Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • ARTIGOS   /
  • Espetáculo nos Céus: a chuva de meteoros Perseidas!

Espetáculo nos Céus: a chuva de meteoros Perseidas!

por Haroldo Barros
 (publicado originalmente em: http://haroldobarros.wordpress.com)

O céu nos reserva segredos e espetáculos os mais belos. No céu há cores, formas, e até movimento.

Esse é o caso de uma chuva de meteoros, um dos mais belos espetáculos da natureza.

Uma chuva de meteoros acontece quando o planeta Terra passa pelo rastro de algum cometa, ou seja, uma região do espaço cheia de partículas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, inflamam-se e povoam o céu com movimento e beleza.

Ao longo do ano, há vários momentos em que podemos observar esse belo fenômeno celeste.

A chuva de meteoros Perseidas já vem acontecendo desde meados de Julho e ainda poderá ser observada até o dia 24 de agosto. Neste 12 de Agosto, os Perseidas atingem seu máximo, chegando a um gradiente de 100 bólidos por hora, o que dá mais de um por minuto.

Esses meteoros são chamados Perseidas porque o seu radiante (a região do céu de onde parecem se originar) está localizado na constelação de Perseus.

Ou seja, é da constelação de Perseus que os meteoros Perseidas se lançam à Terra, trazendo-nos uma linda mensagem de superação e força. Afinal, foi o grande herói Perseu que matou a Medusa, o pavoroso monstro que era mulher da cintura para cima, serpente da cintura para baixo, tinha serpentes no lugar dos cabelos e transformava em pedra qualquer ser vivo que olhasse para ela. E por conta desse e de muitos outros atos heróicos, Perseu teve a honra de ser transformado em uma constelação. E de lá do alto, arremessa-nos esses belos meteoros Perseidas, como sinais de que precisamos ter coragem, a cada dia, de vencer os monstros do medo, da violência, da ignorância…

O mapa mostra a posição da constelação de Perseus, às 2h00, vista do Nordeste do Brasil, que será a posição mais favorável para a observação.

Em outras regiões, pode haver algumas pequenas variações, mas deve ser suficiente para uma referência.

Se você estiver acordado ou estiver voltando da balada, vale a pena dar uma olhadinha na direção do horizonte norte do céu e procurar Perseus.

Talvez você tenha a sorte de ver algumas das estrelas cadentes (como também são chamados os meteoros). E vale até fazer um pedido!

Detalhe
Os Perseidas também são chamados de “Lágrimas de São Lourenço”, porque, segundo a lenda sobre este grande santo, no dia da sua morte, em 10 de Agosto do ano de 258, houve uma linda chuva de meteoros.

Related Articles

Leave a comment