[SEXO, AMOR E TERAPIA] A Psicologia Corporal e a Sexualidade

| Por Rafaela Abreu |
Para início de conversa, não é possível dissociar o corpo da sexualidade. Devido a isso, quando pensamos em um conceito de Psicologia Corporal, em última instância será uma terapia voltada para sexualidade.
Sexualidade, em um conceito bem amplo, desde o nascimento do sujeito, até sua condição de vida atual, permeia todos os aspectos do ser e não se restringe apenas ao ato sexual em si, mas toda relação da pessoa com sua pulsão de vida.
Em termos conceituais, podemos inferir causas de adoecimentos físicos e psíquicos no que tange à relação do sujeito com o seu corpo e suas relações com as pessoas através da leitura corporal e a escuta da fala.
O corpo tem uma linguagem própria e está em permanente comunicação com o mundo externo. Cabe ao sujeito aprender como dialogar com ele.
Costumo dizer que o corpo é um oráculo poderoso e saber como usá-lo pode servir como guia na tomada das decisões da vida. Tudo isso, a partir das sensações produzidas por ele. O corpo é sábio e jamais mente, ao contrário da mente que produz conteúdos fantasiosos e nos confunde com suas diversas estruturas psíquicas.
Sim, a mente é complexa e o corpo é simples. Assim, a Psicologia Corporal, fazendo uso da linguagem do corpo, pode acessar mais rapidamente os conteúdos e consequentemente ajudar a promover alívio, bem-estar e compreensão sobre as dinâmicas ocultas em cada cliente.
CONTATOS
E-mail: rafaeladeabreupsicologia@hotmail.com
Site: www.metodomahadevi.com
Instagram: @metodo_mahadevi / @rafaeladeabreu.psi