Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • NOTÍCIAS   /
  • Anvisa proíbe venda de álcool de cereais. Como fica então a Aromaterapia e a Fitoterapia?

Anvisa proíbe venda de álcool de cereais. Como fica então a Aromaterapia e a Fitoterapia?

A ANVISA embargou recentemente a venda de álcool acima de 54º, incluindo o de 70º, conhecido como “álcool de cereais”, matéria-prima na diluição das fórmulas de Aromaterapia e Fitoterapia.

Segue abaixo matéria que está circulando na internet sobre essa medida absurda da Anvisa,que só privilegia os grandes laboratórios químicos.

Miopia da ANVISA aplica eutanásia na fitoterapia brasileira

Ignorando o embargo movido contra a RDC 46/2002, que proíbe a venda de álcool etílico com graduação superior a 54º GL ao consumidor final, a ANVISA notificou estabelecimentos que vendem este produto no Brasil a retirá-lo de suas prateleiras. Com isso, pegou muita gente de surpresa, pessoas que dependem da utilização do álcool de cereais e do assim chamado álcool 70% no seu dia a dia. A situação causou embaraços que poderiam ser facilmente solucionados. Mas, em outros casos, a resolução foi um desastre, e está sendo chamada, por alguns, de a morte silenciosa das terapias com ervas e plantas medicinais no Brasil.

É o que diz Mayra Corrêa e Castro, aromaterapeuta e professora de yoga em Curitiba/PR. Mayra, que é casada e possui dois filhos em idade escolar, usa regularmente o álcool 70% em sua residência para fazer a limpeza da maior parte dos cômodos. Ela diz: ‘Um de meus filhos tem bastante rinite alérgica. Quando fazíamos a limpeza de casa com os produtos saneantes comuns que encontramos no supermercado, ele vivia no consultório de seu otorrino. Então dei um basta em tanta química, e comecei a manipular eu mesma óleos essenciais antissépticos, misturados ao álcool 70%. É tudo muito natural, uso óleo essencial da capim-cidreira, por exemplo, que tem ação contra o fungo Aspergilus fumigatos, para limpar chão, banheiros e paredes. A rinite dele melhorou sensivelmente. Agora que não posso mais comprar o álcool, quem vai se responsabilizar pela saúde do meu filho?’

Mayra ainda acrescenta que se sente traída pela ANVISA, que seria uma agência que deveria pensar no melhor para as pessoas:

‘Me preocupa que a ANVISA esteja sendo tão míope nesta questão. Eles alegam que o álcool com graduação superior é inflamável e provoca acidentes. Mas e todos os produtos de limpeza que existem numa casa, não provocam? Além do mais, por que ela acha que tem o direito de ferir a minha liberdade de escolha e meu direito à saúde?’

A revolta de Mayra não é um caso isolado. Ela conta que participa de um grupo de estudos de terapeutas holísticos com mais de 1000 pessoas cadastradas. Nesse grupo, o impacto da notícia também foi funesto. O álcool 70% é usado por muitos profissionais para fazer assepsia de ambiente e instrumentos de trabalho. Professores de yoga, massoterapeutas, fisioterapeutas, terapeutas florais, reikianos, cinesiologistas, cuidadores home care e outros profissionais que atuam como pessoa física estão proibidos de comprarem o produto em quantidades maiores que 50 ml graças à resolução. Esses profissionais alegam que o custo de compras fracionadas não pode ser repassado ao cliente, já que trabalham com margens estreitas, e, mais importante, não podem substituir o álcool 70% por outro produto antisséptico por que as pessoas estão, na atualidade, desenvolvendo mais e mais alergias.

Mas não é só isso. Veja o caso da artesã Mara Maria, de Salto, interior de São Paulo. Parte de seu sustento vem do artesanato com aromas, onde o álcool de cereais é matéria-prima indispensável. Quando cria perfumes, aromatizadores e sabonetes com ingredientes apenas de origem vegetal, ela precisa diluir a matéria-prima aromática neste álcool. Sem ele, ela ficou imediatamente impossibilitada de continuar trabalhando. A ANVISA alega que o produto cotinuará sendo comercializado a empresas. Mas, como é o caso para muitos artesãos, também para Mara Maria é inviável deixar de atuar como pessoa física. Por causa da resolução, ela não sabe como será o futuro.

