Exposição ‘PorContato’, do Projeto FotoLibras, em cartaz no Centro Cultural dos Correios, até 26 de novembro
Está em cartaz até o dia 26 de novembro, no Centro Cultural Correios, a exposição ‘PorContato’ que reúne 73 fotografias do FotoLibras, projeto de fotografia participativa com surdos que utiliza a fotografia como meio de expressão e comunicação. A Exposição também reflete sobre os processos que o projeto viveu e que “resultaram numa apropriação orgânica e muito determinada da fotografia que nos ajuda perceber que a ‘voz’ lançada nas imagens não é puramente um ato de observação, mas de uma grande tomada de consciência de fazer deste exercício imagético de vocalização um ato político de comunicação, arte e ruído”, explica os curadores do projeto, Rachel Ellis, Vladia Lima, Mateus Sá e Eduardo Queiroga, do grupo Gema.
Mais do que a ideia de um panorama que engloba, a exposição trabalha com distintos olhares, com a diversidade da diferença, cada um revelando um pouco do processo de convivência com a fotografia. Foge-se de uma tentativa de organizar as imagens dentro de um tema ou bloco ou de apresentar as fotografias como algo mais próximo da representação verdadeira do olhar da(s) comunidade(s) surda(s). Aqui a história é polifônica, com muitas vozes e discursos dissonantes, e pouca ou nenhuma certeza sobre tudo e nada, se não o fato que uma fotografia se faz pelo e por contato.
A exposição conta com agendamento de grupos, educativo e visitas de pessoas que precisam de acompanhamento de audiodescrição. ‘Por contato’ é uma realização do FotoLibras e Gema, com apoio do Centro Cultural Correios e patrocínio dos Correios e do Governo Federal.
Foto Libras
O Projeto FotoLibras é um projeto pioneiro no Brasil, criado em 2007 com o objetivo de oferecer a jovens surdos novas possibilidades de expressão através da Fotografia. A partir da experimentação com a linguagem artística, observa-se o aumento da criatividade, da autoestima e da visibilidade dos jovens surdos e da sua cultura.
A “fotografia participativa” é a metodologia que norteia o processo de ensino-aprendizagem. Através das imagens produzidas, os jovens surdos quebram a barreira da língua e conseguem colocar suas ideias e pontos de vista para a sociedade como um todo. Outra função importante que a Fotografia pode assumir é a de suporte ou ferramenta para a educação formal. A experiência acumulada pelo Projeto tem apontado o aumento da valorização do ensino formal pelos participantes.
Visitação:
Até segunda-feira, 26 de novembro de 2012
de terça a sexta, das 9h as 18h.
Sábado e domingo, das 12h as 18h.
Para agendamento de grupos,educativo e visitas de pessoas que precisam de acompanhamento de audiodescrição: (81) 9243-5510 ou comunicacao@fotolibras.org
–
–