Astrólogo Haroldo Barros realiza ‘O Baile do Sonho ao Luar’, dia 12/09/2014, com entrada franca
“Um encontro entre pessoas interessadas pelo Céu e pelos significados que ele nos traz.” Essa é a proposta do Baile do Sonho ao Luar, que acontece no próximo dia 12 de Setembro (sexta-feira), no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, das 19h30 às 21h30. O evento pretende reunir, no mesmo espaço, a Astrologia e as Danças Circulares Sagradas.
“Num mundo cada vez mais apartado dos conceitos e valores da arte e da transcendência, faz-se necessária a criação de espaços onde se possa falar sobre e celebrar as ligações sistêmicas que impregnam o Universo”, afirma o astrólogo Haroldo Barros, idealizador e coordenador do evento.
Programação
O evento se dividirá em três partes.
Na primeira, chamada “Os Astros e Nós”, o astrólogo conduzirá os participantes numa discussão orientada acerca de um tema astrológico, de interesse geral. A cada encontro, os presentes decidirão o tema do seguinte, a partir de uma lista tríplice. Em seguida, o astrólogo fará análise dos eventos astrológicos importantes dos próximos 30 dias.
Na segunda parte, chamada “A Face de Urano”, o astrólogo conduzirá os presentes num exercício de observação celeste e identificação das constelações visíveis no momento. “Esse é sempre um momento mágico!”, celebra Haroldo. “As pessoas em geral já ouviram falar em constelações, mas não têm uma ideia clara de como observá-las. E quando descobrem as formas e cores que o Céu apresenta, ficam maravilhadas”, completa.
A terceira parte é o Baile de Danças Circulares Sagradas, onde todos são convidados a celebrar a vida.
“As harmonias celestes podem ser repetidas na Terra, por meio da dança”, afirma Haroldo, também focalizador de Danças Circulares Sagradas. E arremata: “Contemplaremos a beleza celeste e depois a dançaremos no chão, propiciando um abraço entre o Céu e a Terra, para que esse mesmo abraço aconteça em nossas almas”.
“O evento não tem propostas religiosas, mas sim simbólicas”, esclarece a Diretora do museu da Cidade do Recife, Betânia Correia. “E a Praça D’Armas do Forte das Cinco Pontas é perfeita para essa observação celeste”, completa.
Significado simbólico
Para o musicista Múcio Callou, coordenador administrativo do evento, “a proposta tem uma relevante força simbólica, na medida em que resgata a nossa capacidade contemplativa”. E complementa: “A própria atmosfera do Forte, com sua história e beleza, são um atrativo a mais”.
Já o arte-educador Emerson Pontes, Gerente Educativo do Museu, pensa que o Baile do Sonho ao Luar tem muito a contribuir para o astral da nossa cidade: “O Recife tem uma forte cultura místico-religiosa que, aliada à sua tradição e história, criam o ambiente propício a esse tipo de atividade”, afirma.
Aliás, o nome do evento foi inspirado no Hino do Recife que, em seu refrão, afirma que o “Recife sonha ao luar”.
Uma vez por mês, portanto, sempre na sexta-feira mais próxima ao dia do plenilúnio (Lua Cheia), o Museu da Cidade do Recife, no forte das Cinco Pontas, abrirá as suas portas e convidará as pessoas a se encontram para conversar sobre o Céu e os seus significados. E depois dançar! Celebrando a vida e a natureza, por meio das Danças Circulares Sagradas.
O que são Danças Circulares Sagradas?
A Danças Circulares são danças cooperativas e coletivas. Muitas delas são danças folclóricas de vários povos, compiladas por diversos pesquisadores. Outras são criadas pelos muitos dançantes que hoje se espalham pelo mundo. São um patrimônio cultural e simbólico de toda a Humanidade. Têm efeito terapêutico e meditativo. Não têm contra-indicações e qualquer pessoa pode dançá-las. E não é preciso ser dançarino para praticá-las.
Porque “Sagradas”?
O adjetivo “sagrado” não quer dizer necessariamente “religioso”. Sagrado é tudo aquilo que nos leva a um contato com algo de caráter transcendente. Ou que nos remete à ordem maior do Cosmos. E a religião não detém o monopólio do Sagrado.
Qual a relação da Astrologia com as Danças Circulares Sagradas?
A Astrologia propõe o conhecimento e reconhecimento das harmonias do céu, para que possamos repeti-las na terra. As Danças Circulares Sagradas recriam simbolicamente o Cosmos, permitindo-nos refletir, na harmonia despretensiosa do círculo, as harmonias celestes.
SERVIÇO
O Baile do Sonho ao Luar
Quando: Dia 12 de setembro de 2014, às 19h30. E depois, uma vez por mês, na sexta-feira mais próxima da Lua Cheia
Onde: Praça D´armas do Forte das Cinco Pontas (Museu da Cidade do Recife). Entrada franca. Pede-se a contribuição de um quilo de alimento não perecível, a ser encaminhado a obras assistenciais.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/bailedosonhoaoluar