Vivências arteterapêuticas ‘Caminhos de Autoconhecimento através do Tarot’, com Ivan Ferreira
O arteterapeuta Ivan Ferreira oferece no Espaço Gerar,em Casa Forte, vivências arteterapêuticas individuais tendo como centro o Tarot de Marselha e outros instrumentos de iluminação (Tarot Xamânico, Caminhos Sagrados, Osho e Tarot Pessoal).
São oferecidas as seguintes vivências individuais:
1. Atendimentos agendados*
(mapa tarológico, cruz celta, vivência dos caminhos indicados pelos septenários) – 60 reais
2. Processos de autoconhecimento ** – 80 reais
3. Iniciação ao tarot *** (incluindo processos de autoconhecimento) – 100 reais
* Os atendimentos devem ser agendados antecipadamente.
** Só após os primeiros atendimentos é que será definido o acompanhamento
*** Só será definido durante o caminhar do processo.
SERVIÇO
Vivências arteterapêuticas ‘Caminhos de Autoconhecimento através do Tarot’
Local: Gerar Arteterapia e Bem-Estar: Rua Jorge de Albiquerque, 103, Casa Forte, Recife/PE
Horário: disponível em todos os turnos de segunda à sábado, com agendamento prévio
Telefones: (81) 99528.2750/ 98736.1109
E-mail: ban76@hotmail.com
COMO O TAROT É VISTO NESTA PERSPECTIVA
Por Ivan Ferreira
O TAROT COMO INSTRUMENTO DE AUTOCONHECIMENTO tem uma base Junguiana, um trabalho focado nos arcanos maiores e sua função arquetípica. O tarólogo nesta perspectiva não interpreta os símbolos, utiliza os arcanos maiores enquanto força catalizadora para que o próprio cliente descubra que rede de símbolos o inconsciente encontra espaço através das lâminas para se apresentar. É uma técnica muito generosa, que se torna uma chave importante quando bem utilizada. Muitas vezes o cliente chega ao atendimento sem conseguir falar uma palavra e é com os arcanos que encontra a tradução para como está se sentindo. Às vezes, acontece de ser uma produção simbólica que surge a partir de um arcano, ou através do fenômeno da sincronicidade (ligado a abordagem Junguiana), os arcanos maiores se apresentam em sonhos e jogos dando clareza ao processo.
Nessa perspectiva, aborda-se o Tarot numa camada mais profunda ligada a psi, ao inconsciente coletivo e a sincronicidade, o trabalho centra no processo do consulente.
“Uma viagem pelas cartas de tarô, primeiro de tudo, é uma viagem às nossas próprias profundezas.”
É o princípio primordial para quem deseja criar intimidade com esse instrumento tão precioso. O Tarot de Marselha é a jornada do homem na terra, o livro da vida, ingressar numa aventura pessoal com essa chave é mergulhar profundamente não só num conteúdo psíquico, mas avançar para uma dimensão transpessoal. Sua ação é muito curativa em muitos níveis. São 22 mistérios, um livro pictórico que revela o homem e a humanidade em camadas muito profundas.
É um tempo que grita por energias de cura, por vivências e instrumentos que facilitem para que o ser humano esteja mais próximo de sua verdade pessoal.