Debate sobre o tema ‘Bicicleta para trabalho, passeio e protesto’, dia 28/01, no CCBA
CCBA traz debate sobre a mobilidade urbana em duas rodas no Recife, discutindo a realidade, o comportamento e as soluções sustentáveis no uso da bicicleta na capital pernambucana.
CONVIDADOS:
FRANCISCO SABOYA – diretor presidente do Porto Digital e um dos responsáveis pelo projeto PortoLeve,
VIRGINIA BRASIL (Cicloativista),
KEOPS FERRAZ (designer e ciclista)
JERRI FEITOS (usurário de bicicleta).
DANIEL VALENÇA (Cicloação)
No próximo dia 28 de janeiro, às 19h, acontece o primeiro Kulturforum de 2013 do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) com o tema “Bicicleta para Trabalho, Passeio e Protesto”. Desta vez, a conversa será sobre o papel da bicicleta no Recife como meio de transporte para os trabalhadores, lazer das famílias e ferramenta para manifestações a favor dos ciclistas. Hoje, mais do que uma moda, os usuários das “bikes” chamam a atenção da sociedade, empresários e políticos para a questão da mobilidade nos centros urbanos, preservação do meio ambiente e a busca pela qualidade de vida. O debate será uma conversa informal sobre a relação do recifense com a bicicleta, a necessidade do equilíbrio entre pedestres, ciclistas e motoristas, além dos avanços e desafios existentes na capital pernambucana.
Hoje, a bicicleta vive seu momento de graça na sociedade recifense. É comum ver à noite grupos organizados de ciclistas equipados com capacetes, óculos, luvas, além de pisca-pisca e fitas refletoras nas ruas da cidade. Utilizada há bastante tempo pelos trabalhadores de baixa renda, a realidade atual recifense mostra aos poucos a tendência de profissionais de classe média substituindo os carros e ônibus pela bicicleta. Agora, motivados pelo prazer de estarem sobre duas rodas, a possibilidade de ganhar tempo e diminuir o trânsito, os novos ciclistas estão cada vez mais engajados em movimentos sociais pelo direito de circular nas ruas e avenidas da capital em segurança, além combater a emissão de carbono na atmosfera. São os casos dos movimentos Bicicletada Recife e Cicloação que combinam encontros, denunciam problemas nas vias públicas e sugerem possíveis soluções.
Segundo dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) existem hoje no Recife aproximadamente 24 km de rotas destinadas para as bicicletas – entre ciclovias, ciclofaixas e ciclo rotas -, pouco se comparado a área de 218 km² e cerca de 13 mil vias da cidade. Entre as principais estão: Ciclovia Orla (9,5km); Ciclovia da Av. Norte (1,7 km); Ciclo rota Centro (3,8 km); Ciclofaixa Tiradentes (6,5 km) e Ciclofaixa do Canal do Cavouco (2,6 km). Na Alemanha, a cidade universitária de Münster é conhecida como a capital das bicicletas. Bem sinalizada, a região de Münsterland possui 4,5 mil quilômetros de rotas para ciclistas, além de várias estações de aluguel de bicicletas espelhadas pelas ruas. Para se ter uma ideia, cerca de 37 % do tráfego de Münster é de bicicletas. No Recife, a iniciativa privada do Parque Tecnológico Porto Digital em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo do Estado, começa a dar os primeiros passos nessa direção. O projeto Porto Leve segue a tendência das grandes capitais que disponibilizam esses tipos de estações em pontos estratégicos da cidade.
Pensando nesses pontos e quanto o Recife tem a crescer na mobilidade urbana, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) abre o espaço para conversar sobre os principais motivos que movem a população a adotar a bicicleta como principal meio de transporte.
DEPOIMENTOS E SORTEIO – Os interessados em participar do evento também podem contribuir para o Kulturforum mediante o envio de depoimentos, fotos ou vídeos, compartilhando um pouco das experiências, fatos ou situações de usuários e admiradores de bicicletas na nossa cidade e no mundo. Os textos deverão ser breves, as fotos em boa qualidade (no mínimo 2MB, 300 dpi) e os vídeos de no máximo 2 minutos. Os depoimentos selecionados serão expostos e projetados no dia do evento e até 15 de maço de 2013. fevereiro. O material deverá ser enviado para o e-mail imprensa@ccba.org.br, contendo na linha de assunto DEPOIMENTO BICLETA. A pessoa que enviar, além de informar nome, sobrenome, e-mail e telefone, também deve autorizar o uso da imagem, texto e vídeo na exposição, divulgação no site/internet e na sede do CCBA. Entre os que enviarem depoimentos/fotos/videos será sorteado um ¨Kit sobrevivência de ciclista¨ no dia do Kulturforum. Além disso, O CCBA também irá expor um mapa com as principais ciclovias do Recife, com o objetivo de divulgar e estimular o uso da bicicleta.
KULTURFORUM – Espaço de diálogo informal, realizado uma vez por mês no CCBA com representantes da cena cultural de Pernambuco. Em cada edição, busca-se convidar pessoas de eixos temáticos específicos, das artes visuais, artes cênicas, literatura, arte-educação, museologia, patrimônio, cinema, dentre outros. A ideia é criar um ambiente livre e aberto para debates e troca de ideias sobre tendências, questões e experiências contemporâneas.
SERVIÇO
O QUE: Kulturforum – Debate sobre o tema: Bicicleta para Trabalho, Passeio e Protesto.
QUANDO: 28 de janeiro (segunda-feira), às 19h
ONDE: CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha
Rua do Sossego, 364 – Boa Vista – Recife/PE
INFORMAÇÕES: Fone (81) 3421.2173 | imprensa@ccba.org.br | www.ccba.org.br
Entrada gratuita