Anvisa proíbe venda de álcool de cereais. Como fica então a Aromaterapia e a Fitoterapia?
A ANVISA embargou recentemente a venda de álcool acima de 54º, incluindo o de 70º, conhecido como “álcool de cereais”, matéria-prima na diluição das fórmulas de Aromaterapia e Fitoterapia.
Segue abaixo matéria que está circulando na internet sobre essa medida absurda da Anvisa,que só privilegia os grandes laboratórios químicos.
Miopia da ANVISA aplica eutanásia na fitoterapia brasileira
Ignorando o embargo movido contra a RDC 46/2002, que proíbe a venda de álcool etílico com graduação superior a 54º GL ao consumidor final, a ANVISA notificou estabelecimentos que vendem este produto no Brasil a retirá-lo de suas prateleiras. Com isso, pegou muita gente de surpresa, pessoas que dependem da utilização do álcool de cereais e do assim chamado álcool 70% no seu dia a dia. A situação causou embaraços que poderiam ser facilmente solucionados. Mas, em outros casos, a resolução foi um desastre, e está sendo chamada, por alguns, de a morte silenciosa das terapias com ervas e plantas medicinais no Brasil.
É o que diz Mayra Corrêa e Castro, aromaterapeuta e professora de yoga em Curitiba/PR. Mayra, que é casada e possui dois filhos em idade escolar, usa regularmente o álcool 70% em sua residência para fazer a limpeza da maior parte dos cômodos. Ela diz: ‘Um de meus filhos tem bastante rinite alérgica. Quando fazíamos a limpeza de casa com os produtos saneantes comuns que encontramos no supermercado, ele vivia no consultório de seu otorrino. Então dei um basta em tanta química, e comecei a manipular eu mesma óleos essenciais antissépticos, misturados ao álcool 70%. É tudo muito natural, uso óleo essencial da capim-cidreira, por exemplo, que tem ação contra o fungo Aspergilus fumigatos, para limpar chão, banheiros e paredes. A rinite dele melhorou sensivelmente. Agora que não posso mais comprar o álcool, quem vai se responsabilizar pela saúde do meu filho?’
Mayra ainda acrescenta que se sente traída pela ANVISA, que seria uma agência que deveria pensar no melhor para as pessoas:
‘Me preocupa que a ANVISA esteja sendo tão míope nesta questão. Eles alegam que o álcool com graduação superior é inflamável e provoca acidentes. Mas e todos os produtos de limpeza que existem numa casa, não provocam? Além do mais, por que ela acha que tem o direito de ferir a minha liberdade de escolha e meu direito à saúde?’
A revolta de Mayra não é um caso isolado. Ela conta que participa de um grupo de estudos de terapeutas holísticos com mais de 1000 pessoas cadastradas. Nesse grupo, o impacto da notícia também foi funesto. O álcool 70% é usado por muitos profissionais para fazer assepsia de ambiente e instrumentos de trabalho. Professores de yoga, massoterapeutas, fisioterapeutas, terapeutas florais, reikianos, cinesiologistas, cuidadores home care e outros profissionais que atuam como pessoa física estão proibidos de comprarem o produto em quantidades maiores que 50 ml graças à resolução. Esses profissionais alegam que o custo de compras fracionadas não pode ser repassado ao cliente, já que trabalham com margens estreitas, e, mais importante, não podem substituir o álcool 70% por outro produto antisséptico por que as pessoas estão, na atualidade, desenvolvendo mais e mais alergias.
Mas não é só isso. Veja o caso da artesã Mara Maria, de Salto, interior de São Paulo. Parte de seu sustento vem do artesanato com aromas, onde o álcool de cereais é matéria-prima indispensável. Quando cria perfumes, aromatizadores e sabonetes com ingredientes apenas de origem vegetal, ela precisa diluir a matéria-prima aromática neste álcool. Sem ele, ela ficou imediatamente impossibilitada de continuar trabalhando. A ANVISA alega que o produto cotinuará sendo comercializado a empresas. Mas, como é o caso para muitos artesãos, também para Mara Maria é inviável deixar de atuar como pessoa física. Por causa da resolução, ela não sabe como será o futuro.
