Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!
  • Facebook
  • Twitter

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Curso de Teatro Piancó tem início em abril no Recife

[AGENDA PE] Curso de Teatro Piancó tem início em abril no Recife

O ator e diretor  de teatro Júnior Aguiar inicia no dia 1 de abril de 2019 uma nova turma do ‘Curso de Teatro Piancó – O despertar do artista’. Os encontros serão realizados nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, nos meses de abril, maio e junho, na Maumau, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife. O curso é voltado para atores e não atores.

Serão 25 encontros pedagógicos-criativos com abordagem progressista, visão holística, valorizando o ensino com pesquisa. Durante o processo serão estruturadas montagens de espetáculos solos ou performances dentro das propostas desenvolvidas por cada participante. Também está previsto quatro dias de retiro/residência na Casa de Xamanismo Centro da Terra, na região serrana de Aldeia, para uma imersão criativa integrando delicada gastronomia, contato com a natureza dentro de uma reserva de mata atlântica e acolhedora hospedagem.

“O nome do curso, remete ao idioma tupi-guarani, cuja palavra PIANCÓ, significa “pássaro que canta”. O curso tem como subtítulo, a expressão “O despertar do artista”, termo preciso para descrever o que os alunos/participantes irão vivenciar. O objetivo principal é despertar o o autoconhecimento artístico de cada pessoa, fazer a sua “inspiração” ressoar como um canto integrando o EU (dimensão psicológica), a Pessoa (dimensão ética), o Cidadão (dimensão política) e o Sujeito (dimensão filosófica) de cada participante”, explica Júnior Aguiar.

Na ementa, é valorizada a arte e a educação como elementos norteadores; os participantes irão averiguar a estrutura e o processo dos elementos fundamentais que constituem um projeto de pesquisa artístico e um processo de criação cênico/performativo; visão panorâmica dos tópicos relevantes da História do teatro e de algumas teorias fundamentadas na cena moderna; enfim, cada aluno/artista irá usar o teatro como forma de comunicação, diálogo e encontro com a sociedade, para, por fim, vislumbrar linhas e tendências para o teatro contemporâneo que desejamos apresentar.

O curso atende a quem busca novas experiências pedagógicas, iniciando ou aperfeiçoando sua formação profissional, mesmo atuando em outras áreas, investindo na sua capacitação por preço bastante acessível. Combater a timidez, a ansiedade e a procrastinação. Receber certificação para currículo e portfólio.

FACILITADOR
Júnior Aguiar –  Jornalista, diretor, ator e pesquisador da área de Comunicação Social, habilitado em Jornalismo, especializado em Docência no Ensino Superior. É o coordenador pedagógico da Casa de Xamanismo Centro da Terra. Com 38 anos de idade, e 24 anos de carreira no teatro, fundou com outros artistas, em 2008, o Coletivo Grão Comum, com vasto repertório de espetáculos premiados e apresentados no Brasil e no Exterior. Desenvolveu a pesquisa da Trilogia Vermelha, no qual encenou e atuou nos três espetáculos. As obras tiveram grande repercussão por redimensionar a importância da vida e obra de três emblemáticos nordestinos mundialmente reconhecidos: o cineasta baiano Glauber Rocha, o educador pernambucano Paulo Freire e o bispo cearense Dom Helder Camara. Atualmente, desenvolve a criação do espetáculo BREU, com texto Geraldo Maia e direção de Asaías Rodrigues e exerce a mediação do Curso de Teatro Piancó – “o despertar do artista”. Em 2017, convidado pelo SESC, ministrou dentro das comemorações da 10º Mostra Capiba de Artes, a oficina O Solo do Ator: o que você tem a dizer?

CURSO DE TEATRO PIANCÓ – “O DESPERTAR DO ARTISTA”, com Júnior Aguiar
Abertura: 1 de abril de 2019
Dias dos encontros: Segundas e quartas-feiras dos meses de abril, maio e junho de 2019
Horário: 19h às 22h
Investimento mensal: R$ 150 reais

Dados bancários para pagamento:
Banco Bradesco
agencia – 0291-7
conta – 007.9787-1
Genésio Gomes de Oliveira Júnior

INSCRIÇÕES MAIS INFORMAÇÕES
81 99921-5666 (Aguiar)
aguiarecife@hotmail.com

Leave a comment