Coral do Pró-Criança se apresenta gratuitamente no Teatro Santa Isabel, neste domingo (14 de outubro)
Depois de lançar o seu primeiro CD no final de 2011 e preparando o lançamento do primeiro DVD do grupo para o final deste ano, o Coral do Movimento Pró-Criança recebeu convite da Companhia de Ópera do Recife (CORE) e será a atração musical do Projeto Salão de Saraus de outubro, com show no Salão Nobre do Teatro Santa Isabel, neste domingo, dia 14, às 17h, com entrada gratuita, em homenagem ao Dia das Crianças.
O Teatro Santa Isabel e a Companhia de Ópera do Recife (CORE) se uniram desde 2010 numa parceria que vem aproximando música e poesia e formando novas plateias através do Projeto Salão de Saraus. São vários espetáculos de música erudita, recitais e concertos ao longo do ano e neste domingo (14) o Coral do Movimento Pró-Criança será a atração musical do evento, a convite da CORE. É a segunda vez que o grupo participa do projeto este ano, mais uma conquista para os meninos e meninas de bairros pobres, alunos da ONG Movimento Pró-Criança, que vêm mostrando seu talento e consolidando a realização de muitos sonhos, como a gravação do primeiro CD, lançado no final do ano passado e o DVD que está em produção e deve sair até o final de 2012. O evento também contará com um recital de poesias intercalando o repertório do Coral, com a participação do ator e escritor Luciano Pontes, autor de vários livros infantis, recitando poemas dele mesmo e de outros autores que escrevem para crianças como Fernando Paixão, Elias josé , José Paulo Paes, Leo Cunha, Lenice Gomes e Roseana Murray.
A apresentação começa às 17h, com a participação especial de Fabiano Menezes (violoncelo), Rachel Casado (piano) e Mário Mendes (violino) e a entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 16h. O repertório musical deste domingo terá músicas de Chico Buarque, Toquinho, Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Pixinguinha, Cleiton e Cledir e canções internacionais como Hino ao Amor, de Edith Piaf; Amigos para Sempre, de Andrew Lloyd Webber e Don Black; Volare, de Domenico Madrugo e o Cânone de Mozart.
No Coral estão nomes como Carlos Alessandrino, de Dois Unidos; Crislainny da Conceição, do Cabo; Elisa Gabriela, da Estância; Raianderson Ferreira, de Caixa D´Água; Fernanda Alcides, de Joana Bezerra… Na primeira vez que ouviram suas vozes gravadas em uma das faixas do primeiro CD do Coral Pró-Criança, os 29 meninos e meninas não esconderam a emoção e muitos deles acabaram em lágrimas e risos que se misturavam. Agora o sonho vai ganhando novas asas.
Desde outubro de 2005 regendo e ensinando o grupo, o maestro Otávio Góes conta que o trabalho, que vem recebendo elogios pela qualidade musical, não se encerra nas vozes, mas é refletido na vida e nos passos das crianças. “Nesses mais de cinco anos de convivência, é muito bom ver o quanto, através da música, vamos conseguindo mudar o comportamento de crianças antes consideradas difíceis e nos relatos deles comemoramos as novas delicadezas descobertas também nas relações lá fora”, conta Otávio, que assina a direção musical, regência e preparação vocal do grupo. O Coral também conta com o talento do pianista Arthur Tenório na preparação dos meninos, ensaios e apresentações.
O CD teve apoio financeiro do SESI e apresenta 16 músicas, transitando por um repertório que passa pelo popular, erudito, internacional e MPB. As gravações aconteceram no estúdio Carranca e os arranjos do disco foram do maestro Crisóstomo Santos, regente da Orquestra do Pró-Criança.
A coordenadora da unidade Pró-Criança dos Coelhos, onde está localizada a sede do coral, Roseângela Almeida, foi a responsável pelos contatos para liberação dos direitos autorais. Ela conta que foram muitas belas surpresas no caminho. “Quando tentamos a primeira vez a liberação da música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, a gravadora que detém os direitos nos desanimou, dizendo que era muito difícil conseguir, que ele nunca tinha cedido os direitos da música gratuitamente a ninguém. Depois de um tempo me ligaram de volta, dizendo que numa decisão inédita o rei Roberto Carlos, pessoalmente, tinha concordado e que os direitos para gravação da sua música pelo Coral Pró-Criança estavam totalmente liberados”, emociona-se Roseângela.
“Dona Zezita, viúva de Capiba, nos recebeu na casa dela, em Surubim e delicadamente nos deu a liberação para gravarmos “Eh! Uá! Calunga”, a preferida do mestre Capiba pelo Dr. Sebastião (Sebastião Barreto Campello, presidente do Movimento Pró-Criança)”, diz Otávio Góes.
“A minha ideia é criar um grupo oficial e fazer apresentações nos quatro cantos do mundo”, completa Otávio. Os alunos recebem aulas de dicção, articulação, técnica vocal, respiração, além do cruzamento de linguagens com outras expressões artísticas.
Otávio Góes já foi professor da Universidade Federal da Paraíba, UFPE e Conservatório de Olinda, como cantor de óperas e corais já se apresentou na França, Portugal e várias cidades do Brasil. “A música me levou duas vezes para a Europa e através dela realizei muitos sonhos, é o exemplo que levo para os meninos. Com eles pode acontecer a mesma coisa. Hoje no trabalho que desenvolvo com eles, sou movido por muito amor e principalmente muita fé”.
LUCIANO PONTES – É escritor, ator, palhaço. Tem formação livre em teatro e dança. Estudou desenho e pintura na UFPE e participou de vários espetáculos de dança e teatro em Recife. Cria também cenário e figurino para teatro, ganhando alguns prêmios.
Nasceu em Orobó, agreste de Pernambuco, mas veio muito pequeno para Olinda onde morou com seus pais no bairro de Ouro Preto onde viveu toda sua infância. Hoje ele mora perto do rio Capibaribe no bairro das graças, no Recife, onde costuma brincar dizendo: “Bairro das Graças é um bom lugar para palhaço morar, só tem Graça!”.
Durante oito anos integrou a equipe de atores manipuladores de um dos grupos de teatro de bonecos mais importantes do Brasil, Mamulengo Só-Riso. Companhia que mais de 30 anos se dedica à preservação e a divulgação do teatro de bonecos popular brasileiro, criando o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá e o Teatro Mamulengo Só-Riso em Olinda.
Atualmente integra o elenco de atores palhaços do programa Doutores da Alegria Recife. Com seu palhaço Dr. Lui que é formado em Besteirologia. O grupo é pioneiro no Brasil em levar a arte do palhaço a crianças hospitalizadas.
É autor dos livros Ouvindo as Conchas do Mar (2002) e Uma história sem Pé nem Cabeça (2006), ilustrados por André Neves. Tem também O Carrossel do Tempo, ilustrado por Denise Nascimento (2007) e Disse me Disse (2010), ilustrado por Elma e ambos publicados pela Editora Paulinas. Lançou também Em Briga de Irmãos Quem dá Opinião? (2007), Ilustrado por Roberto Weigand pela Editora FTD. E o mais recente Deslembrar, ilustrado por Rosinha, editora Lafonte Larousse.
MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA
www.movimentoprocrianca.org.br
Unidade Coelhos – Telefone: (81) 3412.8989
–
–