[AGENDA PE] Site com fotografias de Liêdo Maranhão será lançado dia 26/7 com palestra do fotógrafo Josivan Rodrigues
No mês em que completaria 91 anos, Liedo Maranhão não será só relembrado, mas homenageado. O projeto Liêdo – Fotógrafo do Povo deu vida a um site que será lançado na Orbe, no próximo dia 26 de julho. Para marcar o lançamento, haverá uma palestra com o fotógrafo Josivan Rodrigues, idealizador do projeto, que contará com as participações do filho de Liêdo, Roman Maranhão, e do historiador Sandro Vasconcelos.
Realizado durante o ano de 2015, o projeto catalogou e digitalizou fotografias de Liêdo, que tornou-se respeitado internacionalmente enquanto pesquisador da cultura popular. Mesmo não se reconhecendo como fotógrafo, produziu cerca de 2.0000 imagens clicadas durante toda a década de 1970.
As fotografias integram o acervo do “Escriba do povo” reunido na Casa da Memória Popular que, agora, estará disponível ao público através do site. “Podemos conhecer, aqui, um significativo recorte deste acervo, além de informações sobre a coleção de fotografias e o trabalho de salvaguarda desenvolvido a partir dos documentos para consulta disponibilizados”, conta Josivan.
A ampla maioria das imagens foi captada em preto e branco e serviu como suporte para as pesquisas de Liêdo em torno da cultura popular. São fotos que retratam a figura humana do povo e apresentam um retrato social e cultural da gente do Nordeste. Principalmente, da gente que habitava a Praça Dom Vital, localizada ao lado do Mercado de São José, no bairro onde o pesquisador nasceu, se criou e elegeu como lugar para ser o seu laboratório, seu campo de pesquisa.
O projeto Liêdo – Fotógrafo do Povo foi desenvolvido durante o ano de 2015 e realizado com o incentivo do Funcultura, vinculado ao Governo do Estado de Pernambuco.
O resultado do trabalho estará disponível ao público no website www.liedomaranhao.com a partir de uma seleção de imagens, textos, relatório da pesquisa e índices da catalogação para consulta e download. Além disso, o trabalho de conclusão do curso de História realizado por Roman Maranhão sobre o legado de Liêdo também estará disponível para download.
Liêdo Maranhão nasceu no bairro de São José, no Recife, em 1925. No entorno da Praça Dom Vital, a Praça do Mercado de São José, o “moleque”, como ele dizia, cresceu e se apaixonou pela cultura do povo. Nos anos 1960, viajou para a Europa para realizar o sonho de conhecer Paris. Conseguiu uma bolsa de estudos para aprimorar seus conhecimentos em odontologia mas abandonou o curso para perambular pelo velho continente. Durante três anos conheceu onze países e diversas culturas, viajando de carona, lavando pratos e descarregando caminhões. Na Espanha, na cidade de Granada, entrou em contato com o trabalho do escritor Washington Irving, que traria uma influência decisiva no seu trabalho como pesquisador.
Odontólogo de formação, Liêdo Maranhão fechou seu consultório e abandonou a carreira profissional para se dedicar ao ofício que o tornou uma autoridade internacionalmente respeitada como pesquisador da cultura popular. Também dedicou a sua atenção à música, à escultura, à fotografia, ao cinema, escreveu sobre modas e modos, gastronomia, cordel, entre outros assuntos, de forma insaciável. Vai buscar na Praça do Mercado a matéria-prima do seu trabalho: a gente popular do nordeste.
Lançamento do site do projeto “Liêdo – Fotógrafo do Povo”
Quando? 26/07, às 19h
Onde? Orbe – Av. Dantas Barreto, EDF. Pernambuco 324, 8º andar