Entretanto, a repercussão mais grave, sobretudo no médio e longo prazo, é em cima do uso tradicional de ervas e plantas medicinais. O álcool de cereais é o diluente tradicional para produzir tinturas e macerações que são usadas numa infinidade de tratamentos fitoterápicos e naturais. Com o proibição de sua venda ao consumidor final, boa parte do que se faz hoje com este tipo de terapia complementar deixará de exisir. Sobre isso, Mayra é enfática:

‘A ANVISA está aplicando eutanásia na naturoterapia e fitoterapia brasileiras. Quando não pudermos mais fazer nossas próprias tinturas, teremos como única opção tomar remédios alopáticos. A estratégia da ANVISA, nos últimos anos, tem sido de proibir tudo, ao invés de ponderar. Ela proibiu o suco de aloe vera, proibiu a tintura de arnica, a tintura de própolis, por exemplo. Eles sempre alegam que não há segurança para o consumidor. Mas ela nunca pensa no malefício que está fazendo. Sobretudo, a ANVISA fere o direito que o cidadão tem de escolher sobre a qual método de tratamento de saúde ele quer se submeter. Embora as últimas proibições da ANVISA tenham sido dolorosas, sobretudo para inúmeras pessoas que se beneficiam da medicina tradicional popular, o último golpe – a RDC 46/2002 – , esse foi a mais letal: como ela não pode proibir que plantemos ervas em nossos jardins, proibiu a matéria-prima na qual as diluímos. A quem isso interessa? Certamente não é às pessoas. E com certeza é aos grandes laboratórios químicos e farmacêuticos.’

Petição para a liberação do álcool de cereais!
Assine aqui!

24 Comments

  • Agora entendi porque sumiu do mercado!
    Preciso para fazer medicamentos caseiros…e vinagre pode?

  • A ANVISA assim como vários outros órgãos do governo nunca tomam uma decisão baseada numa consulta aos que realmente entendem dos assuntos. Deixam as decisões para burocratas e políticos. As consequências serão desastrosas; seria como um político tomar as decisões sobre como operar uma torre de controle aeronáutico, será um desastre atrás do outro.

  • Diretoria da ANVISA é composta por um bando de IDIOTAS, INCOMPETENTES E CORRUPTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • A ANVISA só previne as coisas do governo que obedece as coisas de quem aboliu um dia. Diabo vem do substantivo dia e do verbo abolir. A maioria do povo não sabe que Lúcifer deu ordem a um homem chamado e Constantino para mudar a guada do sábado fazendo negócio no dia de sábado e guardando o Domingo. E a partir dessa data Lúcifer recebeu o nome de “Diabo”. E tem milhares de pessoas obedecendo ao Diabo pensando que é um Deus.

  • A nossa saúde humana tem milhares de profissionais que são sem boas decisões para o lado do bem da população. Eles só visam o interesse de vida material.
    A tendencia é piorar.

  • A nossa saúde humana tem milhares de profissionais que são sem boas decisões para o lado do bem da população. Eles só visam o interesse de vida material.
    A tendencia é piorar, se Deus não mostrar um exemplo de sua vinda às nuvens, que está muito próximo como está escrito em meu blog o endereço: pl-cido.blogspot.com/

  • Flavia Comelli on

    A venda de Álcool de Cereais está proibida pela ANVISA,
    Creio que é por isso que não é encontrado..

  • O loby da Industria farmaceutica é um dos mais poderosos do mundo. Isto é se não for o mais poderoso do mundo. Então não é necessário ser nenhum gênio para compreender tal ato da grande e “maravilhosa” ANVISA diante disto, o que se pode esperar destes órgãos reguladores deste país?

  • As pessoas precisam estar conscientes de que os governos de todo o mundo são controlados pelos grandes conglomerados industriais e seus monopólios vão muito além do que se possa ter conhecimento. Um exemplo; é a política mundial e o seu domínio global.

  • Frederico Ratte on

    Notoriamente mais uma manipulacao de corruptos desse governo PT,que tem em seus orgaos reguladores,como ANATEL,ANVISA,ANAC,etc,cabideiros desse governo que so visam restringir oque favorece a populacao mais carente,favorecendo os que ja sao poderosos…VERGONHO PARA ESTA NACAO..

  • Prejudicar a medicina popular é inimaginável. Hoje em dia quando se fala em ANVISA, IFRA etc., dá sempre p/ duvidar dos interesses que há por trás das medidas regulatórias. Infelizmente álcool é inflamável, mas acredito que deveria haver uma solução intermediária e não a proibição. Além disso essa medida não beneficia a pessoa física, e como no Brasil a burocracia inviabiliza o regularização de pequenos empreendimentos quando relacionados a cosméticos, a RDC mensionada veio para dar o golpe final nos trabalhadores autônomos. Infelizmente essa questão de regulamentação não é assim somente aqui no Brasil, o FDA por exemplo é tão duro quanto a ANVISA ou pior. Tudo que envolve poder e dinheiro leva a soluções que não levam em conta todas as partes envolvidas. Apenas gostaria de mensionar que na verdade o excesso de limpeza pode desenvolver alergias, e que os outros produtos de limpeza provavelmente não tem a mesma inflamabilidade que o álcool.

