Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • III Retiro de Vivências de Amor e Meditação para o Ser Urbano – Osho Não Mente, dia 24 de novembro, em Lucena (PB)

III Retiro de Vivências de Amor e Meditação para o Ser Urbano – Osho Não Mente, dia 24 de novembro, em Lucena (PB)

Neste terceiro retiro iremos em busca da nossa mais preciosa expressão do Ser: A DANÇA – A sublime combinação de música e movimento mais íntima, onde nosso ser expressa tudo o que temos contido dentro de nós, deixando ir o que já não nós pertence e permitindo se manifestar a sabedoria ancestral de tempos e vidas antigas…

“Quando o movimento se faz extático, então é uma dança. Quando o movimento é tão total que não tem Ego, então é dança.
Você deve saber que o baile surgiu no mundo como uma técnica de meditação.
O baile inicialmente não era baile: este devia alcançar um êxtases onde o bailarim desaparecia e só ficava o baile, sem ego, ninguém manipulando, o corpo fluindo espontânea-mente.
Não é necessário encontrar uma outra meditação. O baile mesmo se converte em meditação se o bailarim some… todo o ponto consiste em como fazer-se desaparecer.”

O Intensivo de Meditações para o Ser URBANO – OSHO NÃO MENTE tem como objetivo primordial a expurgação do lixo mental e emocional instaurado dentro de cada ser, acumulado pelo convívio constante na sociedade urbana.

Através das diversas meditações e exercícios dinâmicos propostas por o Mestre Indiano OSHO e pelo facilitador, após dos diversos processos de expurgação, chegaremos em momentos de vivenciar a nossa própria essência e descobrir a nossa própria música, nossa dança, nosso riso, nosso choro, enfim o Nosso Ser; estabelecendo assim o ponto culminante do processo no próprio estado meditativo de forma passiva.

O evento será realizado na cidade de Lucena, na CASA HOLÍSTICA ADONAI EMMANUEL, rodeado de natureza, longe da habitual poluição sonora, podendo ser utilizados diversos ambientes naturais, para o desenvolvimento das atividades.

No dia sábado 24 de Novembro, tendo inicio às 8:00hs e finalizando as 20:00hs. Possibilitando a realização de diversas meditações (dinâmicas e passivas) e compartilhando as experiências vividas.

As vagas serão limitadas em 20 pessoas para o melhor desenvolvimento das dinâmicas e aproveitamento dos espaços físicos.

Investimento:
Até dia 15 de Novembro R$100,00
Após dia 15 de Novembro R$ 120,00 (20% acréscimo s/reserva)

O investimento inclui a participação de todas as atividades e lanches naturais que serão oferecidos entre as meditações da manhã e da tarde.

No horário do almoço realizaremos um intervalo para compartilhar de um almoço cooperativo onde cada participante levará um prato de comida natural-vegetariana, para ser compartilhada com o grupo todo.

Obs: Os alimentos devem ser sem carne de nenhum tipo, para não interferir nos processos trabalhados nas meditações.

Informações e Inscrições:
(83) 8786.8584
(83) 8707.3137
(83) 9950.0777
E-mail: jmjantus@yahoo.com

– O que são as Meditações Ativas de Osho?
O Mestre Osho é um místico indiano contemporâneo que se apercebeu que o Homem Moderno é o “bicho mais irrequieto” do mundo. Assim nos anos ’60, iniciou uma nova consciência alquímica, uma ciência de transformação através de diversas técnicas, exercícios e meditações dinâmicas e passivas para nós pudéssemos experimentar aquilo a que se chama “Meditação”.
“O homem moderno está tão carregado de preconceitos, ansiedades e medos do dia a dia que deve atravessar um profundo processo de limpeza antes de ter a esperança de descobrir o estado relaxado e sem pensamentos da Meditação”.
Meditação não é algo que se possa “fazer” ou “forçar” a acontecer. Meditação é um estado de “Não-Mente” que surge naturalmente se estivermos predispostos para tal. Para isso podemos preparar o “terreno” (Corpo-Mente) para que este se torne mais flexível e “puro” e assim o estado de não-mente (Meditação) surja.
Osho desenvolveu diversas técnicas que ajudam a preparar o Corpo-Mente para que a Meditação surja. Estas técnicas vão desde a catarse, à dança e expressão corporal, vocalização de mantras, relaxamento profundo, etc…
As Meditações Osho têm a duração de uma hora e estão divididas em várias fases. Estas Meditações são técnicas para desenvolver um estado de profundo relaxamento e clareza mental que nos pode levar a entrar no estado de não-mente (meditação profunda).

