Música e arte no Convento de São Francisco neste domingo
Neste domingo,dia 1 de fevereiro, tem música no Convento de São Francisco, em Olinda. O maestro e violinista Israel de França apresenta, às 16h, um recital clássico, acompanhado do violonista Lucas Arruda, em formato acústico. A apresentação marca o encontro entre a musicalidade do maestro, que é filho de Olinda, mas fez carreira mundo afora, e a arte de Domingos Sávio, frei franciscano falecido em agosto passado, cuja exposição, “Ensaio de uma utopia”, segue em cartaz no Convento até 6 de março.
Para alegrar o fim de tarde, os instrumentistas propõem um repertório clássico (com Bach, Beethoven, Schubert e Vivaldi), acrescido de pérolas do frevo, já que o tempo é de Carnaval. Entre os compositores populares citados estão Capiba e Nelson Ferreira.
A abertura da mostra de pinturas e desenhos de Domingos Sávio neste domingo é uma exceção feita em função do recital. Ao mesmo tempo que que se deleita com a música erudita, o público pode apreciar o talento do frade franciscano na pintura e em desenhos. Na opinião do curador da exposição, o artista plástico Roberto Ploeg, “a arte de Domingos se move entre a indignação diante das injustiças e a esperança de uma sociedade mais igualitária”. O acervo reúne 16 pinturas (acrílico sobre tela), um painel de produção coletiva e 11 desenhos.
A produtora do evento, Marleth Reis, prevê para este ano ainda o lançamento de um livro com poemas e crônicas de Domingos Sávio. O projeto conta com o apoio da Ordem Franciscana do Recife, onde o frei viveu entre 2003 e agosto do ano passado.
SERVIÇO
Recital com Israel de França e Lucas Arruda, na Exposição “Ensaio de uma utopia, a arte de Domingos Sávio”
Onde: Convento de São Francisco (Ladeira de São Francisco, s/n, Olinda/ PE). Fone: (81) 3429-0517
Quando: Domingo, 1º de fevereiro, às 16h. A mostra fica em cartaz de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até 6 de março