Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • Encontro de Constelação Familiar, com Silvana Milet, dia 16/12

Encontro de Constelação Familiar, com Silvana Milet, dia 16/12

Constelação Familiar é um método terapêutico que compreende o ser humano a partir do pensamento sistêmico, no qual ele não é visto como um ser isolado, mas como alguém que tem uma história e que atua através dela. Na visão sistêmica, todos os integrantes da família estão interligados entre si, como também ao seu sistema de referência como costumes, mitos, tabus e segredos familiares.

A Constelação Familiar facilita a visualização espacial e corporal de algumas dinâmicas que ligam a pessoa ao seu sistema de referência. Quando estas dinâmicas estão ligadas à pessoa de uma forma disfuncional promovem emaranhamentos sistêmicos, podendo limitar as possibilidades de ação e desenvolvimento pessoal, como também impedir a estruturação da vida de uma forma positiva. É um método que permite trazer uma luz para a compreensão de muitos problemas e conflitos familiares como: problemas entre casais, dificuldades entre pais e filhos, medos, depressão, envolvimento com drogas, cansaço ou fatiga crônica, fobias, doenças sem explicação entre muitos outros. Com a Constelação também podemos olhar as dificuldades relativas ao trabalho e aos negócios.”

Encontro de Constelação Familiar
com Silvana Milet Martins na Casa de Estudos Biográficos
Dia 16 de dezembro, das 8:45 às 13:30 (domingo)

Os interessados em fazer a sua constelação devem reservar as vagas antecipadamente, pois por encontro apenas duas pessoas serão consteladas.

O investimento é de R$ 185,00 para quem vai fazer a sua constelação e os demais participantes colaboram com o valor de R$ 20,00 para assistir ou participar das constelações dos outros.

Inscrições, reservas e informações: 9603-0888 e 8785-1958.
A confirmação da reserva ocorre com o pagamento de 50% da constelação.

Endereço:
Rua Virgíneo Oliveira, 230, Poço da Panela.
Como chegar:
Indo pelo 17 de Agosto, sentido cidade-subúrbio, depois do sinal da Praça de Casa Forte entra 1ª a esquerda e depois 3ª a esquerda.

Silvana Milet Martins é pós-graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela UFPE e concluiu a Formação Internacional em Constelação Sistêmica pelo Hellinger-Institut Landshut da Alemanha.

Saiba mais sobre a Constelação Familiar:

A Constelação é uma técnica terapêutica desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, a partir do entendimento sistêmico e da junção de três abordagens terapêuticas: o psicodrama, a escultura familiar e os vínculos invisíveis. É uma forma de terapia breve, orientada pelas soluções e dinâmicas que surgem a cada momento na dinâmica terapêutica. Pode ser trabalhada em grupo ou individualmente em consultório.

A colocação da Constelação permite recriar espacialmente a dinâmica familiar. Quando é trabalhada em grupo, algumas pessoas presentes representam membros da família e “o problema” apresentado ao terapeuta. A visualização espacial da dinâmica familiar favorece uma melhor percepção de onde “vem o problema” que está nos afligindo. Muitas vezes, temos sentimentos e sensações nos angustiando que, não necessariamente são nossos, são “adotados” de outros familiares devido às disfunções e emaranhamentos familiares com os quais estamos identificados. A partir disto, agimos inconscientemente, repetindo histórias de fracasso ou frustrações de outros membros da família.

É importante salientar que ao nos libertar destes emaranhamentos e interferências, também estaremos favorecendo a libertação de todos os nossos familiares descendentes e ascendentes. Assim, podemos dizer e perceber que a nossa felicidade não é um assunto particularmente nosso, uma vez que, todos os nossos antepassados e todas as gerações futuras estão em nós.

“O amor faz os relacionamentos darem certo”

A Constelação Familiar parte da premissa que “o amor faz os relacionamentos darem certo”. O papel do terapeuta facilitador da Constelação Familiar é promover mudanças na dinâmica familiar de forma a favorecer uma nova estrutura e dinâmica familiar onde o AMOR possa circular de forma harmoniosa entre os familiares.

Existem três necessidades fundamentais que atuam nos indivíduos e nos relacionamentos, as quais precisam ser olhadas e respeitadas para que o AMOR possa fluir no sistema familiar; são elas:

– Necessidade de pertencimento ou de vínculo;
– Necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber;
– Necessidade de segurança ou ordem social;

Os relacionamentos podem ser considerados bem sucedidos quando essas três necessidades básicas são atendidas de forma equilibrada, pois favorecem o fluir do amor entre os familiares. Quando estas necessidades estão em desequilíbrio, os relacionamentos passam a ser problemáticos e destrutivos e é a partir deste desequilíbrio que ocorrem os problemas de emaranhamentos e perturbações familiares.

Algumas vezes as perturbações são percebidas em várias gerações, criando dificuldades e limitações nas pessoas e nos seus relacionamentos. Assim, podemos repetir o destino de algum membro da família que foi esquecido ou enganado ou não foi reconhecido o seu direito de pertencer ao sistema familiar. Esse é um processo de autorregulação que acontece involuntário e inconscientemente. Através da Constelação Familiar, estas situações podem ser elucidadas e as confusões causadas por estes emaranhamentos poderão ser esclarecidas e resolvidas de modo que o AMOR possa novamente fluir entre os membros da família.

1 Comments

Leave a comment