– Condições físicas e psicológicas para participar
Será necessário ter disponibilidade física para que possamos experimentar as Meditações Osho porque quase todas exigem o uso do corpo. No entanto cada participante apenas poderá “dar” o que tiver, ou seja, se tiver alguma limitação física irá respeitar o seu corpo e fazer o que puder.
Os participantes devem estar psicologicamente equilibrados para que possam desfrutar totalmente da prática.

– Há assim tantas formas de Meditação?
Tudo pode ser considerado como Meditação, desde que seja feito com Consciência Alerta.
As técnicas mais tradicionais e antigas de Meditação foram desenvolvidas para um tipo de ser humano que quase já não existe. Os tempos eram diferentes, as culturas eram diferentes, o ritmo de vida e a sociedade eram completamente diferentes.
Hoje em dia será difícil (para a maioria das pessoas) apenas sentar e fechar os olhos desfrutando da respiração. Por isso Osho desenvolveu técnicas cientificamente testadas em milhares de pessoas ao longo de vários anos que provaram ser extremamente eficazes e rápidas a induzir um estado de meditação.

– A partir de que idade seria aconselhada praticar Meditação?
A idade ideal, segundo Osho, seria a partir dos 12 anos.

– Basicamente, o que é que se vai passar?!

Este encontro é, acima de tudo, uma experiência pessoal, no entanto o ambiente será bem relaxado e descontraído porque a nossa abordagem à meditação não é algo de muito sério, mas sim algo de criativo e prazeroso. Teremos oportunidade de partilhar as nossas experiências durante o dia, trocar idéias, conviver, rir e experimentar momentos de Silêncio que tanto nos fazem falta para nos sentirmos mais integrais, centrados e felizes.

Coisas a trazer para o encontro:
– roupa larga e confortável para não haver restrição de movimentos.
– um prato de comida vegetariana para compartilhar num almoço coletivo com todos os participantes e frutas para os intervalos.
– uma venda ou tecido para tapar os olhos.
– uma pequena almofada para sentares mais confortável.
– muito boa disposição ;)

– Quem é o facilitador?

Juan Manuel Jantus é nativo da Cidade de Buenos Aires – Argentina reside no Brasil desde o ano 2002, casado com Michele de França Evangelista com a qual possuem quatro filhos, atualmente residem na cidade de João Pesssoa-PB.

Criado em berço terapêutico holístico e ecumênico, se formou como professor de educação física, psicomotricidade e esportes, e seguidamente começou a sua carreira de terapeuta holístico e integrativo, tendo o primeiro contato com as danças circulares sagradas e meditações dinâmicas de OSHO e foi iniciado no ano 2000 no Reiki e nos estudos do Calendário Maia e no Sincronário da Paz.

No ano 2001 começou a sua peregrinação de mochileiro doando Reiki e mapas astrais maias por onde passava, no dia 02-02-2002 ingressa no Brasil e participa do Foro Social Mundial em Porto Alegre onde é iniciado no nível II de Reiki e parte para Salvador Bahia, logo para a Chapada da Diamantina onde trabalha arduamente e recebe a benção de aprender o Sistema de Cura Consciente e finalmente chegando em João Pessoa onde é iniciado como no nível III de Reiki e posteriormente no nível Mestre dos Mestres em Reiki nos sistemas Usui, Osho e Tibetando, e nas iniciações do Karuna Reiki nível II e no sistema Reiki Om Rom de Cura Quântica, com a Mestre em Reiki Ruth de Paula, seguidamente realizou a formação em Florais de Saint Germain, neste momento é convidado para trabalhar no Encontro para a Nova Consciência (Campina Grande) onde consagra o Santo Daime pela primeira vez na sua vida no dia 03-03-03 e volta para JP onde começa a estudar diversos conhecimentos como Feng Shui, Cromoterapia, Cristaloterapia, Radiestecia, Do-In e Reflexologia e realizando o processo de 21 dias de Viver de Luz no qual permanece dois meses vivendo de luz e logo tem seu segundo encontro e com o Santo Daime, com a ONG Apôitchá e com a sua futura esposa em Lucena-PB onde decide ajudar e aprender e desenvolver o trabalho de arte-educador, permacultor e terapeuta holístico, com crianças, jovens e com droga dependentes, com base na pedagogia Waldorf de Rudolf Stainer, da pedagogia construtivista e da pedagogia da cooperação juntamente com as danças circulares sagradas onde recebeu inúmeras formações por parte da Ong.

