[AGENDA PE] “O que eu preciso aprender com Exu e Ori?” Estudo dirigido com Marconi Bispo, dia 25/03, no Espaço Gerar
No dia 25/03 acontece no Espaço Gerar, no Recife, o quinto Estudo Dirigido conduzido pelo Bàbá Marconi Bispo, desta vez com o tema: “O que eu preciso aprender com Exu e Ori?”. O encontro acontece das 18h às 21h e é voltado a todas as pessoas interessadas no assunto.
“Descobri Òrìṣà Orí, em sua importância e complexidade, tardiamente. Já contava com duas décadas dentro do Candomblé e vinha de uma Tradição onde seu (sua) Òrìṣà atribuído(a) nas iniciações e Òrìṣà Orí eram tratados como sinônimos. Difícil, porém, foi encontrar um ambiente onde tantas dúvidas pudessem desaguar sem medo; e que houvesse realmente tempo para tê-las. Tempo. Para olharmos pra elas, ouvi-las, senti-las percorrer nosso corpo… Contemplá-las! Desta vez estamos indo para o quinto encontro, e as compreensões em torno do Òrìṣà Orí serão alinhavadas a partir de Èṣù e suas múltiplas esferas. Compreensão cruzada. Encruzilhadas. Lancei uma necessidade — Èṣù e Orí olhados juntos — e espero que, coletivamente, repousemos em algum lugar. Levo um mito, levo um estímulo, levo um poema, levo algo de minha trajetória e acolhemos o que as pessoas têm: de sabedoria, de dúvidas, de caminhadas, de descobertas, certezas encobertas. É uma roda, com muitas comidinhas gostosinhas, porque a gente gosta mesmo é de comer e conversar. A gente espera que as noções de Orí e Èṣù dancem em espiral. Bússola [Orí] e Caminhos [Èṣù] que Um e Outro é. Te aguardamos lá! Pra girar!”, convida Marconi Bispo.
De acordo com Marconi, que vem empreendendo os Estudos Dirigidos junto ao Espaço Gerar desde o ano passado, “os encontros têm sido uma tentativa de contemplação, registro e aprofundamento das dúvidas que nos acometem quando do encontro com as epistemologias de Òrìṣà e outros saberes africanos e indígenas. A gente se encontra para perguntar e talvez responder.”
SERVIÇO
* O QUE EU PRECISO APRENDER COM EXÚ E ORÍ? UM ESTUDO CRUZADO – Estudo Dirigido nº 5, com Bàbá Marconi Bispo. *
Data: 25/03/2025 [terça-feira]
Hora: 18h às 21h
Local: Gerar – Psicologia, Arteterapia e Bem-Estar- Rua Luiz Guimarães, 253 – Poço da Panela, Recife-PE
Investimento: R$ 110,00
INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: marconibispo77@gmail.com
Instagram: @marconi.bispo
WhatsApp: (81) 99760-6383 (Espaço Gerar)