[GERAR ENTRELINHAS] Valorização da vida – a prevenção ao suicídio em ações assertivas e contínuas
| Por Leta Vasconcelos *|

Falar sobre a valorização das vidas é um caminho diário, consciente, humanizado e efetivo.
É fundamental compreender que a prevenção ao suicídio não se limita a um único mês do ano, e os sofrimentos autodestrutivos não escolhem datas.
Compreender que os cuidados com a vida são atitudes diárias, com ações constantes de compaixão, esperança e conexão.
Todos nós fazemos parte dessa rede de fortalecimento, o dialogo é continuo e assim a prevenção se fortalece, vivenciando práticas criativas e acolhedoras, tanto técnicas quanto afetivas.
Observar e avaliar que por trás de cada gesto, de cada palavra, de cada mudança impulsiva, e que por vezes não explícita, pode ser um pedido de ajuda e de desespero. É a dor na alma que não escolhe o tempo ou o ser humano.
Cuidar da vida é um ato de amor e, sendo assim, necessita seguir caminhos de aprendizados, empatias e de não julgamento.
Falar sobre suicídio é, acima de tudo, falar constantemente sobre a valorização da vida; só o ser humano pode cuidar do outro e, sim, é assunto de todos!
Ao longo dos próximos meses compartilharei aqui na coluna GERAR ENTRELINHAS questões mais técnicas sobre a prevenção ao suicídio.

* Leta Vasconcelos é terapeuta Integrativa e Complementar e Suicidologista, com atuação e experiência em Saúde Mental: dependências, transtornos, comportamento suicida e de autolesão. É integrante dos Guardiões da Vida (Grupo Nacional de Prevenção e Pósvenção do Suicídio, pelo Corpo de Bombeiros Militar do CEARÁ), desde 2022.
CONTATOS
E-mail: letavasconcelos@gmail.com
Instagram: @letavasconcelosreal
