“Diálogos entre Ciência e Fé”, o astrofísico Marcelo Gleiser e o monge beneditino Marcelo Barros, dia 28 de julho, na Unipaz Pernambuco
Um astrofísico e um monge beneditino. Marcelo Gleiser e Marcelo Barros estarão reunidos em seminário no Recife, buscando respostas para indagações históricas sobre o Universo e a Vida. Este promete ser um encontro enriquecedor entre a Ciência e a Espiritualidade, que irá proporcionar o aprofundamento de questões que ao longo da história da humanidade tem rendido muito debate: a correta postura da ciência diante da fé e da fé diante da ciência. “Diálogos entre Ciência e Fé” será mais um seminário da Unipaz Pernambuco, com o objetivo de compor a grade curricular da Formação Holística de Base (FHB) 2012. O evento acontecerá no dia 28 de julho, das 9h às 16h, no Mar Hotel, em Boa Viagem, Recife, Pernambuco. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3244-2742 e 97251415 ou pelo e-mail secretaria@unipazrecife.org.br
Como afirmou Frei Betto, “ciência e fé devem servir para proporcionar qualidade de vida, conhecimento da natureza e sentido transcendente à existência”. E é essa dimensão “transpessoal” que a Unipaz Pernambuco quer fomentar nesse seminário, ao reunir um representante da cosmologia universal e um teólogo com profundo conhecimento sobre questões relativas à fé.
Segundo uma das coordenadoras da Unipaz, Leila Albuquerque, a proposta da Unipaz com este encontro é estabelecer uma relação dialógica entre os vários saberes e suas expressões, integrando-os na visão transdisciplinar.
“Poder refletir sobre as fronteiras destes conhecimentos e estabelecer pontes que possibilitem as pessoas, desenvolverem escolhas mais conscientes para sua proposta de vida. O que nos separa, o que nos une, o que facilita o desenvolvimento na história da humanidade”, defende Leila Albuquerque. “Neste seminário será examinada a rica história da tribulada relação entre a ciência e a fé, começando pelos mitos de criação de culturas antigas, investigando a surpreendente influência da religião no desenvolvimento da ciência, em particular da Física e da Astronomia”, explica Marcelo Gleiser, completando que o objetivo é mostrar como traços desta influência permanecem presentes na ciência moderna, em particular na busca por uma teoria de tudo, que visa explicar a totalidade dos fenômenos naturais.
Marcelo Gleiser, professor de Filosofia Natural e de Física e Astronomia no Dartmouth College, em Hanover (EUA), onde dirige um grupo de pesquisa em Física Teórica. É autor, entre outros, de “A Dança do Universo” e “O Fim da Terra e do Céu”, ambos vencedores do Prêmio Jabuti. Seu livro, “Criação Imperfeita”, rendeu-lhe, recebido de Bill Clinton, o prêmio Faculty Fellows Award, dado a apenas 15 cientistas nos Estados Unidos. Gleiser é conhecido por seu trabalho como Pesquisador em Cosmologia e Origem da vida. É também articulista da Folha de São Paulo e participa frequentemente de documentários para TV no Brasil e no exterior. Acesse seu blog www.universodoconhecimento.
Marcelo Barros, monge beneditino, escritor e teólogo, foi convidado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Decidiu entrar no Mosteiro dos Beneditinos de Olinda, desde que lhe fosse sempre permitido trabalhar com as pessoas mais pobres e visitar cultos de outras igrejas e religiões. Em 1969 foi ordenado padre por Dom Hélder Câmara e, durante quase dez anos, trabalhou como secretário e assessor de Dom Hélder para assuntos ecumênicos. É um dos três latino-americanos membros da Comissão Teológica da Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT), que reúne teólogos da América Latina, África, Ásia e ainda minorias negras e indígenas da América do Norte.
Seus livros
- ·Conversando com Mateus
- ·O espírito vem pelas águas. Ed. Loyola,2008.
- ·A secreta magia do caminho. Ed. Nova Era , 1997.
- ·Teologia latino-americana pluralista da libertação
- ·Teologia pluralista libertadora intercontinental. Editora Paulinas, 2008.
- ·Dom Helder Camara – profeta para os nossos dias. Rede da Paz, 2008.
- Livro com frei Betto – O amor fecunda o Universo. Ecologia e espiritualidade.
- Para onde vai Nuestra América, livros mais recentes.
–
–