Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Oficina ‘Pintando os Jasmins em Aquarela’ no 4 Olhos Atelier

Oficina ‘Pintando os Jasmins em Aquarela’ no 4 Olhos Atelier

A Oficina visa oferecer o chá de Jasmim (jasminum officinale) para as/os participantes dedicando um tempo para a apreciação e observação do conjunto das sensações de seu gosto e aroma e, em seguida, ensinar técnicas de pintura em aquarela proporcionando a vivência da produção de pinturas com o tema “Jasmins” em aquarela, trabalhando a relação da cor com a forma.

Duração da oficina:
1h.

Requisitos:
– Querer pintar.
– Trazer o material completo da/do participante.

Material necessário da/do participante:
1- oito papéis para aquarela
(marcas: Canson, Fliperson, Arches, Fabriano, Daler Langton, Daler Bockinford, Rembrandt, Shoellers aquarell, etc.) do tipo grain torchon (rough / rugoso) em bloco ou em folhas avulsas (folhas de 300 g/m2 ou de 400 g/m2, ou mais espessas);
2- tintas de aquarela em tubos ou em pastilhas
(marcas: Pentel, Van Gogh, Schmincke, Talens, Winsor & Newton, Rembrandt etc);
3- três pincéis para aquarela
(do tipo “ponta de agulha” de pêlo de marta ou de marta-kolinsky. Sendo um pincel fino (nº 1), um pincel médio (nº 3 ou nº 4) e um pincel grosso (nº 6 ou nº 8);
4 – lápis de grafite 2H, H, HB, B, 2B;
5 – algodão em bolas; cotonetes;
6 – papel higiênico ou papel toalha;
7- Tecido macio e absorvente (de algodão – de 50 x 50 cm. aprox.);
8- Borracha macia
9- Godets ( Os melhores “godets” são os de louça. A paleta não deve ser absorvente, nem excessivamente lisa (pois, neste caso, a tinta deslizará, dificultando o trabalho).

Materiais opcionais: 1)Fluido mascarador (da marca Le Franc, Staedtler, Winsor & Newton – ou outra); 2)Lápis de cor; 3)Pastel a óleo; 4)Gouache; 5)Secador de cabelos manual.
Nota: 1)não servem as tintas para aquarela de marcas como Guitar, Sakura, Tamborete etc. (em geral japonesas) – essas tintas contêm pigmento branco e não são apropriadas para o trabalho com aquarelas.

*Sugestão de onde encontrar o material: 4olhos Atelier (por encomenda), Atacadão De Papelaria Office Center (Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista) ou sites de lojas de material artístico.
Investimento
R$35,00
Pacotes promocionais:
3 a 5 participantes: R$25,00
Limite de 5 participantes por turma.

Escolha a sua turma e envie a ficha de inscrição para 4olhosatelier@gmail.com, por nossa vez, responderemos confirmando sua participação.
Turmas:

Sábado, 10/08/13
Turma A: 15 às 16h
Turma B: 16 às 17h
Turma C: 19 às 20h

Domingo, 11/08/13
Turma D: 9 às 10h
Turma E: 10 às 11h

Segunda, 12 /08/13
Turma F : 10 às 11h
Turma G: 11 às 12h
Turma H: 16 às 17h

Quinta , 15/08/13
Turma I: 20 às 21h

Sábado, 24/08/13
Turma J: 15 às 16h
Turma K: 16 às 17h
Turma L: 19 às 20h

Domingo, 25/08/13
Turma M: 9 às 10h
Turma N: 10 às 11h

Ficha de Inscrição Oficina Pintando os Jasmins em aquarela
Nome:
Telefone:
Email:
Turma escolhida:
Áreas de interesse na vida:
Já pintou com aquarela?

Enviar a ficha de inscrição para o e-mail: 4olhosatelier@gmail.com

Telefones: (81) 8889.3339 (Oi)/ 8155.0313 (Vivo) / 9789.7538 (TIM))

4 Olhos Atelier: Estrada das Ubaias, 506-B, Casa Forte. Próximo à Praça de Casa Forte e ao Colégio NAP

Sobre a facilitadora
Daniela Pessoa nasceu em Recife em cinco de dezembro de 1985. Estudou desenho com sua mãe quando criança. Dedicou-se ao estudo da poesia e literatura e ilustração quando adolescente. Em 2010 descobriu que queria ser artista plástica e poeta, desde então dedica-se profissionalmente à leituras de literatura e pesquisa de técnicas de desenho e aquarela. Mantém o 4 Olhos atelier onde produz e vende quadros.

Sobre o Jasmim, sensações e a Aquarela
Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. Seu nome vem do árabe Yasamin,que por sua vez foi emprestado do persa. São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
A parte mais antiga do cérebro, o rinencéfalo (cujo nome é composto por duas palavras significando «cheiro» e «cérebro»), que compreende as áreas olfativas e límbicas, parece ter-se desenvolvido inicialmente a partir de estruturas olfativas. O que indica que provavelmente a capacidade para experimentar e expressar emoções se terá desenvolvido a partir da habilidade para processar os odores.
A aquarela, por sua vez, é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água excelente para pintar flores e emoções.
(fonte: Wikipédia e arquivo pessoal)


Leave a comment