Entretanto, a repercussão mais grave, sobretudo no médio e longo prazo, é em cima do uso tradicional de ervas e plantas medicinais. O álcool de cereais é o diluente tradicional para produzir tinturas e macerações que são usadas numa infinidade de tratamentos fitoterápicos e naturais. Com o proibição de sua venda ao consumidor final, boa parte do que se faz hoje com este tipo de terapia complementar deixará de exisir. Sobre isso, Mayra é enfática:
‘A ANVISA está aplicando eutanásia na naturoterapia e fitoterapia brasileiras. Quando não pudermos mais fazer nossas próprias tinturas, teremos como única opção tomar remédios alopáticos. A estratégia da ANVISA, nos últimos anos, tem sido de proibir tudo, ao invés de ponderar. Ela proibiu o suco de aloe vera, proibiu a tintura de arnica, a tintura de própolis, por exemplo. Eles sempre alegam que não há segurança para o consumidor. Mas ela nunca pensa no malefício que está fazendo. Sobretudo, a ANVISA fere o direito que o cidadão tem de escolher sobre a qual método de tratamento de saúde ele quer se submeter. Embora as últimas proibições da ANVISA tenham sido dolorosas, sobretudo para inúmeras pessoas que se beneficiam da medicina tradicional popular, o último golpe – a RDC 46/2002 – , esse foi a mais letal: como ela não pode proibir que plantemos ervas em nossos jardins, proibiu a matéria-prima na qual as diluímos. A quem isso interessa? Certamente não é às pessoas. E com certeza é aos grandes laboratórios químicos e farmacêuticos.’
Petição para a liberação do álcool de cereais!
Assine aqui!

Agora entendi porque sumiu do mercado!
Preciso para fazer medicamentos caseiros…e vinagre pode?
A ANVISA assim como vários outros órgãos do governo nunca tomam uma decisão baseada numa consulta aos que realmente entendem dos assuntos. Deixam as decisões para burocratas e políticos. As consequências serão desastrosas; seria como um político tomar as decisões sobre como operar uma torre de controle aeronáutico, será um desastre atrás do outro.
Diretoria da ANVISA é composta por um bando de IDIOTAS, INCOMPETENTES E CORRUPTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A ANVISA só previne as coisas do governo que obedece as coisas de quem aboliu um dia. Diabo vem do substantivo dia e do verbo abolir. A maioria do povo não sabe que Lúcifer deu ordem a um homem chamado e Constantino para mudar a guada do sábado fazendo negócio no dia de sábado e guardando o Domingo. E a partir dessa data Lúcifer recebeu o nome de “Diabo”. E tem milhares de pessoas obedecendo ao Diabo pensando que é um Deus.
A nossa saúde humana tem milhares de profissionais que são sem boas decisões para o lado do bem da população. Eles só visam o interesse de vida material.
A tendencia é piorar.
A nossa saúde humana tem milhares de profissionais que são sem boas decisões para o lado do bem da população. Eles só visam o interesse de vida material.
A tendencia é piorar, se Deus não mostrar um exemplo de sua vinda às nuvens, que está muito próximo como está escrito em meu blog o endereço: pl-cido.blogspot.com/
A venda de Álcool de Cereais está proibida pela ANVISA,
Creio que é por isso que não é encontrado..
O loby da Industria farmaceutica é um dos mais poderosos do mundo. Isto é se não for o mais poderoso do mundo. Então não é necessário ser nenhum gênio para compreender tal ato da grande e “maravilhosa” ANVISA diante disto, o que se pode esperar destes órgãos reguladores deste país?
As pessoas precisam estar conscientes de que os governos de todo o mundo são controlados pelos grandes conglomerados industriais e seus monopólios vão muito além do que se possa ter conhecimento. Um exemplo; é a política mundial e o seu domínio global.
Notoriamente mais uma manipulacao de corruptos desse governo PT,que tem em seus orgaos reguladores,como ANATEL,ANVISA,ANAC,etc,cabideiros desse governo que so visam restringir oque favorece a populacao mais carente,favorecendo os que ja sao poderosos…VERGONHO PARA ESTA NACAO..
Prejudicar a medicina popular é inimaginável. Hoje em dia quando se fala em ANVISA, IFRA etc., dá sempre p/ duvidar dos interesses que há por trás das medidas regulatórias. Infelizmente álcool é inflamável, mas acredito que deveria haver uma solução intermediária e não a proibição. Além disso essa medida não beneficia a pessoa física, e como no Brasil a burocracia inviabiliza o regularização de pequenos empreendimentos quando relacionados a cosméticos, a RDC mensionada veio para dar o golpe final nos trabalhadores autônomos. Infelizmente essa questão de regulamentação não é assim somente aqui no Brasil, o FDA por exemplo é tão duro quanto a ANVISA ou pior. Tudo que envolve poder e dinheiro leva a soluções que não levam em conta todas as partes envolvidas. Apenas gostaria de mensionar que na verdade o excesso de limpeza pode desenvolver alergias, e que os outros produtos de limpeza provavelmente não tem a mesma inflamabilidade que o álcool.
