Fique por dentro das novidades do Flores no Ar!

Arquivos

Flores no Ar Logotipo do Portal Flores no Ar

  • Home  /
  • AGENDA   /
  • [AGENDA PE] Roda de Diálogos sobre ‘Psicologia, Raça e Ancestralidade’ com Carol Freire e Jesus Moura dia 16/08 no Espaço Gerar

[AGENDA PE] Roda de Diálogos sobre ‘Psicologia, Raça e Ancestralidade’ com Carol Freire e Jesus Moura dia 16/08 no Espaço Gerar

 


O Espaço Gerar, no Recife, promove na manhã do dia 16/08 uma roda de diálogo com as psicólogas Carol Freire e Jesus Moura, profissionais referências em psicologia antirracista. O encontro – com o tema ‘Psicologia, Raça e Ancestralidade: Cuidado em Saúde Mental na Interseção do Racismo e da Resistência’ – é voltado para psicólogues, estudantes e profissionais comprometides com uma prática que une rigor técnico, justiça racial e reparação histórica. A roda também acontece em comemoração ao Dia de Psicólogue, celebrado nacionalmente em 27/08. A entrada é gratuita!

De acordo com Patrícia Mello, uma das gestoras do Espaço Gerar, a intersecção entre raça, saúde mental e ancestralidade configura-se como um campo urgente de reflexão e intervenção para a Psicologia contemporânea, demandando abordagens que contemplem as especificidades da população negra no contexto das opressões estruturais. Apesar das diretrizes nacionais – através da Resolução nº 18/2022 do Conselho Federal de Psicologia – determinarem a inclusão de raça nas análises psicológicas, a Psicologia tradicional falha ao ignorar como o racismo estrutura sofrimentos psíquicos específicos em pessoas negras.

“Estudos – como os do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon e da psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira Neusa Santos Souza – mostram como a violência racial gera adoecimentos e não se configura como um fator secundário, mas um elemento estruturante de sofrimentos psíquicos, manifestando-se em: sintomas de estresse crônico, como ansiedade social; depressão; processos identitários fragilizados pela internalização de estereótipos; síndrome de impostor racializado; estresse de opressão; como também o medo constante de violência. É um trauma contínuo, não ‘paranoia’, advindo muitas vezes da hipervigilância de corpos negros em espaços brancos, entre outros. Diante disso, a Psicologia tem o dever ético de desnaturalizar essas violências e propor estratégias de cuidado contextualizadas.”

Patrícia enfatiza que a roda de diálogo que acontecerá no Espaço Gerar visa fortalecer o compromisso da Psicologia com a equidade racial, propondo um paradigma de saúde mental que una rigor científico, justiça epistêmica e reparação histórica, no intuito de construir uma clínica antirracista. Segundo ela, a clínica psicológica não pode ser neutra diante do racismo, pois ao se ignorar como a violência racial estrutura o sofrimento psíquico, os danos são reproduzidos. “É preciso ir além do modelo tradicional. A saúde mental da população negra exige um olhar interseccional e descolonizado. Se a Psicologia é ciência e profissão comprometida com a dignidade humana, seu lugar é na linha de frente no enfrentamento ao racismo.”

SOBRE AS CONVIDADAS
Ana Carolina Freire Lopes é psicóloga, redutora de Danos, coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra de Pernambuco, conselheira Efetiva do XVII Plenário do CRP02, conselheira Efetiva do COEPIR e conselheira no Comitê de Equidade no trabalho. É candidata à conselheira do Conselho Federal de Psicologia pelo movimento Confluências.

Jesus Moura (CRP – 02/4617) é mestra em Psicologia (abrangência social) pela UFPE, especialista em Psicologia Clínica de Abordagem Analítica/UNICAP e Especialista em Clínica – CFP. Há 40 anos atua na Clínica como psicoterapeuta e há 28 anos na docência em Cursos de Psicologia; atualmente na UniFAFIRE. Todos os 28 anos ensinando Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, bem como em Psicologia Social, Ética e Direitos Humanos. Ao longo da profissão militou na área dos direitos humanos e nas questões que envolvem as relações raciais e construção das identidades negras e saúde mental de mulheres negras. É fundadora e integrante da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) – Anpsinep. É candidata a presidenta do Conselho Regional de Psicologia/PE (CRP-PE) nas próximas eleições pela Chapa ‘Confluências de Pernambuco’.

SERVIÇO
* Roda de Diálogo com Jesus Moura e Carol Freire sobre o tema: ‘Psicologia, Raça e Ancestralidade: Cuidado em Saúde Mental na Interseção do Racismo e da Resistência’ *
Data: 16/08/2025 (Sábado)
Hora: 10h às 12h
Local:  Espaço Gerar – Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar: Rua Luiz Guimarães, 253, Poço da Panela, Recife/PE.
(Mapa com a localização: https://maps.app.goo.gl/kZCHrg1TKRm8Qhmv9)

CONTATO
Espaço Gerar:(81) 99760.6383 (WhatsApp)

Leave a comment