Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

O canto de Ana Diniz

ANA DINIZSeu nome é Ana Maria Diniz da Silva, mas é com o nome artístico de “Ana Diniz” que atua em espetáculos de teatro, dança, música, e agora em carreira solo realizou o seu primeiro Cd “Cocos, Cirandas e Canções”. Bebendo na fonte dos mestres e mestras da cultura popular, ela se apropria dos gêneros musicais de sua terra natal, Recife, para criar suas composições e interpretá-las de forma única.

No ano de 2006 começa seu trabalho solo na música após fazer parte de diversas bandas do Recife. Faz shows pelo Brasil, recebe o prêmio Geraldo Azevedo de melhor intérprete e realiza workshops de “Cantos e Danças tradicionais de Pernambuco”.

Em 2007 lança seu Cd em pleno Carnaval multicultural do Recife, ao lado dos maracatus, afoxés, bois, cocos e todas as manifestações que fazem parte da sua vida e da sua música, acompanhada pela alfaia e a rabeca. Suas canções transportam o ouvinte do litoral ao sertão contando histórias de lugares, pessoas e falando de amor.

Seu Cd foi eleito um dos 20 melhores Cd’s de 2007 pelo site musicnews. Tem sua música distribuída digitalmente para o mundo pela BM&A e recebeu ótimas críticas de jornalistas de renome nacional como José Teles (Jornal do Comércio-Recife-PE), Lauro Lisboa Garcia (Estado de São Paulo), Leonardo Lichotte (Jornal “O GLOBO”, Rio de Janeiro-RJ).

Seu canto, intercalado por rápidos agudos guturais, é acompanhado por uma percussão certeira e uma rabeca tensa em alguns momentos, tênue em outros, joga a lembrança à música moura, mediterrânea, vinda via Portugal, e acoplada já há muito tempo à canção brasileira. Despojado, cru e impressionante, especialmente é o estilo interpretativo de Ana, curiosamente parecido com uma técnica eslava de canto, lembra a cantora russa Sainkho Namtchylak, uma das musas da world music.

Também se mostra promissora em composições, como a dançante Já Pode Começar e a sinuosa Vem Amar Esse Som, de melodias simples e letras bem talhadas, que falam de amor, fome, seca e poder da música pois Ana Diniz não é apenas mais uma cantora urbana que abraçou os rítmos da Zona da Mata, ela traz uma maneira pessoal de cantar os rítmos populares, sem comparações ou semelhanças com qualquer congênere.

Aparentemente é música tradicional do interior de Pernambuco, aos poucos porém, os arranjos e, sobretudo, o canto de Ana Diniz impõe sua originalidade.

Em 2011 lança na internet, http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/anadiniz, seu segundo CD intitulado “Terra” gravado no Rio de Janeiro. A diversidade rítmica do CD Terra revela parte da riqueza cultural de Pernambuco e vizinhança, com boi,coco, ciranda, maracatu, frevo, forró, caboclinhos, inspiração indígena, afro, fusões e world music.
CD TERRA
Créditos, pesquisa dos ritmos,
entrevista com os músicos
http://anadiniz.wordpress.com/

Ouça abaixo algumas músicas de Ana Diniz!

Ana Diniz
Contato imediato
81 99438008
anadinizz@gmail.com

Leave a comment