Rio Tapajós está ameaçado pela construção de uma enorme usina hidrelétrica
Um desastre ambiental está prestes a acontecer. O Tapajós é um dos últimos grandes rios da Amazônia livre de barragens. Mas, se depender do governo brasileiro, ele terá não apenas uma, mas 43!
A consequência? A extraordinária biodiversidade da bacia do rio Tapajós estará em risco. Espécies como o boto cor-de-rosa, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira estarão ameaçadas. Sem falar da abertura de mais um imenso canteiro de obras no coração da Amazônia, a expansão do desmatamento e a chegada de problemas sociais, como já vimos acontecer em outros projetos, como o de Belo Monte.
O povo indígena Munduruku, que vive e protege o Tapajós há muitas gerações, levou sua mensagem para o mundo: “Barre a barragem. Mantenha o rio Tapajós vivo!”
Há três décadas, os Munduruku lutam contra as barragens no rio Tapajós. Mas eles precisam da ajuda de milhares de brasileiros erguendo suas vozes por um Tapajós vivo. Apoie essa luta.
Essa pode ser a maior briga ambiental atual no Brasil. Ainda podemos parar a barragem do Tapajós, mas para isso vamos precisar fazer muito barulho.
Você pode ajudar a manter o Tapajós vivo ao juntar sua voz em favor deste ecossistema único e frágil para protegê-lo antes que seja destruído. Precisamos combater a construção do complexo hidrelétrico do Tapajós e exigir mais investimentos em fontes renováveis e verdadeiramente limpas de energia, como a solar. Além de não destruir a Amazônia, elas podem garantir a todos nós mais autonomia na geração de energia.
Assine a petição pelo Tapajós vivo: http://www.tapajos.org/
