[AGENDA PE] Lançamento do livro ‘voar é a ordem’ de Maju Cavalcanti nesta quinta na Casa Astral
A poeta Maju Cavalcanti lança na próxima quinta-feira (07/12) o livro ‘voar é a ordem’ (Editora Patuá). O evento acontece às 19h, na Casa Astral, no Recife, com entrada gratuita.
O lançamento contará com performance poética da autora e artistas convidados, incluindo dança, música, poesia falada e improvisação, numa preparação cênica de Isabela Severi. Está confirmada a participação de: carlos gomes oliveira, Nathalia Queiroz, Priscila Avelin, Nathalia Tenorio, Lua, Alefe Passarin, Marina Mar, Larissa Veloso, Guida Gomes, além de Betania Cavalcanti (mãe da autora) e de Hugo Cavalcanti (irmão de Maju).
Na ocasião o livro estará à venda, além também de alguns produtos especiais, entre eles a camisa bordada ‘bicho selvagem à solta’.
A publicação conta com 62 poemas, divididos em cinco partes: “me visto de sol”, “anatomia do voo”, “parida pelo horizonte”, “histórias de carne e osso” e “entre frestas sonhos”. Segundo Maju Cavalcanti, os poemas de ‘voar é a ordem’ foram selecionados a partir do longos diálogos com o também poeta carlos gomes oliveira. “A partir da repetição deste exercício, o livro gradualmente foi se revelando. O título nasceu a partir de um conjunto de poemas com versos fragmentados que traziam a simbologia do voo como um estado vívido de entregar-se ao que se é, e ‘desordenar’ as lógicas impostas sobre o bater de asas de cada corpo. Essa temática se mostrou central, tendo em vista que foi nesse processo de desordenar a minha forma de escrever que os poemas do livro surgiram”.
O livro traz poemas que surgiram de um profundo processo de encontro com a sua própria voz poética, a partir, principalmente, da escrita de fluxo e da combinação entre “escrever e dançar, escrever e escutar, escrever e cantar”. Cada poema tem uma forma própria de se espalhar pela página em branco. A diagramação é como um poema à parte, dando forma à palavra que quer se mostrar viva. A página é tida como terra ora fertilizada por ‘palavras-sementes’, ora devastada por ‘palavras-vendavais’. “Há poemas que viraram canções, canções que viraram poemas e poemas que dialogam com a performatividade da linguagem oral. A liberdade de voar por dentro de si e expandir as fronteiras do território-corpo, quase como colocar espelhos dentro da carne e do osso, a fim de escavar novos ângulos corpoiéticos”, conta Maju.
‘voar é a ordem’ já está em pré-venda no site da editora Patuá.
SOBRE A AUTORA
Maju Cavalcanti é artista e pesquisadora do corpo, cuja expressividade se manifesta a partir do diálogo entre diferentes linguagens, especialmente a poesia, a dança, a música e o canto. É professora de Educação Física da rede pública de Pernambuco e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Idealizadora do espetáculo “na boca muitos nomes”, realizado com o artista Oliveira, projeto que tece diálogo entre voz, corpo, ritmo e som, indo para além da “leitura em voz alta” de poesia, mas propondo arranjos vocais entre os poetas, ora explorando timbres, tonalidades, ora trazendo também melodias e cadências incorporadas pelo uso do violão.
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘voar é a ordem’, de Maju Cavalcanti (poesia, 108p. Editora Patuá, 2023).
Data: 7 de dezembro de 2023
Hora: 19h
Local: Casa Astral – Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 – Poço da Panela, Recife/PE
Preço do livro: R$ 50,00
Entrada gratuita!