  • KÁROLY FERENC HALÁSZ on

    A ANVISA COMETE ABUSO DE PODER, E ESTÁ LESANDO OS PROFISSIONAIS QUE USAM DO ÁLCOOL PARA ASSEPSIA, PARA TERAPIAS. SERÁ NECESSÁRIO QUE SE TOME PROVIDÊNCIAS À RESPEITO, PORQUE ISSO É INACEITÁVEL, INTOLERÁVEL!!! É UM ABSURDO, QUERER PROIBIR. SE ELE GOSTA DE PROIBIR, ENTÃO PORQUE É QUE NÃO PROÍBE A CIRCULAÇÃO DA COCA-COLA QUE ALÉM DE CONTER ÁCIDO FOSFÓRICO QUE DETONA O CÁLCIO DO ORGANISMO, AINDA CONTÉM O CARAMELO IV, ALTAMENTE CANCERÍGENO, QUE FOI PROIBIDO NO ESTADOS UNIDOS, E NO BRASIL DEVE TER CORRUPTO QUE VIVE DISSO.

  • Com certeza ha infringência ao direito constitucional que precisa ser apreciada pelo judiciario, sobre a liberdade de escolha do tratamento e dos possiveis riscos ao indíviduo, sendo objeto de ponderação da presente ingerência administrativa.

  • sou a favor de deixar como estava antes, pois esse alcool ajuda a salvar vidas, quem tem matado a população é o SUS da corrupção.

  • Antonio Fernandes Teixeira on

    O que eu não entendo também é porque a Anvisa não obriga os Supermercados a manter o álcool de Limpeza doméstica fechado em armário fechado, pois as pessoas estão comprando esse álcool de limpeza para usar como antisséptico e em remédios de uso caseiro.

  • O único jeito é usar álcool combustível de veículos vendido em postos de combustíveis, dilua com um pouco de água e use como você usava antes dessa proibição. Infelizmente no Brasil, a ANVISA foi comprada pelos laboratórios, ela só aprova transgênicos, agrotóxicos altamente venenosos, etc., mas álcool pra usar em medicamentos caseiros é proibido. Deprimente isso.

  • Esse povo nunca se preocupou com o “gado”, pois é assim que a elite global nos chama. Querem nos exterminar mas eu duvido que consigam!

  • Digo NÃO a esta resolução da ANVISA. Precisamos do álcool de cereais pra trabalhar em beneficio de outra pessoas

  • Alguem sabe se existe alguma chance dessa lei cair?
    Que absurdo, ha dois anos tem sido quase impossivel encontrar alcool 92° para comprar! absurdo, e golpe de mercado porque o que tem de produto de limpeza inflamavel e toxico! TODOS sao toxicos!

  • A verdade é que deste do inicio do governo do PT varias agencias passaram a trabalhar para industrias e empresas de grande porte sob o regime de propina para o bolso do partido e seus aliados, como as que vimos todos os dias nas investigações da PF, aumentando ainda mais o que já era ruim com os chamados carteis. Nisso só o povo e que é prejudicado.
    Se um dia a PF e MP for investigar esta agencia chama Anvisa assim como a tal da Anatel, vai encontrar outro iceberg de corrupção.
    Acho que precisamos de 14 anos de investigação para achar os 14 de corrupção.

  • Precisamos desse material

  • Todos os produtos que ajudavam os brasileiros a se curarem foram retirados das farmácias: álcool, mercúrio, sulfa e muito mais. Foram substituídos por produtos ineficientes. A medicina brasileira quer ter o monopólio da cura, ou melhor, o monopólio da doença, pois não curam somente fazem tratamento.

  • ESSES FUNCIONÁRIOS DA ANVISA EM BRASÍLIA, SÃO HONESTOS, ELES EXERCITAM, SUA HONESTIDADE, NOS RESTAURANTES CAROS EM BRASÍLIA, TROCANDO AMORES AO BRASIL. USAM O CARGO PARA PROTEGER A POPULAÇÃO. ENGANA-SE QUEM PENSA AO CONTRÁRIO. ANVISA, SÓ HONESTOS. SP. 13/04/2018.

  • PAMELA PEIXOTO on

    A Anvisa é um órgão que serve apenas as indústrias e as suas grandes máfias…. proíbe tudo que é natural que realmente tem eficácia na cura e tratamento de doenças…. SÃO UNS MERDAS MESMO!!!! Servem fielmente a máfia desse sistema de bosta, loucos pra controlar até o peido que a gente solta

Leave a comment