23 de julho

[AGENDA GO] I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros, de 20 a 23 de julho

De 20 a 23 de julho, acontece na Vila de São Jorge, em Goiás, o I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros (ERPCV). O evento é aberto ao público EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL;

O Encontro é um evento que compõe uma das ações do Projeto “Raizeiros de Alto Paraíso: Saberes Ameaçados”, que tem apoio da SEDUCE-GO (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – ICMBio e UnB Cerrado. Tal projeto tem por objetivo resgatar saberes, registrar e divulgar o conhecimento tradicional dos raizeiros da região da Chapada dos Veadeiros e melhor compreender os motivos do abandono da prática por alguns e, da falta de interesse dos jovens no aprendizado desse ofício.

O Projeto ainda contará com ações em escolas da região (Dia do Raizeiro na Escola), exposições fotográficas no PNCV, introdução dos Raizeiros na Feira de Mudas e Sementes, produção de livreto e DVD, entre outras.

Durante o I ERPCV, pretendemos possibilitar a troca de saberes e fazeres entre raizeiros e pajés, maiores detentores do conhecimento tradicional em plantas medicinais, além de convidados. Além disso, o intuito é divulgar para população local, turistas e principalmente nas escolas, onde haverão exposições itinerantes, a cultura regional dos Raizeiros, Benzedeiras, Parteiras e Rezadeiras, valorizando esse saber tão embasado na conexão e respeito a natureza, e também na fé.

O I ERPCV acontecerá durante quatro dias (de 20 a 23/07/2016) com atividades na ASJOR, PNCV, Aldeia Multiétnica e Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

O Encontro contará com a participação de raizeiros, kalungas, parteiras e parteiros, benzedores e benzedeiras, rezadeiras, integrantes da Pastoral da Saúde, e fitoterapêutas convidados.

O encontro contará com a participação de raizeiros da região, como Dona Flôr do Moinho, Tia Remédios do Sertão, Seu Dedé de São Jorge, Tom das Ervas, Dona Luzia, Dona Domingas, Seu Joaquim e Dona Maria, e Dona Páscoa de Alto, além de convidados como Dona Maria Luzia da Cidade de Goiás (“Goiás Velho”), Seu João de Sanclerlândia-GO e Dra. Lívia Martins Carneiro, Médica Fitoterapeuta.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1602273590102003/

Confira abaixo a programação:

encontro raizeiros e pajes

Leave a comment