Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

[CANTO DE LU] Estágios e Cordéis

Exemplar do folheto artesanal criado durante o estágio na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no Recife

| Por Lu Rabelo * |

Quando fiz 50 anos, em 2023, me dei de presente a inscrição no curso de Licenciatura em Letras/ Língua Portuguesa. A decisão – 25 anos depois me graduar em Jornalismo – veio de uma consulta íntima sobre “o que mais devo e quero fazer nesta minha existência, no sentido de contribuir essencialmente na criação de uma Nação justa e democrática”. Em tempos de invasão da ‘extrema direita’ no mundo todo, e aqui neste nosso País, a resposta veio assim: “Vá pras bases!”. Topei o desafio de me dedicar a esta trilha. Quero ser professora de Língua Brasileira, Literatura e Redação na Educação Básica.

Apesar do curso que fiz ter sido na modalidade EAD, foram necessárias 440 horas de estágio, divididas em dois estágios presenciais. A primeira etapa cumpri na Escola Waldorf Rural Turmalina. Tempo de reencantamento! Em meio à natureza da Mata Norte Pernambucana, na zona rural de Paudalho, acompanhei turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos. E, como cordelista, levei a Literatura de Cordel pra escola, criando, junto com a turma do 8º ano e a professora Mariana Portella, um cordel sobre os personagens da peça “A megera domada”. A experiência de conviver na Turmalina, como mãe e estagiária/professora, foi um presente bem vivido.

Folheto de Cordel criado com os jovens do 8º ano da Escola Waldorf Rural Turmalina, em 2024.

Agora, no primeiro semestre de 2025, precisei iniciar o II estágio obrigatório, e cumprir as outras 220 horas. Já estava de volta residindo no Recife e sabia que queria estagiar numa escola pública. Decidi procurar a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem, também pelo fato da parceria que a escola tem com o Instituto Oi Futuro, que possibilita uma ótima estrutura física e tecnológica pro aprendizado. Deu certo! Fui acolhida pela professora Patrícia Oliveira, a quem sou eternamente grata. As trocas com os/as jovens ainda estão pulsantes em mim. Relações verdadeiras e animadas. Acompanhei quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, cada uma com cerca de 40 jovens. E, claro, criamos um cordel! :)

As turmas criaram em subgrupos poemas inspirados na Literatura de Cordel, sobre o Romantismo, assunto que estavam estudando. Também fizeram gravuras, com a técnica da Isogravura. Juntei tudo e fanzinei num folheto artesanal. Está disponível na biblioteca da escola. Acabei agora de costurar.

Sou muy grata à Escola Waldorf Rural Turmalina e à ETE Cícero Dias pela acolhida e aprendizados. Estar com a juventude me reanima!

Sigo na missão de decolonizar as práticas educativas, valorizando as culturas populares e semeando poesia. Avante!

* Lu Rabelo, também conhecida como Luciana de Zé de Joana, é cantadeira, educadora, jornalista, arteterapeuta, herbalista, editora e guardiã do Portal Flores no Ar.

Leave a comment