A ANVISA COMETE ABUSO DE PODER, E ESTÁ LESANDO OS PROFISSIONAIS QUE USAM DO ÁLCOOL PARA ASSEPSIA, PARA TERAPIAS. SERÁ NECESSÁRIO QUE SE TOME PROVIDÊNCIAS À RESPEITO, PORQUE ISSO É INACEITÁVEL, INTOLERÁVEL!!! É UM ABSURDO, QUERER PROIBIR. SE ELE GOSTA DE PROIBIR, ENTÃO PORQUE É QUE NÃO PROÍBE A CIRCULAÇÃO DA COCA-COLA QUE ALÉM DE CONTER ÁCIDO FOSFÓRICO QUE DETONA O CÁLCIO DO ORGANISMO, AINDA CONTÉM O CARAMELO IV, ALTAMENTE CANCERÍGENO, QUE FOI PROIBIDO NO ESTADOS UNIDOS, E NO BRASIL DEVE TER CORRUPTO QUE VIVE DISSO.
Com certeza ha infringência ao direito constitucional que precisa ser apreciada pelo judiciario, sobre a liberdade de escolha do tratamento e dos possiveis riscos ao indíviduo, sendo objeto de ponderação da presente ingerência administrativa.
sou a favor de deixar como estava antes, pois esse alcool ajuda a salvar vidas, quem tem matado a população é o SUS da corrupção.
O que eu não entendo também é porque a Anvisa não obriga os Supermercados a manter o álcool de Limpeza doméstica fechado em armário fechado, pois as pessoas estão comprando esse álcool de limpeza para usar como antisséptico e em remédios de uso caseiro.
O único jeito é usar álcool combustível de veículos vendido em postos de combustíveis, dilua com um pouco de água e use como você usava antes dessa proibição. Infelizmente no Brasil, a ANVISA foi comprada pelos laboratórios, ela só aprova transgênicos, agrotóxicos altamente venenosos, etc., mas álcool pra usar em medicamentos caseiros é proibido. Deprimente isso.
Esse povo nunca se preocupou com o “gado”, pois é assim que a elite global nos chama. Querem nos exterminar mas eu duvido que consigam!
Digo NÃO a esta resolução da ANVISA. Precisamos do álcool de cereais pra trabalhar em beneficio de outra pessoas
Alguem sabe se existe alguma chance dessa lei cair?
Que absurdo, ha dois anos tem sido quase impossivel encontrar alcool 92° para comprar! absurdo, e golpe de mercado porque o que tem de produto de limpeza inflamavel e toxico! TODOS sao toxicos!
A verdade é que deste do inicio do governo do PT varias agencias passaram a trabalhar para industrias e empresas de grande porte sob o regime de propina para o bolso do partido e seus aliados, como as que vimos todos os dias nas investigações da PF, aumentando ainda mais o que já era ruim com os chamados carteis. Nisso só o povo e que é prejudicado.
Se um dia a PF e MP for investigar esta agencia chama Anvisa assim como a tal da Anatel, vai encontrar outro iceberg de corrupção.
Acho que precisamos de 14 anos de investigação para achar os 14 de corrupção.
Precisamos desse material
Todos os produtos que ajudavam os brasileiros a se curarem foram retirados das farmácias: álcool, mercúrio, sulfa e muito mais. Foram substituídos por produtos ineficientes. A medicina brasileira quer ter o monopólio da cura, ou melhor, o monopólio da doença, pois não curam somente fazem tratamento.
ESSES FUNCIONÁRIOS DA ANVISA EM BRASÍLIA, SÃO HONESTOS, ELES EXERCITAM, SUA HONESTIDADE, NOS RESTAURANTES CAROS EM BRASÍLIA, TROCANDO AMORES AO BRASIL. USAM O CARGO PARA PROTEGER A POPULAÇÃO. ENGANA-SE QUEM PENSA AO CONTRÁRIO. ANVISA, SÓ HONESTOS. SP. 13/04/2018.
A Anvisa é um órgão que serve apenas as indústrias e as suas grandes máfias…. proíbe tudo que é natural que realmente tem eficácia na cura e tratamento de doenças…. SÃO UNS MERDAS MESMO!!!! Servem fielmente a máfia desse sistema de bosta, loucos pra controlar até o peido que a gente solta