Dia Mundial Sem Carne é celebrado no Recife dia 20/03/2014
Restaurantes oferecem de 20% de desconto em refeições sem ingredientes de origem animal e Sociedade Vegetariana Brasileira promove cine-debate na Livraria Cultura
Em todo o mundo, 20 de março é o Dia Sem Carne. A data, estabelecida pela entidade Farm (Farm Animal Rights Movement), será lembrada no Recife com ações durante toda a quinta-feira. No almoço do restaurante Papaya Verde e no jantar do japonês delivery Yohei Sushi, quem montar pratos veganos (sem qualquer ingrediente de origem animal) receberá descontos de 20%. Às 19h, o grupo recifense da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realiza o 16º Cultura Veg, espaço mensal para discussão sobre temas ligados ao vegetarianismo. De acordo com pesquisa do Ibope (2012), 8% dos brasileiros se declararam vegetarianos.
A programação desta edição do Cultura Veg incluirá exibição do filme Peaceable Kingdom (2004) e cine-debate sobre esse documentário norte-americano. O longa conta histórias de fazendeiros que cresceram sob a influência da cultura agrícola de criação de animais para consumo e passaram a questionar as premissas básicas desse modo de vida, tornando-se protetores dos animais. Na ocasião, será servido lanche vegano da Dhuzati – Cozinhas do Mundo. O encontro é gratuito, aberto ao público, e acontece no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, às 19h.
“Escolhemos exibir o filme porque é uma produção capaz de despertar reflexões interessantes sobre a maneira como nos relacionamos com os animais e com o meio ambiente. São histórias fascinantes de transformação”, explica Bárbara Bastos, coordenadora da SVB Recife. Peaceable Kingdom foi premiado em diversos festivais internacionais, como o Enviromental Film Festival, da Universidade de Yale, e o Canada Internacional Film Festival. O documentário também foi exibido na Mostra Animal 2013, promovida pela SVB em Curitiba, no Paraná.
Após a exibição do documentário, haverá debate sob a mediação da bióloga Analice Souza. Mestre em biologia vegetal e amante de cinema e animais, a convidada é vegetariana há sete anos e vegana há seis meses, quando participou do Vegfest, em Curitiba. Analice integra o Cineclube Amoeda Digital e produz a Mostra Agrícola de Cinema Orgânico. “Nunca fui tão feliz como desde que me tornei vegana, essa é a maior certeza que tenho na vida”, afirma a bióloga, que também é voluntária da SVB.
Cultura Veg – Evento mensal da SVB, realizado sempre no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega. Somando os participantes das últimas 15 edições, o evento recebeu mais de mil pessoas, atraídas pelas palestras, debates, rodas de conversa e sessões de cinema com a temática da proteção animal e veganismo. O nutricionista Eric Slywtch e Silvana Andrade, diretora de jornalismo da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), foram alguns dos palestrantes que contribuíram com o debate em edições anteriores.
Dia Mundial Sem Carne – A data é marcada por manifestações, campanhas e eventos em todo o mundo. Em 2014, uma das ações de maior destaque é a mobilização nacional de restaurantes conveniados com a SVB, que oferecerão 20% de descontos aos clientes que optarem por refeições veganas. É um dia em que os ideiais veganos, baseados na defesa dos animais, do meio ambiente e da saúde das pessoas, são reforçados.
Serviço:
Cultura Veg
Local: Livraria Cultura do Paço Alfândega – R. Madre de Deus, s/n – Bairro do Reife – Recife
Hora: 19h
Gratuito
Papaya Verde
Rua Santo Elias, 409 – Espinheiro – Recife
(81) 3241-6342
www.restaurantepapayaverde.com
Yohei Sushi
Rua João Tude de Melo, 77 – Lojas 28/29 | Shopping Parnamirim – Parnamirim – Recife
(81) 3053.50000
http://www.yoheisushi.com.br/