Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Exposição no Murillo La Greca conta a história da dança no Recife. Em cartaz até 01/09!

Exposição no Murillo La Greca conta a história da dança no Recife. Em cartaz até 01/09!

dança
O museu Murillo La Greca inaugurou no dia 15/08  a exposição “Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança”. A mostra ficará em exibição até o dia 01 de setembro e reencena iniciativas artísticas, políticas e de formação de alguns dos artistas e agentes da dança no Recife da década de 80 a partir de fotos e documentos históricos. Esta é a primeira ação comemorativa promovida pelo RecorDança pelos seus 10 anos de atividades. Foi exatamente em 15 de agosto, uma década atrás, que nascia o trabalho do acervo. A ação faz parte do projeto “Imagens e Histórias da Dança nos Anos 80”, incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura – Funcultura. A entrada é gratuita.

A exposição “Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança” apresenta diferentes movimentos que ocorreram na década de 80, com imagens e histórias da atuação política e dos esforços de profissionalização da Associação de Dança do Recife e do Conselho Pernambucano de Dança; bem como da produção artística de espetáculos de dança como Piazzolada (1983), O Anjo Azul (1983), A Toda Prova (1984), Senhora dos Afogados (1985), Quadros Vivos (1986), que promoveram diálogo e parcerias com artistas do Teatro, da Literatura, das Artes Visuais, da Música etc.

Essas histórias são reveladas, principalmente, a partir do olhar de três fotógrafos que registraram a dança nesse contexto: Breno Laprovítera, Bosco Accetti e Marcos Araújo. Imagens que estarão em composição com outros documentos históricos catalogados pelo acervo, como programas de espetáculos, cartazes, documentos institucionais, matérias de jornal e trilhas sonoras. Uma exposição que propõe um ambiente interativo, propondo movimento para os seus espectadores, criando espaços cênicos fictícios, a materialidade de adereços, emolduramentos que realçam aspectos plásticos das cenas documentadas e visam proporcionar relações sensitivas – visuais, tácteis, auditivas – com os documentos em exposição. Uma proposta de movimentos no presente a partir de artefatos do passado.

ACESSIBILIDADE – Com o intuito de ampliar o acesso a diferentes públicos, a exposição tem entrada gratuita e conta com diferentes ações educativas. Uma delas é a articulação com escolas da rede pública municipal para levar estudantes para conhecerem a exposição. Essa ação está sendo feita em articulação com o projeto Bairro Escola, da Prefeitura do Recife, que vai levar cerca de 480 alunos, da 7ª e 8ª série de seis escolas da rede municipal. Tanto os estudantes das escolas, como o público geral da exposição poderá fazer visita guiada acompanhada por profissionais do educativo do Museu Murillo La Greca, por arte-educadores do Acervo Recordança e por estudantes dos cursos de Dança e Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco.

A exposição também vai contar com um educativo inclusivo, que vai oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, com a presença de um mediador inclusivo e um intérprete de libras. O educativo inclusivo vai funcionar de 16 a 18 de agosto e de 23 a 25 de agosto.

OFICINA – Outra iniciativa da exposição será a realização da oficina “RecorDança – Presente e passado: movimentos e alteridades”, ministrada pelas pesquisadoras Ailce Moreira, Elis Costa e Taína Veríssimo. A oficina vai trazer para discussão o conteúdo da exposição e colocar em diálogo com a realidade da dança hoje, a partir de dois eixos: articulação política e movimento estético. A oficina vai acontecer no domingo, 31 de agosto, das 14h às 17h. A inscrição é gratuita e poderá ser feita por meio de e-mail: recordanca@associacaoreviva.org.br

O Acervo é uma tentativa de juntar histórias, reescrevê-las e colocá-las a disposição para que outras pessoas possam conhecer. Umas emocionam, outras trazem nostalgia, e todas tem sua importância e seu lugar no mundo. O desafio do Acervo RecorDança, quando criado há 10 anos, foi trazer a tona parte dessas histórias que estavam guardadas nos corações e nos armários dos artistas que construíram o cenário da dança em Pernambuco. E com uma década de dedicação ao trabalho de memória, o RecorDança constitui hoje um acervo com diversificados registros sobre a dança pernambucana e com atividades de difusão dessa história pelo país, e pelo mundo.

Em agosto de 2013, o RecorDança inicia as comemorações de seus 10 anos. Foram anos de entrevistas; digitalização e catalogação de vídeos, fotos, programas, cartazes, anotações, documentos históricos, jornais; publicação desses documentos em um site; publicação de catálogos; realização de palestras e mostras de vídeos; publicação de artigos e muitas outras atividades promovidas por diferentes equipes de pesquisadores que passaram pelo Acervo. Uma história dentro de outra história, e que hoje representa um dos acervos de dança mais conhecidos do Brasil.

RECORDANÇA – O RecorDança é um acervo que reúne fotos, vídeos e informações sobre artistas, grupos e espetáculos de dança produzidos em Pernambuco desde 1970 até os dias de hoje. O acervo foi inaugurado em 2003, sendo um dos pioneiros no Brasil na área de dança. Hoje, o acervo conta com uma equipe de oito pesquisadoras que se dedicam diariamente a catalogar, organizar, pesquisar e disponibilizar para o público as entrelinhas da história da dança pernambucana. Atualmente o acervo disponibiliza gratuitamente em seu site (www.recordanca.com.br) mais de 1000 fotos, 200 vídeos, 60 biografias, 13 históricos de grupos e 200 fichas de espetáculos referentes à criação de dança local.

Dentre suas atividades o acervo já promoveu a realização de duas publicações impressas com artigos históricos e com lista de seu catálogo de vídeos; distribuiu exemplares do acervo de vídeos para instituições culturais e de ensino do Brasil (UFPE, UFPB, Itaú Cultural, Acervo Mariposa) e do exterior (Acervo de Dança Colônia, na Alemanha). Além de realizar seminários, palestras, mostra de vídeos e outras ações que promovam a difusão da história e do pensamento dança produzido no Brasil. Um trabalho que desde o início tem sustentação a partir da Associação Reviva, que administra e realiza os projetos do acervo.

SERVIÇO:
Exposição Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança
Comemoração dos 10 anos do Acervo Recordança
Lançamento: dia 15 de agosto, às 20h
Local: Museu Murillo la Greca

Funcionamento da exposição
Data: De 15 de agosto a 01 de setembro
Horários: De terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h.

Dias para visitações com educativo inclusivo : de 16 a 18 de agosto e de 23 a 25 de agosto (sex, sab e dom)

Local: Museu Murillo La Greca
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim, Recife – PE
Fone: (81) 3355.3129

Oficina Presente Passado Movimento
Data: domingo, 31 de agosto
Horário: das 14h às 17h
Local: Museu Murillo La Greca
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim, Recife – PE
Inscrições pelo e-mail: recordança@associacaoreviva.org.br

Leave a comment