Mostras, cineclubes e lançamentos de livros na Semana de Arquitetura
Aberto ao público, evento acontece até sexta (20), no campus Piedade da Faculdade dos Guararapes (FG). Programação conta com palestras, lançamentos de livros, exposições, minicursos e cineclube
Acessibilidade, verticalização e mobilidade da capital pernambucana serão alguns dos temas discutidos na Semana de Arquitetura, que é realizada pela Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate, entre os próximos dias 16 e 20 de novembro. O encontro é aberto ao público e acontece no campus Piedade da instituição de ensino.
O evento gratuito terá uma programação diversificada, envolvendo palestras, lançamentos de livros, exposições, minicursos e cineclube. “Toda essa agenda de atividades tem como intenção discutir com a sociedade sobre a arquitetura e sua influência na construção das cidades que temos e merecemos”, adiantou o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FG, o arquiteto e urbanista César Barros.
Duas exposições iniciam a programação e já estarão disponíveis ao público, no primeiro dia. Uma delas é a exposição fotográfica “Da Janela do meu Ônibus”, de iniciativa de Isabela Faria, desenvolvido no Instagram e Facebook, com publicações de fotos autorais e de colaboradores do Brasil e do mundo, sempre a partir da janela de um coletivo, incentivando a melhoria da mobilidade urbana das cidades e reforçando a relação de identidade do indivíduo com a cidade. A ação já resultou mais de 1.500 postagens; mais de 4.500 curtidores no Facebook e quase 3.000 no Instagram, envolvendo cerca de 38 países e mais de 40 municípios/cidades no Brasil. A outra é uma mostra de maquetes e paineis. Na abertura também haverá exibição do filme bikeXcars.
Lançamento de Livros
Três livros serão lançados durante a Semana de Arquitetura. Entre eles, está o da doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Catarina Andrade, que apresentará a obra: ‘As Fronteiras da Representação – Imagens periféricas no cinema francês contemporâneo, pela Annablume Editora. Fruto da tese de dissertação de mestrado da autora, com a metodologia de pesquisa científica, a obra analisa a tendência cinematográfica francesa atual em refletir as transformações socioculturais vividas nas últimas décadas, com a periferia sendo o cenário principal dessa extensa produção audiovisual.
As demais publicações são: ‘As lições de Bogotá e Medelín’, do secretário municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti; e ‘Arquitetura Praieira Vernacular’, do arquiteto Genival Jr;
Cineclube
A programação da Semana de Arquitetura contará ainda com exibição de diversos curtas em um cineclube. Pelo menos nove curtas estarão em cartaz para divertir e permitir debate de temas diversos.
Show
Na sexta-feira (20), último dia do evento, será realizada a festa de encerramento, no pátio externo da instituição de ensino. Será o “Som na Rural”, com a participação do apresentador Roger de Renor, além de DJs e show da banda Malícia Champion. Haverá ainda praça de alimentação com food trucks.
#CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
DIA 16 – SEGUNDA-FEIRA
8h às 22h – Exposição com mostra de maquetes e painéis;
19h – Abertura, entrega do prêmio do Concurso de Salas FG-2015 e exibição do filme bikesXcars.
DIA 17 – TERÇA-FEIRA
13h às 17h – Minicurso – PLIM: técnicas para geração de ideias criativas, com o arquiteto, urbanista e coordenador do curso de Construção de Edifícios, Pablo Nogueira.
-17h às 19h – Cineclubes: Em trânsito – Marcelo Pedroso (18min); Recife frio – Kleber Mendonça (24 min); My Way – Camilo Cavalcanti (7 min).
-18h às 19h – Lançamento do livro: ‘Arquitetura Praieira Vernacular’, de Genival Jr.
-19h às 21h – Palestra: Cidades Criativas, com Erika Moura.
19h – Palestra: Projeto Recife 500 anos/PCR.
DIA 18 – QUARTA-FEIRA
-13h às 17h – Minicurso: VIVÊNCIAS FOTOGRÁFICAS: aplicação a arquitetura e urbanismo, com Renato Spencer.
-17h às 19h – Cineclubes: Praça Walt Disney – Renata Pinheiro (18 min); Desurbanismo – Luiz Henrique Leal e outros (7 min).
18h – Lançamento do livro: ‘As lições de Bogotá e Medellín’, de Murilo Cavalcanti
-19h – Palestra: O Artista Como Sismógrafo: A Experiência Urbana De Paulo Bruscky, com Carol Trindade.
-19h às 21h – Palestra: Evolução Urbana, Sustentabilidade e Planejamento, com Alexandre Ramos.
DIA 19 – QUINTA-FEIRA
-13h às 17h – Minicurso: A reinvenção da forma, com Fernando Medeiros.
-17h às 19h – Cineclubes: Solidão pública – Daniel Aragão (16 min); Menino aranha – Mariana Lacerda (13 min); Projeto torres gêmeas – vários (21 min).
18h – ‘Lançamento do livro: As fronteiras da representação – Imagens: periféricas do cinema francês contemporâneo’, de Catarina Andrade.
-19h às 21h – Palestras: Práticas Urbanísticas Hegemônicas Para A Pobreza: Legitimando A Espoliação Urbana, com Ivan Marques.
-19 – Palestra: Prefeitura de Jaboatão.
DIA 20 – SEXTA-FEIRA
-13h às 17h – Minicurso: ACESSIBILIDADE: a luz da revisão da NBR 9050, com Adriano Pereira.
-17h às 19h – Cineclube: Av. Brasília formosa – Gabriel Mascaro
-19h às 22h – Festa de encerramento: Som na Rural – com Roger de Renor – Djs e show da banda Malícia Champion, praça de alimentação com food truck.