Unipaz/PE promove ‘II Encontro de Saúde Integral – Cuidar do Ser reconexão com a Vida’, de 12 a 14 de abril
‘II Encontro de Saúde Integral – Cuidar do Ser Reconexão com a Vida’ será o tema do primeiro seminário da Formação Holística de Base 2013 da Unipaz Pernambuco, que acontece nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, na sede da instituição, na Rua Enéas Lucena, 244, Rosarinho, Recife, Pernambuco. A palestra de abertura será feita na sexta-feira (12), às 19h, pelo Doutor Celerino Carridonde, que falará sobre ‘A Melodia do Corpo na Visão da Saúde Integral’. Em seguida serão realizadas práticas de Jin Shin Jyutsu, arte milenar de auto-massagem.
O evento terá prosseguimento no sábado, 13, às 8h, com palestra sobre ‘A Saúde da Mente nas Diversas Fases da Vida’. Nessa abordagem, o médico e pesquisador Celerino Carriconde falará sobre Alimentação Natural como alimento do corpo e da alma. No transcorrer do dia, os participantes terão a oportunidade de participar de roda de danças circulares e participar de vivência na área “transpessoal” sobre a importância da consciência na preservação da Saúde Integral. No final do dia de trabalho, está incluída uma meditação, aprofundando o tema ‘ O Amor como instrumento de Cura’.
No domingo, 14/04, das 8h às 10h, serão realizadas práticas de yoga, palestra com o tema ‘Apocalipse – o Salto Quântico da Humanidade’ e práticas de Biodança, facilitando o tema ‘O Prazer de Viver’.
Segundo a psicóloga e uma das coordenadoras da Unipaz Pernambuco, Leila Albuquerque, a abordagem holística transdisciplinar oferecida pela Unipaz “oferece um olhar e escuta acolhedores sobre o ser humano nas suas dimensões física, psíquica, consciencial e essencial, que na busca da sua inteireza restabelece a conexão com os processos sutis de re-harmonização com a vida”.
As inscrições sobre o seminário podem ser feitas na sede da Unipaz Pernambuco, ou pelos telefones: 32442742 e 97251415. O site para informações é o www.unipazrecife.org.br.
Celerino Carriconde
Celerino Almeida Carriconde nasceu em Arroio Grande-RS. Estudou Medicina na Universidade Católica do Paraná – Curitiba, mestrando em Medicina Comunitária e Epidemiologia – Queens Univesity – Kingston – Canadá. Fez vários cursos relacionados com a temática de plantas medicinais na Inglaterra, em Cuba e na India. É sócio- fundador do CNMP em 1988, onde exerce o papel de coordenador executivo. É ex-vice-presidente de Fitoterapia do Estado de Pernambuco (1994-96) e ex-membro da Comissão Nacional de Assessoramento em Fitoterápicos (CONAFIT) (1998 a 2001). Publicou diversas cartilhas e manuais sobre o uso de plantas medicinais na atenção primaria à saúde e em 1995 publicou o livro Plantas Medicinais e Alimentícias. Pesquisa sobre plantas medicinais para o boletim De Volta As Raízes, publicado desde o ano 1986. Desde os anos 1981 realiza assessoria a diversos grupos populares e consultoria sobre a temática de plantas medicinais e atenção primaria à saúde.
O que é o Jin Shin Jyutsu
Uma arte de cura milenar, que promove saúde e bem-estar, por meio de posturas com as mãos e toques suaves em áreas do corpo, onde a energia vital se concentra. Assim é definido o Jin Shin Jyutsu, sabedoria que foi resgatada através dos estudos do Mestre Jiro Murai no Japão, no início do século XX. Quem fala sobre isto e ainda facilitará exercícios dessa prática durante o seminário, Maria do Rosário Andrade, terapeuta da Unipaz, assegura que o Jin Shin Jyutsu desperta bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula nossa capacidade natural de regeneração. Ele também é considerado um valioso complemento para a Medicina convencional, a prática promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do stress, fator desencadeante de muitas doenças do homem moderno, segundo explica a terapeuta. Maria do Rosário Andrade é Practitioner, Instrutora de Cursos de Auto-Aplicação, Organizadora dos Cursos de Jin Shin Jyutsu, pela Jin Shin Jyutsu Inc, com sedeem Scottsdale, Arizona, Estados Unidos e Terapeuta Floral.