No mesmo tempo, assumiu a responsabilidade com Soldado da Rainha da Floresta e fardou-se dentro da Igreja do Santo Daime, onde também estudou sobre o Espiritismo, aprofundou seus estudos na filosofia dos Vedas, do Xamanismo, das Medicinas Sagradas e de muitos outros conhecimentos inseridos nesta Divina Doutrina.Em 2009 realiza o Curso de Florais da Amazônia com a sua canalizadora Maria Alice Campos Freire (Vovó da Terra).Neste tempo viajou para diversas regiões do nordeste brasileiro, São Paulo e na sua cidade natal realizando cursos de Reiki e grupos de Calendário Maia.No ano de 2010 da abertura a Casa Holística Adonai Emmanuel promovendo cursos de Reiki, encontros holísticos, retiros espirituais entre outras diversas atividades espiritualistas.Em 2011 e 2012 é contratado pela Funjope (Fundação de Cultura de João Pessoa) para realizar Oficinas de Danças Circulares Sagradas no Clube da Pessoa Idosa em JP. Realiza o curso e iniciação na técnica Theta Healing (cura em estado Theta), após esta iniciação e é chamado para fazer parte de Grupo EQUILIBRE-SE de Terapeutas Holísticos realizando e participando de diversos encontros, eventos e retiros holísticos e espirituais até a data.

Data: 24 de novembro

Hora: 8h às 17h

– Local: Casa Holística Adonai Emmanuel

Rua São Francisco de Assis S/N – Lagoa dos Homens – Lucena/PB. (Enfrente a Organização Não Governamental (ONG) APÔITCHÁ).

– Como chegar? Existem duas opções:

A. Por Cabedelo: Tomando o ÔNIBUS para CABEDELO ou CARRO ALTERNATIVO, descer no ponto para ir à BALSA, andar 5 ruas até a BALSA (os horários são a cada hora 6:00, 7:00, 8:00, etc.) é bom tomar a de 6:00hs, fazendo a travessia chegasse a Costinha de Lucena, pode-se tomar um CARRO ALTERNATIVO ou MOTO-TAXI, o mais recomendado é o último que terá um custo de R$5,00 e vai direto até a ONG APÔITCHÁ, o ALTERNATIVO custará R$12,00 e o ÔNIBUS deixará ainda a 2KM aproximadamente (não é recomendado para vir pela primeira vez).
Vindo de carro é simplesmente seguir direto sempre todo o caminho até a Praça de Lucena, onde girará para esquerda, fará aproximadamente 7 ruas e chegara até a Panificadora Gouveia Ramos, girará para direita entrando uma rua de barro e seguirá em frente todo o tempo até chegar de frente na granja Recanto do Jacaré, girará para esquerda e atravessará sem problemas uma ponte de madeira, seguindo em frente pelo único caminho chegará até a ONG APÔITCHÀ onde estará esperando o facilitador.
B. Pela BR-025 caminho para NATAL: de ÔNIBUS que é pego na TERMINAL RODOVIARIA – LINHA SANTA RITA tendo um único horário ou de CARRO PARTICULAR seguindo pela BR tem a entrada à direita para LUCENA, deve-se seguir este caminho em frente sem entrar em nenhuma cidade ou rua até chegar à cidade de Lucena que será reconhecida pelo Posto de Gasolina e enfrente a este a Unidade Mista de Lucena, seguindo em frente mais uma 7 ruas se chegará até a Panificadora Gouveia Ramos e se fará o giro para esquerda, a continuação se seguirá o mesmo trajeto descrito anteriormente.




Leave a comment