Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ENTREVISTAS   /
  • ‘A dança é meu equilíbrio!’ Confira entrevista com a bailarina Valéria Medeiros

‘A dança é meu equilíbrio!’ Confira entrevista com a bailarina Valéria Medeiros

valéria dançaA arteterapeuta, bailarina, coreógrafa e professora de dança  Valéria Medeiros inicia em março/2014 no Gerar  a oficina ‘Dança Contemporânea: Seu Corpo Sua Dança’.  O Portal Flores no Ar conversou com a bailarina pra saber um pouco mais sobre sua relação com a dança. Confira na entrevista abaixo! 

Como foi o seu encontro com a dança?
Minha mãe matriculou minha irmã mais velha no balé quando eu tinha 5 anos, eu ainda não tinha idade pra entrar, mas ia com ela, assistia todas as aulas e treinava sozinha os movimentos. Entrei com 6 anos e nunca mais parei. Desde então vivi infinitas coisas relacionadas ao corpo e à dança: estudei balé, jazz, fiz aulas e participei de grupos que desenvolviam trabalhos de dança contemporânea, fiz aulas de danças populares como frevo, maracatu, caboclinho, cavalo-marinho, tive experiências com capoeira, aulas de yoga, além de cursos de teatro, circo… enfim, uma infinidade de práticas que estão reunidas no que sou hoje.

Qual a importância do movimento corporal para saúde?
Para a manutenção de uma vida saudável é de fundamental importância que se dê atenção às emoções e ao desejo de viver, o chamado impulso vital. Uma das formas de fazê-lo é o investimento no movimento corporal, pois movimento é o que caracteriza todo e qualquer ser vivo.  A vida está diretamente relacionada ao movimento e, se é assim, o movimento também está relacionado à vida.

E quais os principais benefícios da dança?
A dança é uma das atividades físicas que provocam grande prazer. Ela é lúdica, aumenta a auto-estima e proporciona relação entre as pessoas, aspecto fundamental para a vida humana. Observamos que crianças bem pequenas se balançam ao ouvir uma música ou um som ritmado, mostrando que é uma atividade espontânea e natural da pessoa e, sendo assim, não há quem não possa ou não saiba dançar.

Você dá aula de dança contemporânea. Qual a característica deste tipo de dança?
A dança contemporânea, diferente de outros tipos de dança, não se prende a uma técnica específica, ela oferece a oportunidade de criar uma forma pessoal de se movimentar, sem padrões ou sistemas definidos, onde cada dançarino é respeitado na sua individualidade.

A dança pode ser um instrumento de autoconhecimento?
Sim, quando alguém dança, movimenta o corpo, toda a sua energia está voltada para si. Costumo dizer que dançar é entrar em um estado corporal específico, e isso se dá no momento em que todo o pensamento está concentrado no seu corpo em movimento. Comparo esse estado com o estado meditativo que permite um encontro consigo mesmo e, consequentemente, abre caminhos para o autoconhecimento.

O que é dança pra você?
É a minha vida. Não conheço o que é a vida sem a dança. Ela é minha história, minha referência, meu equilíbrio (corporal e psíquico). É também minha profissão, sou bailarina, coreógrafa, professora de dança, me sinto muito feliz com o que faço.

Veja também:

Oficina ‘Dança Contemporânea: Seu Corpo Sua Dança’, a partir de março/2014 no Gerar

5 Comments

Leave a comment