‘Articulações – Mundos Possíveis’ propõe experiências de intercâmbio, criação e pesquisa artística
Recife convida artistas e pensadores a um mergulho prático-reflexivo sobre as possibilidades de composição e transformação de perspectivas para realidade através da arte
Articulações – Mundos Possíveis é a segunda edição do Fórum de Artes Performativas e propõe uma experiência intensa de intercâmbio, criação e pesquisa artística. Buscando trocas e diálogos quanto à potência da arte performativa como movedora e transformadora de formas de vida, a programação inclui workshops teórico-práticos, seminários, debates e apresentações de performances. Esta semana foi lançada a convocatória para artistas e pesquisadores que queiram submeter propostas de apresentação de trabalhos para os seminários. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 03 de agosto e são gratuitas.
O resultado dos trabalhos selecionados será publicado em 17 de agosto. Cada artista ou pesquisador entre os oito selecionados receberá uma ajuda de custo de R$ 600,00 e estará automaticamente inscrito em todas as atividades, incluindo as oficinas. O Fórum Articulações – Mundos Possíveis acontece de 25 a 30 de novembro, no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, na capital pernambucana. O evento tem o incentivo do FUNCULTURA, edital de incentivo à cultura do Governo do Estado.
A duração da apresentação de cada trabalho sugerido para o seminário deve ser de 30 minutos. As propostas precisam dialogar com o tema Mundos Possíveis, ou seja, refletir sobre as possibilidades de composição e transformação de perspectivas para a realidade através da arte; possibilidades de (re)invenção da cena, do corpo e da comunidade; exploração de diferentes modos de linguagem; interconexão entre o sensual e o conceitual ou sobre o desejo como conhecimento. Para mais informações é só acessar articulacoes2014.wordpress.com ou enviar email para forumarticulacoes@gmail.com. As inscrições para participar dos seminários sem apresentação de trabalho e demais vagas para workshops serão abertas a partir de setembro.
Nesta segunda edição, que acontece a partir do amadurecimento das experiências compartilhadas quando da primeira realização do evento, em 2009, acontecerão duas oficinas prático-teóricas ao longo do encontro. Performar. Um workshop em ação acontece de 28 a 30 de novembro de 2014, das 9h às 12h, com Eleonora Fabião (Professora Adjunta, Curso de Direção Teatral, Escola de Comunicação, UFRJ) e André Lepecki (Associate Professor, Dept. of Performance Studies, NYU), trabalhando na convergência das áreas da performance, da dança, do teatro e da teoria da performance.
A oficina Composição em movimento será realizada de 25 a 27 de novembro de 2014, das 8h às 13h, com o coreógrafo e intérprete independente João Lima. Pernambucano de origem, João Lima integrou o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança (Portugal) e em seguida concluiu a formação ESSAIS no Centre National de Danse Contemporaine d´Angers (França). Ensinou composição em diversas organizações no Brasil, Argentina e Espanha. Atua em peças de teatro e dança em obras suas e em colaboração com outros artistas. Entre os seus últimos trabalhos estão O Outro do Outro (Rumos Itaú Cultural Dança, 2010) e Ilusionistas (Prêmio Funarte Klauss Vianna, 2012).
Os seminários e debates estão programados para os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 17h. No dia 29 de novembro, às 20h, será apresentada a performance PALAVRANDO, concebida pela performer Eleonora Fabião, doutora em Estudos da Performance (New York University) e pelo performer, curador e ensaísta André Lepecki, doutor pela New York University e autor de Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement (traduzido atualmente em 9 línguas). PALAVRANDO investiga o ato de fala e o ato de escuta. Para cada lugar, a cada edição do projeto, são escolhidas palavras e ações específicas. Palavras e ações consideradas importantes naquele momento, naquela cidade, naquela circunstância. Diferentes edições de PALAVRANDO foram apresentadas em Berlin (Tanz im August, 2003; Tanz Kongress, 2006), Paris (Centre National de la Danse, 2005), Rio de Janeiro (Festival Panorama, 2006; Festival Atos de Fala, 2011), Fortaleza (Alpendre, 2010), Lisboa (Encontros de Estética, 2011), Graz (The Truth is Concrete, 2012), e São José do Rio Preto (FIT, 2012).