Banda RUA apresenta o show ‘Do Absurdo ao Limbo’ dia 13/07 no Teatro Arraial
A RUA, grupo que vem se destacando na cena musical por sua proposta instigante e cheia de personalidade, apresenta neste sábado (13), às 20h, no Teatro Arraial, o show “Do Absurdo ao Limbo”. Foi em maio de 2011 que no mesmo Teatro Arraial a banda lançou “Do absurdo”, o seu primeiro disco. Dois anos depois, a Rua se prepara para lançar “Limbo”, seu segundo álbum e que também conta com o apoio do Funcultura.
‘Do Absurdo ao Limbo’ é um show que marca a transição entre os trabalhos do primeiro disco do grupo, lançado em 2011 e o segundo CD, que está em processo de produção, com algumas músicas já gravadas e que deverá ser lançado até o final deste anoO show deste final de semana, com uma hora e meia de duração, trará composições dos dois momentos, algumas músicas do início da carreira e as composições mais recentes.
A apresentação é a oportunidade de levar para o palco algumas composições inéditas, aproveitando a passagem por Pernambuco de dois dos integrantes do grupo (Bruno e Yuri) que moram no Rio de Janeiro e que estão em temporada recifense para a gravação de novas faixas do próximo disco “Limbo”.
Os instrumentistas/compositores da RUA são Caio Lima (voz e guitarra), Hugo Medeiros (bateria e marimba de vidro), Nelson Brederode (cavaco e bandolim), Bruno Giorgi (voz e efeitos) e Yuri Pimentel (baixo, baixo acústico e sintetizador). No início deste ano a guitarra cortante de Diogo Guedes foi incorporada ao grupo. Depois de tocar como convidado em algumas apresentações Diogo passou a fazer parte efetivamente da banda a partir do show realizado no Janeiro de Grandes Espetáculos deste ano.
A Rua
A banda é habitada por seis instrumentistas/compositores curiosos por explorar e expandir suas possibilidades estéticas musicais. Caio Lima (voz, guitarra e sintetizador), Hugo Medeiros (bateria e marimba de vidro), Nelson Brederode (cavaco e bandolim),Yuri Pimentel (baixo e baixo acústico), Bruno Giorgi (voz e efeitos) e Diogo Guedes (guitarra e overdubs) dão forma a um emaranhado de influências, com uma proposta musical característica e instigante. “Sentíamos, nos ensaios, o sintoma de uma música que se afirmasse como fruto da procura individual dos integrantes por uma forma íntima de combinar sons”, explica Caio Lima. Eles se reconheceram e conflitaram musicalmente durante anos, criando o que é hoje a identidade da banda.
Apesar do traçado minimalista, somado a elementos de free jazz, samba e trip rock, classificar a Rua talvez crie uma expectativa pouco provável de ser correspondida. E a banda tem essa intenção. “A nossa música promete ao espectador uma viagem e pelo menos uma dança mínima”, resume Caio no que possa vir a tentar ser definido. O grupo bebe do mesmo movimento de nomes como Philip Glass e Steve Reich, mas cada uma de suas músicas permeia um universo diferente.
Multiplataforma
A Rua não pretende ser um grupo destinado apenas ao uso da música no palco. Quer mesmo é expandir seus campos de atuação e compartilhar linguagens variadas. Por isso, outras formas de expressão foram sendo desenvolvidas paralelamente a gravação do CD. A relação com a composição de trilhas para espetáculos de dança é uma delas. A trilha de Bokeh, videodança da Cia Etc, foi feita por integrantes do grupo e premiada pela Fundarpe no 12° Festival de Vídeo de Pernambuco. A Rua também assina a trilha de Dark Room, espetáculo da Cia Etc e a também premiada trilha de Segunda Pele, do Coletivo Lugar Comum, entre outros trabalhos.
Serviço:
RUA
Show Do Absurdo ao Limbo
Onde: Teatro Arraial / Rua da Aurora
Quando: Sábado, 13 de julho, às 20h
Quanto: R$ 15,00
Contatos: Hugo Medeiros – (81) 9175 6843 (integrante)
Yuri Pimentel – (21) 8100 0813 (integrante)
Caio Lima – (81) 8544 2570
www.ruadoabsurdo.com.br
CONFIRA UMA DAS MÚSICAS DO NOVO DISCO
ABAIXO O LINK DE UMA CRÍTICA PUBLICADA NO INTERNACIONAL IMVERYAPE
http://imveryape.com/2013/06/20/the-sounds-of-pernambuco/
–