Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • COLUNAS   /
  • [MENINA MADURA] Abrindo espaço pras energias fluírem…

[MENINA MADURA] Abrindo espaço pras energias fluírem…

limpeza e arrumação guarda roupa

Por Menina Madura

O ano de 2016 pra mim começou meio se arrastando. Foi só quando o Sol entrou em Touro que comecei a sentir alguma concretude em meus atos. E agora, já no Inverno, minha vontade é de limpar, arrumar, organizar, abrir espaço pras energias fluírem.

Pois num é que me deparei esses dias com o segundo livro* daquela japonesa que é bem famosa porque pegou algo que era mania dela desda infância – a arrumação – e transfomrou em sua profissão. Ela tem um método chamado KonMari. O que mais gostei é que a intenção principal é você manter em casa o que lhe traz alegria. Assim, a gente fica cercada de coisas belas.

A dica dela é você pegar cada peça é perguntar: ‘- isso me dá alegria?’ Se a resposta for sim, então você deve manter este item. Caso seja não, deve descartar. E se você não souber, vai ter que decidir se fica ou vai.

Acaba que na hora H num é simples não. E isso é porque eu ainda tô nas roupas. São vários pensamentos e sentimentos que rolam. Sempre tem aquelas que você acha que vai usar algum dia.

KonMari sugere que se deva tirar todas as roupas do armário e amontar no chão ou em cima da cama. Foi o que fiz. Aí aproveitei e já limpei o guarda-roupa com uma mistura de álcool, sal grosso e óleos essenciais. Fui pegando cada peça e guardando, ou descartando.

Considero que não tenho muuuita roupa. E, na verdade, em alguns momentos senti que se pudesse repor com coisas novas e ótimas, tirava quase tudo. Mas pensei também na utilidade e tal. Mesmo assim tirei alguns vestidos e camisas pra doar. Calça eu só tenho umas 3. As calcinhas foram quase tudo pro lixo. Preciso comprar novas.

Saí de casa no final do dia com duas sacolas pra doação. Levei pra minha irmã encaminhar pro interior. A surpresa, entretanto, veio quando minha sobrinha me convidou, neste mesmo dia, pra ir na casa dela ver umas roupas que ela tinha separado pra doar. Oxe, fiz a festa! Tinha várias coisas massa! Peguei pra mim e pra minha filhar vários vestidinhos lindos, saias e camisetas!:)

Achei muito simbólico esse retorno tão rápido. Foi só abrir espaço que o novo já chegou!

Nos próximos dias vou passar pros outros objetos. Só num sei como vai ser quando chegar nos livros…

* Livro Marin Kondo, Isso me traz alegria – Um guia da mágica da arrumação.
O primeiro livro dela é o: A mágica da arrumação

Leave a comment